Ernesto K. Menslin
Em forma de diálogo:
- Olá amigo porque estás sentado ai, pensando na vida?
- Acertou! É na vida que eu penso, é no dia do amanhã. Você já percebeu como as coisas mudam, e tudo tão rápido.
- Como assim?
- O mundo se transforma tão rápido, todos os dias aparecem novidades, mal dá tempo de acompanhá-los.
- Mas, no que, por exemplo?
- Principalmente na vida religiosa. Nunca houve tantos programas de religião, tanto na TV como no radio. Todos falam de Jesus, mas, parece que eles não se entendem, cada um prega um Jesus diferente. Nenhuma doutrina bate com a outra. As portas das igrejas se abrem todos os dias, e sempre estão apinhadas de gente como se alguma coisa importante estivesse para acontecer.
- Você já assistiu alguns desses programas?
- Sim. Há igrejas para todos os gostos, umas prometem riquezas, se fizermos como eles dizem ficaremos ricos da noite para o dia. Outras só falam em milagres, e mais outras prometem curas, mas nunca vi alguém que tivesse um braço amputado que lhe fosse restituído.
- Muitas delas se dizem pentecostais, essas falam em línguas que eles dizem ser o batismo no Espírito Santo, Todas as igrejas pentecostais falam a mesma língua, mas há uma guerra entre elas. Cada uma defende o seu modo de agir e dizem que o espírito das outras não é de Deus.
- Quase todos falam sobre a volta de Jesus, mas, cada uma prega a sua maneira. Para alguns, Cristo já veio, outros dizem que ele vem reinar aqui na terra, mais outros ensinam que a pessoa quando morre vai direto ao céu ou ao inferno, todos tem pensamentos diferentes quanto ao fim deste mundo.
- Porque não deixas a Bíblia falar por si mesma?
- O que ela fala sobre a volta de Jesus?
- A Bíblia fala de duas vindas de Jesus. Um Jesus é verdadeiro, e o outro falso, que é “o anticristo”
- Como, um falso Jesus?
O apostolo Paulo escreveu a respeito do verdadeiro e do falso, advertindo o povo para que ninguém fosse enganado.
O primeiro a vir, é o falso Jesus. Em II Tessalonicenses 2:3e4 diz: Ninguém de maneira alguma vos engane, porque não será assim, sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição.
O qual se opõe, e se levanta contra tudo que se chama Deus, ou se adora, de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus querendo parecer Deu, O verso 8 diz: Então será revelado o iníquo a quem o Senhor desfará pelo assopro de Sua boca e aniquilará pelo esplendor de Sua vinda. A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira.
E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos.
- O falso Cristo faz milagres?
- E como faz! Em II Corintios11: 14e15 diz: E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que seus ministros se transfigurem em ministros da justiça, e o fim dos quais será conforme suas obras.
- Milagres verdadeiros, só de Deus. Jesus advertiu em Mateus 7;21a23 dizendo; nem todo o que me diz, Senhor, Senhor; entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor. Não profetizamos nós em Teu nome? E em Teu nome não expulsamos demônios? Em Teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente; nunca vos conheci, apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade”.
- Como podemos distinguir um milagre do outro?
- É preciso ver por quem é feita a oração para o milagre se realizar. Em provérbios 28: 9 diz: O que desvia seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável. Deus não atende uma oração feita por um pecador voluntário. Se há milagres sem serem de Deus, é porque são falsos.
- Como pecador voluntário? Existe diferença entre um pecado e outro?
- Sim. Em Hebreus10: 26e27diz: Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelo pecado, Mas, uma certa expectação horrível de juízo e ardor de fogo, que há de devorar os adversários”.
- Já entendi, Os milagres que acontecem por intermédio de pessoas que não vivem conforme os mandamentos de Deus, não são de Deus, não é?
Mas quais são os mandamentos?
- Quando Deus criou este mundo, Ele deixou princípios básicos para a felicidade dos homens. Mais tarde, quando Ele organizou a Sua igreja aqui na terra, estabeleceu um código que podemos chamar de constituição, uma carta de princípios com dez itens para reger este mundo. Deus as escreveu com Seu próprio dedo em tábuas de pedra. Exodo 20.
Sempre houve as duas classes de pessoas na terra, os que obedecem o verdadeiro Jesus e os que seguem o falso.
- Qual a diferença entre as duas vindas?
- O falso procurará imitar a volta do verdadeiro Jesus, digo imitar, porque não tem poderes para se igualar ao verdadeiro. Certamente fará uso de mãos humanas para aumentar a sua gloria.
- Como?
- Não admire, quando um dia, todos os canais de TV e radio de todo o mundo, ao mesmo tempo, interromperem suas programações normais para anunciar o grande acontecimento, da vinda do grande rei como anjo de luz. Que o verão vir pela TV, porque o falso cristo não tem poderes para aparecer nas nuvens do céu a todo o mundo e ao mesmo tempo.
