Ernesto K. Menslin
A Ressurreição dos mortos é um mistério e poucos acreditam nela, porque ninguém viu alguém ressuscitar. Por isso as religiões cristãs evitam pregar sobre ela. Mas ela existe. E será o acontecimento mais glorioso que já aconteceu entre os homens.
Em ICor15:19 Paulo aconselha a todos os cristãos que depositem toda a sua esperança na ressurreição dos mortos, porque a vida cristã não tem sentido se não houver uma ressurreição. Ele diz: Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.
Isto é uma grande verdade. Infelizmente o mundo cristão de hoje não pensa assim. Nos púlpitos das grandes igrejas não se ouvem mais sermões sobre esse tão importante tema. O tom das mensagens de hoje são promessas de riquezas, aqui e agora, como se Deus fosse um empresário de uma multinacional sempre pronto para o toma lá e da cá.
Nós temos um Pai de amor, sempre pronto para ajudar, proteger e abençoar aos que o buscam. Mas não é por esse caminho que Deus conduz a sua igreja. Não devemos colocar o coração nas riquezas terrenas, mas sim, nas eternas que permanecem.
Desde os nossos primeiros pais, quando o pecado começou e gerou a morte, até hoje, todos morrem em Adão ( tu és pó e ao pó tornarás). A doutrina dos mortos não é uma mensagem nova, é tão antiga quanto a própria humanidade, mas ninguém se conforma com ela.
Satanás que é conhecedor da estrutura humana e sabedor do pavor que todos sentem em relação a morte, proveu uma serie de doutrinas falsas para confundir todos os que esperam por uma vida após-morte. Há milhares de religiões pagãs que ensinam a reencarnação, e com muito sucesso, até muitos cristãos aceitam-na como única solução para o problema da morte.
COMO PODEMOS ALCANÇAR A VIDA ETERNA?
Jesus enfatizou bem o mistério da vida após a morte em João 5:28-29 diz; Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.
Analisemos os vários aspectos da mensagem: Jesus falou sobre os mortos, todos. Os bons e os maus estão juntos nas sepulturas. Ninguém foi ao inferno, nem ao paraíso, ninguém recebeu ainda a sua recompensa. Desde Adão até Jesus já se havia passado 4 mil anos, de gente nascendo e morrendo, mas, Ele diz, virá o dia. Este dia, de os mortos subirem ao céu ainda não havia chegado. Normalmente ouvimos lideres de igrejas cristãs pregarem em funerais, dizendo: Amados irmãos e parentes do falecido, não vos entristeçais em demasia pela morte do irmão, porque a esta hora ele já se encontra junto com Jesus, bem juntinho de Deus, e ele se entristece quando vê as vossas lagrimas etc. Esta doutrina não é cristã, mas é espírita pagã. Que ensina a reencarnação. Se o corpo do falecido ainda se acha presente é prova que ainda não foi ressuscitado, e sem ressurreição não existe vida. Essa crença é contrario ao que Cristo ensinou.
A doutrina da ressurreição já era conhecida no antigo testamento exemplo: Jô 19: 25-27 diz: Porque eu sei que o meu redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, ainda em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros, o verão etc.
O salmista Davi exclamou eufórico quando olhou para a sepultura, dizendo: Quanto a mim contemplarei a tua face na justiça; satisfar-me-ei da tua semelhança quando acordar. Salmos 17:20. Ele estava certo de que iria dormir na sepultura. Portanto, estaria inconsciente até acordar no dia da ressurreição.
Isaias “inspirado exclamou” Os teus mortos viverão os teus mortos ressuscitarão; despertai e exultem os que habitais no pó, porque o teu orvalho será como o orvalho das ervas, e a terra lançará de si os mortos.
Daniel 12: 2 diz: E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna e outros para vergonha e desprezo eterno. Daniel também apresenta os mortos em estado de “sono”. Se estiverem dormindo, estão inconscientes.
A BASE DA DOUTRINA DO NOVO TESTAMENTO É, A RESSURREIÇÃO POR OCASIÃO DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO
Em João 11 nos fala a respeito da morte de Lázaro. Jesus recebeu um recado que Lázaro havia morrido, no verso 11 Jesus disse que Lázaro se achava dormindo e que Ele iria desperta-lo do sono. No verso 12 Os discípulos disseram; Senhor, se dorme, estará salvo. Verso 14 Jesus disse-lhes claramente; Lázaro está morto.
Depois de quatro dias Jesus e seus discípulos chegaram a Betania, ao local onde Marta e Maria moravam com Lázaro, seu irmão. Quando Jesus se aproximou da aldeia, Marta foi ao encontro de Jesus, e vejamos o que ela diz; versos 21ª 25. Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Mas também agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá. Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar. Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do ultimo dia. Disse-lhe Jesus: Eu Sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto viverá.
Analisemos este acontecido: Primeiramente, Jesus disse que a morte era um sono e que Ele tinha poder para fazê-lo reviver através da ressurreição. A Marta já conhecia a doutrina da ressurreição e cria nela, sabia que todos os mortos no ultimo dia irão ressuscitar. Quando é o ultimo dia? Será por ocasião da segunda vinda de Jesus. Com Lázaro foi um caso especial. Jesus fez questão de esperar até ele morrer, para depois ir e realizar diante de todos os presentes o milagre da ressurreição. Jesus disse: Lázaro; saí, para fora.
Jesus chamou o homem Lázaro, que saísse da sepultura. Portanto nenhum espírito ou alma fora invocado por Ele. Quem devia sair estava ali no sepulcro. Neste milagre havia uma diferença; Lázaro não ressuscitou em uma vida imortal, mas a vida que possuía antes, porque ele continuou convivendo com seus familiares. Em João 12: 10 diz que os principais dos sacerdotes queriam matá-lo, porque a sua ressurreição era um testemunho muito forte contra eles.
Jesus ressuscitou também a filha de Jairo, Marcos 5:21. Também o filho da viúva da Naim, Lucas 7:11. Esses milagres foram realizados para que o povo cresse em Jesus e o reconhecessem como o filho de Deus.
