DIÁLOGO ENTRE DOIS AMIGOS

Ernesto k. Menslin

Em forma de um diálogo.

- Olá amigo; aonde vais a esta hora do dia?
Eu vou á igreja, as nove horas tenho um encontro com Jesus.
– Mas como? Hoje é sábado!
Exatamente; o sábado é o memorial da criação, o dia que nos faz lembrar que somos criatura de Deus, e que lhe devemos culto.
– Mas todos os dias são iguais, esse culto também pode ser em outro dia.
Não: Os dias não são iguais, em seis dias criou Deus o mundo e tudo o que se acha nele e, no sétimo dia Deus abençoou tudo o que havia criado, inclusive Adão e Eva. Deus mesmo santificou esse dia porque o separou dos demais e nele descansou. Gen 2:2e3.
– Nesse caso Deus criou um dia para si?
Não; O sétimo dia é dele, mas o criou para descanso (o sábado) para o homem. É um dia especial para termos aquele encontro amigável com Ele. Em Marcos 2:27 Jesus diz: O sábado foi feito por causa do homem e não o homem por causa do sábado. Nos dez mandamentos que foram escritos pelo próprio dedo de Deus, contem o quarto que relaciona diretamente o homem com Deus, dizendo:
Lembra-te do dia de Sábado para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda tua obra, mas o sétimo dia é o Sábado do Senhor teu Deus. Não farás nenhum trabalho, nem tu, nem teu filho, nem teu servo, nem tua serva, nem teu animal, nem o estrangeiro das tuas portas para dentro, porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou, por isso o Senhor abençoou o dia de Sábado, e o santificou” Êxodo 20:8-11.
- Mas esse mandamento não é só para os judeus?
Não, quando o sábado foi criado, não havia Judeus, só havia Adão e Eva e desse casal nós também somos descendentes. Jesus disse que o sábado foi criado para o homem, portanto, para todos e não para um só povo. Ainda mais, o profeta Isaías (mensageiro de Deus) escreveu em seu livro cap. 56:2 Bem aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto, que se guarda de profanar o sábado, e guarda a mão de cometer algum mal. No verso 6 e 7 diz: E os filhos dos estrangeiros que se chegarem ao Senhor, para o servirem e para amarem o nome do Senhor, sendo deste modo servos seus. Todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem o meu concerto, também os levarei ao Meu santo monte, e os festejarei na minha casa de oração, porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos. Não só os Judeus, mas todos os homens são convidados a participar dos cultos aos sábados na casa de Deus.
Mas dizem que só no antigo testamento ordena observar o sábado?
É engano dos que assim pensam. Jesus veio a este mundo nos ensinar por palavras e, pelo exemplo. Ele mesmo guardou o sábado, Lucas 4:16 diz: Jesus entrou no dia de sábado segundo Seu costume, na sinagoga e levantou-se para ler. Jesus tinha por costume ir todos os sábados a igreja. Ele obedeceu a ordem de Deus.
Até na morte Ele deu o exemplo; uma coisa muito importante aconteceu na ultima semana de Sua vida, esteve trabalhando até sexta feira, morreu ás três horas da tarde, descansou durante o sábado na sepultura, e no domingo cedo, ressuscitou para continuar Seu trabalho em suas atividades espirituais. Até na morte, Jesus nos deu exemplo do descanso no sábado.
- Mas ensinam por aí, que a morte de Jesus mudou o dia de descanso de sábado para domingo, porque ressuscitou nesse dia?
A bíblia não ensina assim. Jesus viveu uma vida normal como todos os homens, por quase trinta anos, depois por mais três anos e meio pregou o evangelho como missionário, durante todo esse tempo conviveu com muita gente, se fosse para haver uma mudança na lei de Deus Ele deveria ter ensinado aos seus ouvintes, principalmente para os mais achegados a ele. Maria, Sua mãe, não sabia nada a respeito de alguma mudança do dia de descanso do sábado para o domingo.