Os Judeus pregavam a ressurreição, mas, como nos dias de hoje, poucos ainda crêem que algum dia possa haver a ressurreição. A religião judaica do tempo de Jesus era dividida em facções, assim como os cristãos em nossos dias. Os Saduceus não criam na ressurreição, mas, conviviam com todas as regalias e direitos da dos Fariseus no templo de Jerusalém. Hoje os espíritas convivem também com as religiões cristãs, e o pior é que transmitem doutrinas que não são bíblicas. A reencarnação e o ensinamento sobre os espíritos foram introduzidos nas fileiras evangélicas de tal maneira que os cristãos sinceros precisam estudar muito a bíblia sagrada e orar muito á Deus para não serem enredados nas malhas antibíblicas.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE AS VARIAS CRENÇAS
Todas as doutrinas pagãs ensinam e crêem que dentro do homem existe um ser espiritual que convive e atua no corpo até este não ter mais condições de sobrevivência. Depois da morte deste, o ser “espírito” sai pelo espaço, a procura de outro corpo ( ainda sem vida) para reencarnar e habitar nele. Isto ele faz muitas vezes até ele se aperfeiçoar e ter condições de viver em uma esfera de luz, que é a morada dos espíritos iluminados. ( Crença espírita) que não tem nada de verdade. É um engodo que Satanás inventou para confirmar a sua primeira mentira que ele aplicou a Eva, quando disse que ela podia comer o fruto da ciência do bem e do mal, e que não iria morrer, mas seria semelhante a Deus.
Reencarnação – encarnação--arrebatamento invisível etc. São nomes aplicados a vários sistemas de vida após a morte. (São crenças cristãs que não são bíblicas).
Reencarnação: é o sistema espírita acima descrito (que não é bíblico). Ensina que o espírito desencarna e reencarna por várias vezes.
Muitas religiões cristãs também crêem que possuem o espírito ou alma e quando o homem morre o espírito vai imediatamente ao céu e ali fica até o dia que Deus resolve transferi-los para a terra. Então Deus ressuscita os homens novamente. Mas ninguém explica como o espírito torna a receber seu corpo.
Se os espíritos têm vida própria sem o corpo, então não existe a morte, e a futura ressurreição é uma reencarnação, e não é uma nova vida, o contrario, continuação da vida do espírito em um outro sistema. Isto não é bíblico. Jesus enfatizou a morte do ser (homem) completo, quando disse que estavam mortos na sepultura.
Quando Deus falou a Adão: Tu és pó e ao pó tornarás; ele disse ao corpo vivo, que voltaria ao pó, mas, não mencionou a continuidade da vida do espírito, porque o espírito do homem (fôlego) não tem vida própria sem o corpo. Este assunto vamos estudar em outro estudo.
Encarnação: A verdadeira encarnação é bíblica. Devemos ser cautelosos para não confundir a encarnação com a reencarnação. Os humanos necessitam de duas pessoas de sexo oposto para gerarem. Em Mateus 1: 18, diz que Maria se achava grávida por obra do Espírito Santo. No verso 20 diz que, o que nela está gerado é do Espírito Santo. Nós humanos nunca podemos entender o mistério da concepção. Uma coisa é certa. Jesus não se serviu como uma embalagem do corpo de Maria para nascer como humano. Ele participou da carne e do sangue de Maria. Portanto a expressão; Se fez carne é correta.
É perigoso alguém seguir a doutrina espírita pensando que o espírito de Jesus viveu independente e temporariamente no corpo de Maria. Ele participou da carne dela.
Nós humanos fomos criados do pó da terra. Para Jesus nos salvar, foi preciso se identificar conosco, tomando a natureza humana. Sendo Ele gerado pelo Espírito Santo em uma mulher humana, por isso é chamado de “filho do homem”. Tendo as duas naturezas, carnal (humana) e espiritual (divina). Esta é a encarnação. Com dupla natureza. Ele veio redimir o homem, que estava condenado a morte. O sacrifício de Jesus com um corpo humano nos trouxe nova esperança. Jesus, embora tendo as duas naturezas, em momento nenhum, fez uso da natureza divina para nos redimir.
Filipenses 2:6-8 diz: Pois Ele subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus, antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e reconhecido em figura humana, a Si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz.
Jesus, quando aqui viveu fez muitos milagres, mas todas as curas feitas por Ele pedira poder do céu. No silencio da noite ia direto a Deus. Através de suas orações. Seu relacionamento com Deus revestia o humano com poderes divinos para realizar as curas e milagres do dia seguinte.
Milagres semelhantes nós podemos realizar, se tão somente tivéssemos o mesmo relacionamento com Deus. Na oração intercessora em João 17:1-5 Jesus diz:
“Pai, é chegada a hora, glorifica a teu filho, para que o teu filho glorifique a ti, assim como lhe conferiste autoridade sobre toda a carne a fim de que ele conceda a vida eterna a todos os que lhe destes.
“E a vida eterna é esta, que Te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo a quem enviastes”. “Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiastes fazer, e agora me glorifica ó Pai, contigo mesmo, com a glória que tive, junto de Ti, antes que houvesse mundo”. A glória que Jesus possuía antes de vir se tornar humano Ele deixou no céu. Por isso Ele disse ao Pai. Pai glorifica-me com a gloria que eu tive junto de ti, etc.
Após Sua morte. Não foi o espírito que vivificou o corpo de Jesus, mas o mesmo Jesus em corpo ressuscitou, porém glorificado. Ele acendeu ao céu com as duas naturezas, a divina e a humana glorificada.
Há doutrinas que ensinam que Jesus foi ao céu com a natureza de antes de se tornar carne. Isto é; em espírito. Tendo seu corpo se desintegrado na sepultura. Isso não é verdade. O próprio Jesus contesta esta doutrina. Diz em Lucas 24: 36-46, veja:
Falavam ainda essas coisas, quando Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: Paz seja convosco. Eles, porém, surpresos e atemorizados, acreditavam estar vendo algum espírito. Mas Ele lhes disse: Por que estais perturbados? E porque sobem duvidas ao vosso coração? Vede as Minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-Me e verificai, porque um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.
Dizendo isto, mostrou-lhe as mãos e os pés. E por não acreditarem ainda, por causa da alegria, e estando admirados, Jesus lhes disse: Tendes aqui alguma coisa que comer? Então lhes apresentaram um pedaço de peixe assado, e um favo de mel. E Ele comeu na presença deles. Há os que afirmam que Jesus se materializou para convencer os discípulos que era ele mesmo. Jesus nunca faltou com a verdade, jamais iria mentir para enganar os que ali estavam. Até este momento os discípulos não conheciam o mistério da ressurreição.
Hoje há milhões de cristãos que não crêem na ressurreição porque desconhecem o processo desse poder. A nós humanos compete crer e não querer penetrar nos mistérios divinos. Milagre não tem lógica, por isso são milagres. Nós somos salvos pela fé. Repito e sem medo de errar, Jesus nasceu carne, morreu e ressuscitou, tendo seu próprio corpo humano glorificado, com todos os poderes divinos que possuía antes de se tornar carne.
Mateus 28:18 diz: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Quem o acordou do sono da morte foi o próprio Pai, que enviou Seu anjo para o despertar. Deus devolveu-lhe a vida com a plenitude divina de antes.
Sempre é bom repetir; A encarnação de Jesus para nós é um mistério que se chama amor. Ele fez tudo por nós porque nos ama. Nunca mais Ele voltará a viver em Seu primeiro estagio físico no céu, nunca mais será espírito, por toda a eternidade trará os sinais dos cravos em suas mãos e em seus pés. Os remidos verão eternamente estes sinais do grande sacrifício de amor feito por nós.
Qual a diferença entre a ressurreição de Jesus e a dos homens?
Em ICor.15 nos esclarece bem o mistério da salvação. O que nos chama a atenção são alguns versos, a começar, verso 22-24 diz: Porque assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem; Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda. Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo império, e toda potestade e força.
Paulo nos diz que, todos em Cristo. Não haverá duas ou mais etapas para os santos serem salvos. Todos os remidos serão ressuscitados e transformados por ocasião da Sua vinda.
O verso 35-36 diz: Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpos virão? Insensato! O que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer.
38 diz: Mas Deus dá-lhe o corpo como quer e a cada semente o seu próprio corpo.
40 diz: E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a gloria dos celestes e a outra dos terrestres.
42 diz: Assim também a ressurreição dos mortos, semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção.
44 diz: Semeia-se corpo animal, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo animal, há também corpo espiritual.
Em todas essas passagens nos apresentam os remidos com corpos, primeiramente com nosso corpo natural. Depois com corpo glorificado. Isto é; um corpo espiritual, não mais sujeito a morte, sem defeitos e com mais poderes de ação. Através da mente faremos coisas que hoje não conseguimos fazer. Mas nunca seremos anjos, que são espíritos, que não tem carne nem ossos.
Permita-me que eu repita as passagens de Lucas 24: 36-40 Palavras de Jesus: E falando eles destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco. E eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito. E Ele lhes disse: porque estais perturbados, e porque sobem tais pensamentos aos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. E, dizendo isto, mostrou-lhe as mãos e os pés. É muito importante ler o restante do capitulo.
Os discípulos se achavam escondidos com as portas fechadas de medo dos judeus. De repente viram Jesus ao lado deles. Mas como ele entrou? Mesmo com seu corpo ele conseguiu passar, ou pela porta fechada, ou através das paredes, não o sabemos, mas ele entrou. Os nossos poderes após a ressurreição certamente serão inferiores aos de Jesus, mas é certo que teremos poderes os quais hoje não conhecemos.
Materialização: É comum entre espíritas, porém, também é bíblico. Todos os anjos maus, ou anjos bons são espíritos. Hebreus 1:14 Paulo apresenta os bons como espíritos administradores que Deus enviou para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação.
O próprio Deus possui um corpo espiritual. João 4: 23-24. Naturalmente há diferença entre o corpo espiritual de Deus com o dos anjos. Todos podem se materializar. Isto é; tomar a forma de corpos humanos.
Na bíblia encontramos ocasiões em que os anjos se materializaram. Em Hebreus 13:2 diz,”Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela, não o sabendo, hospedaram anjos”.
No livro de Daniel 3: 24-28 fala sobre os três hebreus que foram lançado na fornalha de fogo, de repente apareceu um quarto que Nabucodonozor reconheceu como um anjo de Deus. Poderíamos apresentar muitos mais, mas é o suficiente.
Os anjos maus também podem se materializar, eles normalmente aparecem como entes falecidos para confundir os viventes, procuram os convencer que o falecido vive. A bíblia normalmente diferencia as duas castas de anjos. Para os bons, ela os apresenta como anjos, e os maus, os chama de espíritos malignos. A bíblia é bem clara que a materialização não são pessoas que já morreram e ressuscitaram. Nem o espírito de alguém que tenha morrido e vem atormentar os vivos. Eles não tem nada a ver com a morte. São seres vivos que vivem em outra dimensão e eles não tem nada com nosso sistema de vida.
Eu recebi de fontes espíritas uma confissão relatada por eles que não deixa de ter um fundo de verdade. Diziam que os espíritos com os quais eles, (os espíritas) se relacionam, são anjos que no passado se revoltaram contra a divindade no céu, juntamente com seu chefe Lúcifer.
Depois de serem expulsos do céu, uma grande parte desses anjos reconheceram que foram enganados pelo seu Líder Lúcifer, que era o mais importante entre os anjos. Os arrependidos do passo errado que deram, depois se separaram dos outros rebeldes e procuram ajudar da melhor maneira os humanos aqui na terra, para ver se de alguma maneira Deus possa se apiedar deles e os dêem outra oportunidade. Dizem que esta é a razão que há os espíritos que só fazem o mal, e outros que fazem o bem. Se é exatamente assim como dizem, não o sabemos. E si Deus os vai perdoar, Não cabe a nós julgar. Deixemos este problema nas mãos do Juiz supremo. Arrependidos ou não, porque nos relacionar com anjos caídos que já foram expulsos do céu e não tem poder nenhum para nos salvar?
Outra crença muito difundida entre os evangélicos é o arrebatamento invisível. (ou secreto) Jesus disse: Quando o filho do homem vier porventura achará fé na terra? É isso que estamos vendo em nossos dias. Os homens acham impossível alguém que tenha morrido há milhares de anos, ainda possa sair da terra e viver novamente. Por isso inventaram uma maneira de substituir a ressurreição por um arrebatamento invisível. Assim, pelo menos não negam o fim do mundo há tanto anunciado, e acham que é mais razoável aceitar essa doutrina como verdade sem bater frontalmente contra a ressurreição.
O mesmo já aconteceu no passado, no tempo do dilúvio. Quando Noé pregou aos homens da época, que Deus estava para destruir o mundo com um dilúvio de águas, os homens não acreditaram porque até então não havia chovido sobre a terra, somente uma neblina durante a noite cobria a terra e umedecia o suficiente para as plantas crescerem.
Quando se cumpriu os cento e vinte anos da profecia as águas chegaram, e morreram todos. Assim acontecerá também com a ressurreição. Quando chegar o tempo de Jesus dar um fim a este mundo todos se decepcionarão.
Haverá o grande arrebatamento por ocasião da volta de Jesus, mas ele não será invisível. Porque a vinda de Jesus também será visível. Vamos confirmar com passagens da Bíblia: Apocalipse 1:7 diz, Eis que vem com as nuvens e todo o olho verá, até os mesmos que o traspassaram; E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Há vários pontos que nos chama a atenção. Aqui há dois acontecimentos. Jesus vem em glória com todos os anjos e é visto por todos inclusive por aqueles que o condenaram. (Que estão mortos) Isto quer dizer que, a ressurreição e a vinda, acontecerá ao mesmo tempo. (Simultâneo) Também será visto pelos ímpios, porque eles se lamentarão sobre a vinda. É um acontecimento glorioso e não secreto.