Veja o que diz em Lucas 23:56 Era o dia de preparação e chegava o sábado, e as mulheres que tinham vindo com Ele da Galiléia, seguiram também, e viram o sepulcro, e como foi posto Seu corpo. E voltando elas prepararam especiarias e ungüento e no sábado repousaram conforme o mandamento.
Era costume embalsamar os defuntos antes de enterra-lo, como já estava perto do fim do dia de sexta feira, deixaram por faze-lo. Só no domingo elas voltaram para continuar com o trabalho. Portanto, o sábado para elas, era tão sagrado a ponto de deixar o próprio filho de Deus esperar até o domingo cedo.
Jesus sempre ensinou que a lei de Deus é eterna e que não poderá ser mudado nem um jota ou um til da lei. Em Mat, 5:17 a 19 diz: Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas, não vim para revogar, vim para cumprir.
Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem nem um jota ou um til se tirará da lei, até que tudo se cumpra. Aquele, pois que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e os ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus.
Se, com a morte de Jesus houvesse alguma mudança na lei de Deus, a própria mensagem Dele seria contraditória porque Ele mesmo disse, que até que o céu e a terra passem nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido.
Jesus falou aos discípulos sobre acontecimentos do futuro, a respeito da destruição de Jerusalém(,que aconteceu 37 anos mais tarde) Mateus 24:20 diz: Orai para que vossa fuga não seja no inverno nem no sábado. Porque Ele deu esse conselho?
No inverno não há alimento nos campos. Muitos milhares de cristãos em fuga, não teriam o que comer, e no sábado é dia de paz, descanso e meditação e não de correrias.
- Mas depois de Jesus ascender ao céu, alguém guardou o Sábado?.
Toda a igreja cristã, todos os missionários ensinaram nesse dia, e prestavam culto a Deus. Em Filipos. Paulo e seus companheiros fizeram seus cultos nesse dia. Em Atos 16: 13 diz: e no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira de um rio, onde julgávamos ter lugar para oração, assentando-nos, falamos as mulheres que ali se ajuntaram. Estas mulheres eram gregas, não guardavam o sábado. È quase certo que elas foram ao rio para lavar roupas ou se banharem.
Ao ouvirem os cânticos, curiosas, foram ver quem eram estes visitantes. Quando lá chegaram, viram alguns homens cantando e orando. Paulo aproveitou a oportunidade, começou a pregar a elas e assim receberam o evangelho pelos missionários.
Isso foi no dia de sábado. Porque os discípulos não fizeram seus cultos na pensão onde estavam hospedados?
Porque estavam em cidade Grega e não queriam criar preconceitos entre eles, mas também não deixaram de guardar seu dia de sábado, nem deixaram de adorar ao seu Deus nesse dia. Por isso foram até a beira de um rio onde, pensavam que não houvesse ninguém.
Também em Antioquia, Paulo e Barnabé foram ao culto no sábado. Atos 13: 14 diz: Chegaram a Antioquia da Pisídia e, entrando na sinagoga no dia de sábado, assentaram-se.
- Mas esta era uma sinagoga de Judeus?
Os Judeus também adoram o mesmo Deus dos discípulos, e Jesus nunca os proibiu de se juntarem na adoração com eles. Vamos ver o que aconteceu aí na igreja. Em Atos 13:42 diz: E, saídos os Judeus da sinagoga, os gentios rogaram que no sábado seguinte, lhes fossem ditas as mesmas palavras.
Veja o que aconteceu no sábado seguinte. Atos13:44. E no sábado seguinte, ajuntou-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus. Paulo começou seu ministério bem depois da morte de Jesus, se o dia sagrado do sábado tivesse sido mudado para o domingo, Paulo estaria em falta com eles, porque não ensinou a verdade aos gregos sobre a mudança desse dia e os judeus convertidos também deveriam mudar seu dia de adoração. Não foi o que aconteceu. Os gregos deixaram suas atividades e foram ouvir o que Paulo tinha a lhes dizer.
- Paulo pregou todos os dias, não só aos sábados.