Em apocalipse 6: 14-17 confirma a passagem anterior. E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares. E os reis da terra e os grandes, e os ricos e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas; E diziam aos montes e aos rochedos: Cai sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; Porque é vindo o grande dia da Sua ira; E quem poderá subsistir?
Jesus, em Mateus 24: 30-31 Confirmou com todas as letras que a Sua vinda será gloriosa e visível. Dizendo: Então aparecerá no céu o sinal do filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o filho do homem vindo sobre as nuvens do céu com poder e grande glória. E Ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma á outra extremidade dos céus.
Muitos cristãos procuram fugir dessa grande verdade bíblica. Ensinam que esse evento será visto pelos olhos da fé.
Os ímpios também verão Jesus voltar e eles não possuem fé. Também alegam que os anjos irão arrebatar somente aqueles cristãos que se acharem vivos nessa ocasião.
Para não deixar duvidas, vamos comparar as palavras de Jesus com as de Paulo em I Tessalonicenses 4:13-17 diz: Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os demais, que não tem esperança. Porque se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com Ele. Dizemo-vos, pois isto, pela palavra do Senhor; que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de Arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
Paulo diz: Todos, portanto, desde Abel até o ultimo ainda por morrer, todos os que morreram em Cristo, e todos os santos vivos ( que ainda não morreram) serão transformados num abrir e fechar de olhos estarão neste arrebatamento visto por todos os ímpios. E não há no céu, nem em lugar algum, espíritos humanos esperando por eles.
Em II Timoteo 4:8, Paulo fala de si, que estará entre os que serão arrebatados na segunda vinda. Diz ele; Desde agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor justo Juiz me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos que amarem a Sua vinda.
Vamos repetir para ficar bem gravado na memória: Jesus disse que enviaria seus anjos á Sua frente para ressuscitar os que morreram em Cristo. Depois Paulo confirmou, os anjos viriam e não levariam somente os vivos sem os mortos ressuscitados, mas, primeiro iriam ressuscitar os que morreram em Cristo, para depois arrebatá-los juntamente com os vivos. E vão se encontrar com Jesus nos ares, para depois, toda a comitiva seguir rumo ao céu. João 14:1-3.
Se pensarmos como homens neste maravilhoso evento, achamos impossível acontecer. Mas, é a palavra. Devemos aceita-la como foi legado á nós. Em Romanos 1: 17 diz. Porque nele se descobre a “justiça” de Deus de fé em fé, como está escrito; Mas o justo viverá da fé.
QUAL A BASE DO ARREBATAMENTO INVISIVEL?
Poucos cristãos aceitam um dialogo sobre o assunto do arrebatamento invisível, porque não tem base bíblica. Os que assim crêem se baseiam em Mateus 24: 27 diz; Porque assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente. Assim será também a vinda do filho do homem. Eles dizem que Jesus vem rápido como um relâmpago e arrebata os escolhidos sem que os outros o percebam.
Jesus se referiu á luz que emana do relâmpago, que ilumina e se mostra por onde passa.
O novo testamento está repleto de provas da ressurreição, é bom estarmos atentos para não nos deixar confundir com argumentos que não são bíblicos.
Já passados aproximadamente 40 anos eu adquiri de um irmão pentecostal um disco que falava sobre o arrebatamento invisível. O titulo do disco era A ULTIMA TROMBETA. Neste disco apresentou várias pessoas que foram arrebatadas. Um avião que transportava passageiros, de repente o piloto desapareceu, o avião ficou sem piloto. Não diz o que aconteceu com o avião. Outro desaparecimento aconteceu com um trabalhador de uma fabrica de cerveja, que simplesmente desapareceu. Outro bebê que se achava no carrinho conduzido por sua mãe também desapareceu. Houve vários desaparecimentos naquele dia. Isto aconteceu por ocasião do fervor da guerra na Coréia porque mencionou os movimentos da guerra, vários desapareceram diante dos companheiros na batalha.
Os habitantes das cidades procuraram os pastores de suas igrejas para que se manifestassem sobre o acontecido, todos se reuniram em suas igrejas orando e chorando. O Pastor em desespero dizia; Tarde demais, o arrebatamento aconteceu e nós ficamos porque não éramos dignos de sermos levados. Agora só nos espera a grande tribulação, se conseguirmos vencer esta, seremos salvos por nosso próprio sangue. Não há mais nada que fazer, os santos já foram arrebatados. Que Deus tenha piedade de nós.
Vamos analisar a veracidade deste disco. Os arrebatados quase todos são pessoas suspeitas. O que trabalhou na cervejaria é desaprovado porque Deus não aconselha fabricar bebidas alcoólicas. O Bebê do carrinho não podia ser salvo sem que alguém dos seus pais o acompanhasse para o céu, porque a bíblia diz que os filhos são a herança de seus pais. Estes quando ainda pequeno (sem ter entendimento) seguirão seus pais. O arrebatamento iria acontecer por ocasião da guerra na Coréia, porque havia mais desaparecimentos dos que participavam nela. Já fazem muitos anos que a guerra terminou e nós estamos ainda aqui.
A maior ofensa a Deus foi dizer que, os que ficaram aqui, poderão se salvar por seu próprio sangue através da tribulação. Isto é um ultraje e uma ofensa á Jesus que deu sua vida por nós. Em Atos 4:12 diz: E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.
Esta doutrina é diabólica e perversa porque engana os que ainda não buscaram a Jesus. Fazendo que eles deixem de se preparar, porque esperam por uma segunda oportunidade. Sem Jesus não há salvação. O arrebatamento invisível e secreto não tem respaldo bíblico.
Até o tempo que o disco e o livrinho foram divulgados os irmãos das igrejas neo-evangélicas não possuíam uma doutrina definida á respeito da ressurreição. Os irmãos na mesma igreja, tinham a sua maneira própria de entender este assunto.
Depois da divulgação do disco e do livreto, (que traz o mesmo assunto), as igrejas neo-evangélicas e Pentecostais, incluíram essa doutrina em sua base de fé.
Se quiserem mais esclarecimentos sobre este assunto, ou tirar qualquer duvida, comunique-se conosco, sempre é um prazer receber opiniões sobre pontos bíblicos que o próprio Pedro diz, que são de difícil interpretação.
Em outros estudos opinaremos sobre o “pós-arrebatamento visível”.
Que Deus ilumine á todos os que desejam a salvação. Amém
A Ressurreição dos mortos é um mistério e poucos acreditam nela, porque ninguém viu alguém ressuscitar. Por isso as religiões cristãs evitam pregar sobre ela. Mas ela existe. E será o acontecimento mais glorioso que já aconteceu entre os homens.
Em ICor15:19 Paulo aconselha a todos os cristãos que depositem toda a sua esperança na ressurreição dos mortos, porque a vida cristã não tem sentido se não houver uma ressurreição. Ele diz: Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.
Isto é uma grande verdade. Infelizmente o mundo cristão de hoje não pensa assim. Nos púlpitos das grandes igrejas não se ouvem mais sermões sobre esse tão importante tema. O tom das mensagens de hoje são promessas de riquezas, aqui e agora, como se Deus fosse um empresário de uma multinacional sempre pronto para o toma lá e da cá.
Nós temos um Pai de amor, sempre pronto para ajudar, proteger e abençoar aos que o buscam. Mas não é por esse caminho que Deus conduz a sua igreja. Não devemos colocar o coração nas riquezas terrenas, mas sim, nas eternas que permanecem.
Desde os nossos primeiros pais, quando o pecado começou e gerou a morte, até hoje, todos morrem em Adão ( tu és pó e ao pó tornarás). A doutrina dos mortos não é uma mensagem nova, é tão antiga quanto a própria humanidade, mas ninguém se conforma com ela.
Satanás que é conhecedor da estrutura humana e sabedor do pavor que todos sentem em relação a morte, proveu uma serie de doutrinas falsas para confundir todos os que esperam por uma vida após-morte. Há milhares de religiões pagãs que ensinam a reencarnação, e com muito sucesso, até muitos cristãos aceitam-na como única solução para o problema da morte.
COMO PODEMOS ALCANÇAR A VIDA ETERNA?
Jesus enfatizou bem o mistério da vida após a morte em João 5:28-29 diz; Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.
Analisemos os vários aspectos da mensagem: Jesus falou sobre os mortos, todos. Os bons e os maus estão juntos nas sepulturas. Ninguém foi ao inferno, nem ao paraíso, ninguém recebeu ainda a sua recompensa. Desde Adão até Jesus já se havia passado 4 mil anos, de gente nascendo e morrendo, mas, Ele diz, virá o dia. Este dia, de os mortos subirem ao céu ainda não havia chegado. Normalmente ouvimos lideres de igrejas cristãs pregarem em funerais, dizendo: Amados irmãos e parentes do falecido, não vos entristeçais em demasia pela morte do irmão, porque a esta hora ele já se encontra junto com Jesus, bem juntinho de Deus, e ele se entristece quando vê as vossas lagrimas etc. Esta doutrina não é cristã, mas é espírita pagã. Que ensina a reencarnação. Se o corpo do falecido ainda se acha presente é prova que ainda não foi ressuscitado, e sem ressurreição não existe vida. Essa crença é contrario ao que Cristo ensinou.
A doutrina da ressurreição já era conhecida no antigo testamento exemplo: Jô 19: 25-27 diz: Porque eu sei que o meu redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, ainda em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros, o verão etc.
O salmista Davi exclamou eufórico quando olhou para a sepultura, dizendo: Quanto a mim contemplarei a tua face na justiça; satisfar-me-ei da tua semelhança quando acordar. Salmos 17:20. Ele estava certo de que iria dormir na sepultura. Portanto, estaria inconsciente até acordar no dia da ressurreição.
Isaias “inspirado exclamou” Os teus mortos viverão os teus mortos ressuscitarão; despertai e exultem os que habitais no pó, porque o teu orvalho será como o orvalho das ervas, e a terra lançará de si os mortos.
Daniel 12: 2 diz: E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna e outros para vergonha e desprezo eterno. Daniel também apresenta os mortos em estado de “sono”. Se estiverem dormindo, estão inconscientes.
A BASE DA DOUTRINA DO NOVO TESTAMENTO É, A RESSURREIÇÃO POR OCASIÃO DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO
Em João 11 nos fala a respeito da morte de Lázaro. Jesus recebeu um recado que Lázaro havia morrido, no verso 11 Jesus disse que Lázaro se achava dormindo e que Ele iria desperta-lo do sono. No verso 12 Os discípulos disseram; Senhor, se dorme, estará salvo. Verso 14 Jesus disse-lhes claramente; Lázaro está morto.
Depois de quatro dias Jesus e seus discípulos chegaram a Betania, ao local onde Marta e Maria moravam com Lázaro, seu irmão. Quando Jesus se aproximou da aldeia, Marta foi ao encontro de Jesus, e vejamos o que ela diz; versos 21ª 25. Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Mas também agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá. Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar. Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do ultimo dia. Disse-lhe Jesus: Eu Sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto viverá.
Analisemos este acontecido: Primeiramente, Jesus disse que a morte era um sono e que Ele tinha poder para fazê-lo reviver através da ressurreição. A Marta já conhecia a doutrina da ressurreição e cria nela, sabia que todos os mortos no ultimo dia irão ressuscitar. Quando é o ultimo dia? Será por ocasião da segunda vinda de Jesus. Com Lázaro foi um caso especial. Jesus fez questão de esperar até ele morrer, para depois ir e realizar diante de todos os presentes o milagre da ressurreição. Jesus disse: Lázaro; saí, para fora.
Jesus chamou o homem Lázaro, que saísse da sepultura. Portanto nenhum espírito ou alma fora invocado por Ele. Quem devia sair estava ali no sepulcro. Neste milagre havia uma diferença; Lázaro não ressuscitou em uma vida imortal, mas a vida que possuía antes, porque ele continuou convivendo com seus familiares. Em João 12: 10 diz que os principais dos sacerdotes queriam matá-lo, porque a sua ressurreição era um testemunho muito forte contra eles.
Jesus ressuscitou também a filha de Jairo, Marcos 5:21. Também o filho da viúva da Naim, Lucas 7:11. Esses milagres foram realizados para que o povo cresse em Jesus e o reconhecessem como o filho de Deus.