Nem sempre, houve um tempo em que Paulo trabalhou durante a semana. Isso nos relata em Atos 18; 1a3 que diz: E depois disto, partiu Paulo para Atenas e chegou a Corinto, e achando um certo judeu por nome Àquila, natural do ponto, que havia pouco vindo da Itália, e Priscila, sua mulher. E como era do mesmo oficio, ficou e trabalhou com eles, pois tinham por oficio fazer tendas. Veja o verso 4.
Todos os sábados disputaram na sinagoga e convencia tanto Judeus, como gregos. No verso 11diz: E ficou ali um ano e seis meses entre eles pregando a palavra de Deus.
Durante um ano e meio Paulo trabalhou na fabricação de tendas que na época era muito em uso, vendia-as para sua subsistência. Mas o sábado era sagrado, lá estava Paulo pregando as verdades bíblicas a respeito de Jesus porque sobre o sábado não havia necessidade de falar, todos eram unânimes em aceita-lo como dia santo porque judeus, como gregos estavam acostumados de se reunirem nos sábados para adoração.
Nunca foi da vontade de Deus uma mudança em Seus princípios, foram os homens que mudaram sem o consentimento Dele. Um dia prestarão contas por isto.
- Mas, se a bíblia não fala nada sobre a guarda do Domingo, como esse dia começou a ser guardado?
Depois da destruição de Jerusalém, que foi no ano 70 da nossa era, a sede do cristianismo foi mudada para Roma. Esta cidade era pagã, o seu dia de guarda foi o dia do sol, que hoje chamam de domingo. Houve a conversão de muitos pagãos ao cristianismo, e esses trouxeram na sua bagagem espiritual seu venerável dia do sol.
Na igreja havia grande contenda sobre este dia. Os cristãos fieis guardavam ainda por muitos séculos o sábado, e os não convertidos guardavam o dia do sol. Foi no ano 321 A D. Que Constantino decretou a primeira lei para o repouso do (venerabili dies solis) domingo. Após esse decreto foi proibida a guarda do sábado, começou a grande perseguição aos cristãos fieis.
Nunca houve interrupção da guarda desse dia, houve tempo em que todos os cristãos fieis a Deus, fugiram para outros paises. Depois da derrota do poder romano pelo exercito de Napoleão da França, muitos milhões de sinceros voltaram novamente a obedecer ao mandamento de Deus e andar no caminho da verdade. Jesus diz: Aquele que me ama, guarda os meus mandamentos. João14: 15.
Amigo; Jesus em breve voltará para buscar Seus fieis, para viver eternamente com Ele. A bíblia diz em apocalipse 1:7. Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, veja Mateus 24:30 diz: Então aparecerá no céu o sinal do filho do homem, todos os povos da terra se lamentarão e verão o filho do homem vindo sobre as nuvens com poder e mui grande gloria.
Hoje a maioria guarda o domingo, algum dia o sábado voltará a ser o dia principal a ser guardado?
Na terra renovada por Cristo, o sábado também será guardado, pois, ele é eterno, como Deus é eterno. Isaías 66: 22e23diz: Porque como os céus novos e a terra nova que eu hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que de uma lua nova a outra, e de um sábado a outro, virá toda a carne perante mim a adorar diz o Senhor.
Bem, a bíblia está repleta de conselhos, sobre a guarda do sábado. A obediência deste dia fará a diferença no dia do juízo. O sábado é eterno como é eterno nosso Deus. Não há mudanças na Sua lei, e por ela, todos nós seremos julgados. Na vinda de Jesus, só haverá duas classes de pessoas, os que obedecem, e os que não obedecem aos mandamentos. Uma classe fica, a outra Ele virá buscar.
Amigo, de Qual das duas classes vais pertencer? Jesus te ama e quer que todos se salvem, faça tua escolha, não se iluda com leis humanas, elas não te podem salvar. As palavras de Jesus são eternas, venha unir-te com os que guardam os mandamentos de Deus e participe da grande festa quando Jesus voltar. Não te impressiones com a grande maioria que não obedece a Deus. Jesus e seus discípulos também foi uma minoria, mas essa minoria estava com a verdade, e hoje também é assim. Ele te ama. e nós também.

Comentários