Os Judeus pregavam a ressurreição, mas, como nos dias de hoje, poucos ainda crêem que algum dia possa haver a ressurreição. A religião judaica do tempo de Jesus era dividida em facções, assim como os cristãos em nossos dias. Os Saduceus não criam na ressurreição, mas, conviviam com todas as regalias e direitos da dos Fariseus no templo de Jerusalém. Hoje os espíritas convivem também com as religiões cristãs, e o pior é que transmitem doutrinas que não são bíblicas. A reencarnação e o ensinamento sobre os espíritos foram introduzidos nas fileiras evangélicas de tal maneira que os cristãos sinceros precisam estudar muito a bíblia sagrada e orar muito á Deus para não serem enredados nas malhas antibíblicas.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE AS VARIAS CRENÇAS
Todas as doutrinas pagãs ensinam e crêem que dentro do homem existe um ser espiritual que convive e atua no corpo até este não ter mais condições de sobrevivência. Depois da morte deste, o ser “espírito” sai pelo espaço, a procura de outro corpo ( ainda sem vida) para reencarnar e habitar nele. Isto ele faz muitas vezes até ele se aperfeiçoar e ter condições de viver em uma esfera de luz, que é a morada dos espíritos iluminados. ( Crença espírita) que não tem nada de verdade. É um engodo que Satanás inventou para confirmar a sua primeira mentira que ele aplicou a Eva, quando disse que ela podia comer o fruto da ciência do bem e do mal, e que não iria morrer, mas seria semelhante a Deus.
Reencarnação – encarnação--arrebatamento invisível etc. São nomes aplicados a vários sistemas de vida após a morte. (São crenças cristãs que não são bíblicas).
Reencarnação: é o sistema espírita acima descrito (que não é bíblico). Ensina que o espírito desencarna e reencarna por várias vezes.
Muitas religiões cristãs também crêem que possuem o espírito ou alma e quando o homem morre o espírito vai imediatamente ao céu e ali fica até o dia que Deus resolve transferi-los para a terra. Então Deus ressuscita os homens novamente. Mas ninguém explica como o espírito torna a receber seu corpo.
Se os espíritos têm vida própria sem o corpo, então não existe a morte, e a futura ressurreição é uma reencarnação, e não é uma nova vida, o contrario, continuação da vida do espírito em um outro sistema. Isto não é bíblico. Jesus enfatizou a morte do ser (homem) completo, quando disse que estavam mortos na sepultura.
Quando Deus falou a Adão: Tu és pó e ao pó tornarás; ele disse ao corpo vivo, que voltaria ao pó, mas, não mencionou a continuidade da vida do espírito, porque o espírito do homem (fôlego) não tem vida própria sem o corpo. Este assunto vamos estudar em outro estudo.
Encarnação: A verdadeira encarnação é bíblica. Devemos ser cautelosos para não confundir a encarnação com a reencarnação. Os humanos necessitam de duas pessoas de sexo oposto para gerarem. Em Mateus 1: 18, diz que Maria se achava grávida por obra do Espírito Santo. No verso 20 diz que, o que nela está gerado é do Espírito Santo. Nós humanos nunca podemos entender o mistério da concepção. Uma coisa é certa. Jesus não se serviu como uma embalagem do corpo de Maria para nascer como humano. Ele participou da carne e do sangue de Maria. Portanto a expressão; Se fez carne é correta.
É perigoso alguém seguir a doutrina espírita pensando que o espírito de Jesus viveu independente e temporariamente no corpo de Maria. Ele participou da carne dela.
Nós humanos fomos criados do pó da terra. Para Jesus nos salvar, foi preciso se identificar conosco, tomando a natureza humana. Sendo Ele gerado pelo Espírito Santo em uma mulher humana, por isso é chamado de “filho do homem”. Tendo as duas naturezas, carnal (humana) e espiritual (divina). Esta é a encarnação. Com dupla natureza. Ele veio redimir o homem, que estava condenado a morte. O sacrifício de Jesus com um corpo humano nos trouxe nova esperança. Jesus, embora tendo as duas naturezas, em momento nenhum, fez uso da natureza divina para nos redimir.
Filipenses 2:6-8 diz: Pois Ele subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus, antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e reconhecido em figura humana, a Si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz.
Jesus, quando aqui viveu fez muitos milagres, mas todas as curas feitas por Ele pedira poder do céu. No silencio da noite ia direto a Deus. Através de suas orações. Seu relacionamento com Deus revestia o humano com poderes divinos para realizar as curas e milagres do dia seguinte.
Milagres semelhantes nós podemos realizar, se tão somente tivéssemos o mesmo relacionamento com Deus. Na oração intercessora em João 17:1-5 Jesus diz:
“Pai, é chegada a hora, glorifica a teu filho, para que o teu filho glorifique a ti, assim como lhe conferiste autoridade sobre toda a carne a fim de que ele conceda a vida eterna a todos os que lhe destes.
“E a vida eterna é esta, que Te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo a quem enviastes”. “Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiastes fazer, e agora me glorifica ó Pai, contigo mesmo, com a glória que tive, junto de Ti, antes que houvesse mundo”. A glória que Jesus possuía antes de vir se tornar humano Ele deixou no céu. Por isso Ele disse ao Pai. Pai glorifica-me com a gloria que eu tive junto de ti, etc.
Após Sua morte. Não foi o espírito que vivificou o corpo de Jesus, mas o mesmo Jesus em corpo ressuscitou, porém glorificado. Ele acendeu ao céu com as duas naturezas, a divina e a humana glorificada.
Há doutrinas que ensinam que Jesus foi ao céu com a natureza de antes de se tornar carne. Isto é; em espírito. Tendo seu corpo se desintegrado na sepultura. Isso não é verdade. O próprio Jesus contesta esta doutrina. Diz em Lucas 24: 36-46, veja:
Falavam ainda essas coisas, quando Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: Paz seja convosco. Eles, porém, surpresos e atemorizados, acreditavam estar vendo algum espírito. Mas Ele lhes disse: Por que estais perturbados? E porque sobem duvidas ao vosso coração? Vede as Minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-Me e verificai, porque um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.
Dizendo isto, mostrou-lhe as mãos e os pés. E por não acreditarem ainda, por causa da alegria, e estando admirados, Jesus lhes disse: Tendes aqui alguma coisa que comer? Então lhes apresentaram um pedaço de peixe assado, e um favo de mel. E Ele comeu na presença deles. Há os que afirmam que Jesus se materializou para convencer os discípulos que era ele mesmo. Jesus nunca faltou com a verdade, jamais iria mentir para enganar os que ali estavam. Até este momento os discípulos não conheciam o mistério da ressurreição.
Hoje há milhões de cristãos que não crêem na ressurreição porque desconhecem o processo desse poder. A nós humanos compete crer e não querer penetrar nos mistérios divinos. Milagre não tem lógica, por isso são milagres. Nós somos salvos pela fé. Repito e sem medo de errar, Jesus nasceu carne, morreu e ressuscitou, tendo seu próprio corpo humano glorificado, com todos os poderes divinos que possuía antes de se tornar carne.
Mateus 28:18 diz: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Quem o acordou do sono da morte foi o próprio Pai, que enviou Seu anjo para o despertar. Deus devolveu-lhe a vida com a plenitude divina de antes.
Sempre é bom repetir; A encarnação de Jesus para nós é um mistério que se chama amor. Ele fez tudo por nós porque nos ama. Nunca mais Ele voltará a viver em Seu primeiro estagio físico no céu, nunca mais será espírito, por toda a eternidade trará os sinais dos cravos em suas mãos e em seus pés. Os remidos verão eternamente estes sinais do grande sacrifício de amor feito por nós.
Qual a diferença entre a ressurreição de Jesus e a dos homens?
Em ICor.15 nos esclarece bem o mistério da salvação. O que nos chama a atenção são alguns versos, a começar, verso 22-24 diz: Porque assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem; Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda. Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo império, e toda potestade e força.
Paulo nos diz que, todos em Cristo. Não haverá duas ou mais etapas para os santos serem salvos. Todos os remidos serão ressuscitados e transformados por ocasião da Sua vinda.
O verso 35-36 diz: Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpos virão? Insensato! O que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer.
38 diz: Mas Deus dá-lhe o corpo como quer e a cada semente o seu próprio corpo.
40 diz: E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a gloria dos celestes e a outra dos terrestres.
42 diz: Assim também a ressurreição dos mortos, semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção.
44 diz: Semeia-se corpo animal, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo animal, há também corpo espiritual.
Em todas essas passagens nos apresentam os remidos com corpos, primeiramente com nosso corpo natural. Depois com corpo glorificado. Isto é; um corpo espiritual, não mais sujeito a morte, sem defeitos e com mais poderes de ação. Através da mente faremos coisas que hoje não conseguimos fazer. Mas nunca seremos anjos, que são espíritos, que não tem carne nem ossos.
Permita-me que eu repita as passagens de Lucas 24: 36-40 Palavras de Jesus: E falando eles destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco. E eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito. E Ele lhes disse: porque estais perturbados, e porque sobem tais pensamentos aos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. E, dizendo isto, mostrou-lhe as mãos e os pés. É muito importante ler o restante do capitulo.
Os discípulos se achavam escondidos com as portas fechadas de medo dos judeus. De repente viram Jesus ao lado deles. Mas como ele entrou? Mesmo com seu corpo ele conseguiu passar, ou pela porta fechada, ou através das paredes, não o sabemos, mas ele entrou. Os nossos poderes após a ressurreição certamente serão inferiores aos de Jesus, mas é certo que teremos poderes os quais hoje não conhecemos.
Materialização: É comum entre espíritas, porém, também é bíblico. Todos os anjos maus, ou anjos bons são espíritos. Hebreus 1:14 Paulo apresenta os bons como espíritos administradores que Deus enviou para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação.
O próprio Deus possui um corpo espiritual. João 4: 23-24. Naturalmente há diferença entre o corpo espiritual de Deus com o dos anjos. Todos podem se materializar. Isto é; tomar a forma de corpos humanos.
Na bíblia encontramos ocasiões em que os anjos se materializaram. Em Hebreus 13:2 diz,”Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela, não o sabendo, hospedaram anjos”.
No livro de Daniel 3: 24-28 fala sobre os três hebreus que foram lançado na fornalha de fogo, de repente apareceu um quarto que Nabucodonozor reconheceu como um anjo de Deus. Poderíamos apresentar muitos mais, mas é o suficiente.
Os anjos maus também podem se materializar, eles normalmente aparecem como entes falecidos para confundir os viventes, procuram os convencer que o falecido vive. A bíblia normalmente diferencia as duas castas de anjos. Para os bons, ela os apresenta como anjos, e os maus, os chama de espíritos malignos. A bíblia é bem clara que a materialização não são pessoas que já morreram e ressuscitaram. Nem o espírito de alguém que tenha morrido e vem atormentar os vivos. Eles não tem nada a ver com a morte. São seres vivos que vivem em outra dimensão e eles não tem nada com nosso sistema de vida.
Eu recebi de fontes espíritas uma confissão relatada por eles que não deixa de ter um fundo de verdade. Diziam que os espíritos com os quais eles, (os espíritas) se relacionam, são anjos que no passado se revoltaram contra a divindade no céu, juntamente com seu chefe Lúcifer.
Depois de serem expulsos do céu, uma grande parte desses anjos reconheceram que foram enganados pelo seu Líder Lúcifer, que era o mais importante entre os anjos. Os arrependidos do passo errado que deram, depois se separaram dos outros rebeldes e procuram ajudar da melhor maneira os humanos aqui na terra, para ver se de alguma maneira Deus possa se apiedar deles e os dêem outra oportunidade. Dizem que esta é a razão que há os espíritos que só fazem o mal, e outros que fazem o bem. Se é exatamente assim como dizem, não o sabemos. E si Deus os vai perdoar, Não cabe a nós julgar. Deixemos este problema nas mãos do Juiz supremo. Arrependidos ou não, porque nos relacionar com anjos caídos que já foram expulsos do céu e não tem poder nenhum para nos salvar?
Outra crença muito difundida entre os evangélicos é o arrebatamento invisível. (ou secreto) Jesus disse: Quando o filho do homem vier porventura achará fé na terra? É isso que estamos vendo em nossos dias. Os homens acham impossível alguém que tenha morrido há milhares de anos, ainda possa sair da terra e viver novamente. Por isso inventaram uma maneira de substituir a ressurreição por um arrebatamento invisível. Assim, pelo menos não negam o fim do mundo há tanto anunciado, e acham que é mais razoável aceitar essa doutrina como verdade sem bater frontalmente contra a ressurreição.
O mesmo já aconteceu no passado, no tempo do dilúvio. Quando Noé pregou aos homens da época, que Deus estava para destruir o mundo com um dilúvio de águas, os homens não acreditaram porque até então não havia chovido sobre a terra, somente uma neblina durante a noite cobria a terra e umedecia o suficiente para as plantas crescerem.
Quando se cumpriu os cento e vinte anos da profecia as águas chegaram, e morreram todos. Assim acontecerá também com a ressurreição. Quando chegar o tempo de Jesus dar um fim a este mundo todos se decepcionarão.
Haverá o grande arrebatamento por ocasião da volta de Jesus, mas ele não será invisível. Porque a vinda de Jesus também será visível. Vamos confirmar com passagens da Bíblia: Apocalipse 1:7 diz, Eis que vem com as nuvens e todo o olho verá, até os mesmos que o traspassaram; E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Há vários pontos que nos chama a atenção. Aqui há dois acontecimentos. Jesus vem em glória com todos os anjos e é visto por todos inclusive por aqueles que o condenaram. (Que estão mortos) Isto quer dizer que, a ressurreição e a vinda, acontecerá ao mesmo tempo. (Simultâneo) Também será visto pelos ímpios, porque eles se lamentarão sobre a vinda. É um acontecimento glorioso e não secreto.
Em apocalipse 6: 14-17 confirma a passagem anterior. E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares. E os reis da terra e os grandes, e os ricos e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas; E diziam aos montes e aos rochedos: Cai sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; Porque é vindo o grande dia da Sua ira; E quem poderá subsistir?
Jesus, em Mateus 24: 30-31 Confirmou com todas as letras que a Sua vinda será gloriosa e visível. Dizendo: Então aparecerá no céu o sinal do filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o filho do homem vindo sobre as nuvens do céu com poder e grande glória. E Ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma á outra extremidade dos céus.
Muitos cristãos procuram fugir dessa grande verdade bíblica. Ensinam que esse evento será visto pelos olhos da fé.
Os ímpios também verão Jesus voltar e eles não possuem fé. Também alegam que os anjos irão arrebatar somente aqueles cristãos que se acharem vivos nessa ocasião.
Para não deixar duvidas, vamos comparar as palavras de Jesus com as de Paulo em I Tessalonicenses 4:13-17 diz: Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os demais, que não tem esperança. Porque se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com Ele. Dizemo-vos, pois isto, pela palavra do Senhor; que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de Arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
Paulo diz: Todos, portanto, desde Abel até o ultimo ainda por morrer, todos os que morreram em Cristo, e todos os santos vivos ( que ainda não morreram) serão transformados num abrir e fechar de olhos estarão neste arrebatamento visto por todos os ímpios. E não há no céu, nem em lugar algum, espíritos humanos esperando por eles.
Em II Timoteo 4:8, Paulo fala de si, que estará entre os que serão arrebatados na segunda vinda. Diz ele; Desde agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor justo Juiz me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos que amarem a Sua vinda.
Vamos repetir para ficar bem gravado na memória: Jesus disse que enviaria seus anjos á Sua frente para ressuscitar os que morreram em Cristo. Depois Paulo confirmou, os anjos viriam e não levariam somente os vivos sem os mortos ressuscitados, mas, primeiro iriam ressuscitar os que morreram em Cristo, para depois arrebatá-los juntamente com os vivos. E vão se encontrar com Jesus nos ares, para depois, toda a comitiva seguir rumo ao céu. João 14:1-3.
Se pensarmos como homens neste maravilhoso evento, achamos impossível acontecer. Mas, é a palavra. Devemos aceita-la como foi legado á nós. Em Romanos 1: 17 diz. Porque nele se descobre a “justiça” de Deus de fé em fé, como está escrito; Mas o justo viverá da fé.
QUAL A BASE DO ARREBATAMENTO INVISIVEL?
Poucos cristãos aceitam um dialogo sobre o assunto do arrebatamento invisível, porque não tem base bíblica. Os que assim crêem se baseiam em Mateus 24: 27 diz; Porque assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente. Assim será também a vinda do filho do homem. Eles dizem que Jesus vem rápido como um relâmpago e arrebata os escolhidos sem que os outros o percebam.
Jesus se referiu á luz que emana do relâmpago, que ilumina e se mostra por onde passa.
O novo testamento está repleto de provas da ressurreição, é bom estarmos atentos para não nos deixar confundir com argumentos que não são bíblicos.
Já passados aproximadamente 40 anos eu adquiri de um irmão pentecostal um disco que falava sobre o arrebatamento invisível. O titulo do disco era A ULTIMA TROMBETA. Neste disco apresentou várias pessoas que foram arrebatadas. Um avião que transportava passageiros, de repente o piloto desapareceu, o avião ficou sem piloto. Não diz o que aconteceu com o avião. Outro desaparecimento aconteceu com um trabalhador de uma fabrica de cerveja, que simplesmente desapareceu. Outro bebê que se achava no carrinho conduzido por sua mãe também desapareceu. Houve vários desaparecimentos naquele dia. Isto aconteceu por ocasião do fervor da guerra na Coréia porque mencionou os movimentos da guerra, vários desapareceram diante dos companheiros na batalha.
Os habitantes das cidades procuraram os pastores de suas igrejas para que se manifestassem sobre o acontecido, todos se reuniram em suas igrejas orando e chorando. O Pastor em desespero dizia; Tarde demais, o arrebatamento aconteceu e nós ficamos porque não éramos dignos de sermos levados. Agora só nos espera a grande tribulação, se conseguirmos vencer esta, seremos salvos por nosso próprio sangue. Não há mais nada que fazer, os santos já foram arrebatados. Que Deus tenha piedade de nós.
Vamos analisar a veracidade deste disco. Os arrebatados quase todos são pessoas suspeitas. O que trabalhou na cervejaria é desaprovado porque Deus não aconselha fabricar bebidas alcoólicas. O Bebê do carrinho não podia ser salvo sem que alguém dos seus pais o acompanhasse para o céu, porque a bíblia diz que os filhos são a herança de seus pais. Estes quando ainda pequeno (sem ter entendimento) seguirão seus pais. O arrebatamento iria acontecer por ocasião da guerra na Coréia, porque havia mais desaparecimentos dos que participavam nela. Já fazem muitos anos que a guerra terminou e nós estamos ainda aqui.
A maior ofensa a Deus foi dizer que, os que ficaram aqui, poderão se salvar por seu próprio sangue através da tribulação. Isto é um ultraje e uma ofensa á Jesus que deu sua vida por nós. Em Atos 4:12 diz: E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.
Esta doutrina é diabólica e perversa porque engana os que ainda não buscaram a Jesus. Fazendo que eles deixem de se preparar, porque esperam por uma segunda oportunidade. Sem Jesus não há salvação. O arrebatamento invisível e secreto não tem respaldo bíblico.
Até o tempo que o disco e o livrinho foram divulgados os irmãos das igrejas neo-evangélicas não possuíam uma doutrina definida á respeito da ressurreição. Os irmãos na mesma igreja, tinham a sua maneira própria de entender este assunto.
Depois da divulgação do disco e do livreto, (que traz o mesmo assunto), as igrejas neo-evangélicas e Pentecostais, incluíram essa doutrina em sua base de fé.
Se quiserem mais esclarecimentos sobre este assunto, ou tirar qualquer duvida, comunique-se conosco, sempre é um prazer receber opiniões sobre pontos bíblicos que o próprio Pedro diz, que são de difícil interpretação.
Em outros estudos opinaremos sobre o “pós-arrebatamento visível”.
Que Deus ilumine á todos os que desejam a salvação. Amém
Comentários
Obrigada!
Continue escrevendo!