- Com a vinda do falso cristo o que vai mudar?
-Haverá um alvoroço sobre toda a terra, pensando que este seja o esperado messias. Ele prometerá eterna felicidade para todos, todos terão a promessa de serem ricos e sadios, vai prometer uma paz justa e duradoura, e que este mundo será o novo paraíso.
- Mas todos serem ricos e sadios não é uma boa?
- Seria a melhor coisa deste mundo, mas ficará só em promessas, porque nada disso irá acontecer.
- Quem sabe ele vai cumprir o que promete.
- Jesus disse que não. Em Mateus 24; 23a27 diz.; Então se alguém vos disser, Eis que o cristo está aqui, ou ali, não lhe deis credito. Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais, e prodígios que se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que eu vo-lo tenho predito. Portanto, se vos disserem; Eis que ele está no deserto, não saiais, eis que está no interior da casa não acrediteis. Porque assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente. Assim será também a vinda do Filho do Homem.
- Os dois pregam reinos diferentes?
-O primeiro, o falso, vem para tentar estabelecer seu reino aqui na terra, prometendo o terceiro milênio de paz e felicidade sem ressuscitar alguém, prometerá uma mudança para os que estiverem vivos por ocasião da sua vinda, sem mexer com os mortos, porque ele não tem poderes para dar vida a alguém que já morreu. Ele imporá as suas leis como condições para o cumprimento das promessas, e essas leis contradizem a lei de Deus.
O segundo, ( o verdadeiro) virá com todos os anjos e na gloria do Pai buscar o Seu povo para leva-los ao céu. Paulo em I tessalonicenses 4; 13 a 17diz: Irmãos, não quero que sejais ignorantes, acerca do que já dormem, para não vos entristecerdes como os outros que não tem esperança.
Se crermos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também os que morreram em Jesus, Deus há de leva-los até o céu em Sua companhia. Pois, isto vos declaro, segundo a palavra do Senhor; que os vivos, os que ainda estiverem aqui para a vinda do Senhor, não passaremos a frente dos que morreram.
Quando o Senhor, ao sinal dado, a voz do arcanjo e ao som da trombeta divina, descer do céu, então os mortos em Cristo, ressuscitarão primeiro, em seguida, nós os vivos, que estivermos lá, seremos arrebatados com eles nas nuvens para o encontro com o Senhor nos ares.
Paulo diz, que nosso encontro com Jesus não será na terra, e sim nos ares. Esse será um dos grandes sinais. Jesus vem buscar os seus, e os levará para a morada que Ele já preparou. Em Apocalipse 7;9a17 João viu (em visão) a grande multidão a qual ninguém podia contar, de todas as nações, tribos e povos, que estavam diante do trono e perante o cordeiro(Jesus) E todos os anjos estavam ao redor do trono de Deus.
- Mas essa promessa é difícil de entender porque isso nunca aconteceu antes. É mais fácil acreditar na promessa do falso Jesus que promete restaurar por mil anos o nosso planeta.
Por isso muitos milhões e milhões irão se perder porque não possuem fé para aceitar as palavras da bíblia. O mesmo aconteceu no tempo do dilúvio, ninguém acreditou nas advertências de Noé porque nunca tinha chovido antes, mesmo assim; o dilúvio veio e consumiu a todos. Assim acontecerá com a vinda de Jesus.
- Os que forem com Jesus vão fazer o que no céu?
- Em apocalipse 20; 4 a 6 o apostolo João nos diz;” E vi tronos e assentaram-se sobre eles, e foi -lhes dado o poder de julgar e vi aqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. Também o apostolo Paulo, confirma em I Coríntios 6; 2 e 3; “ Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta terra.
- Esta terra ainda vai ser restaurada?
- Durante os mil anos, os santos estarão no céu, e os ímpios estarão todos mortos aqui na terra, até completar esse tempo. Então Cumprir-se-á a promessa de Pedro que diz: em II Pedro 3;13, diz:”Mas nós segundo a sua promessa aguardamos novos céus e nova terra em que habita justiça.” Em Isaías 65;17 diz; Porque eis que crio novos céus e nova terra, e não haverá lembrança das cousas passadas, nem mais se recordarão”.
- Como voltarão as pessoas a esta terra?.
- Os santos habitarão nos céus, por mil anos. Após este período, Deus fará descer á santa cidade chamada a nova Jerusalém, que tem um quadrado de doze mil estádios, (600 quilômetros de cada lado). Digamos que seja um pequeno planetóide que virá a esta terra, e dentro dela virão todos os santos que mil anos antes haviam subido com Jesus. Apocalipse 21: 2 diz: E eu João vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para seu marido.
- Esta cidade será a capital da terra que será restaurada?
- Sim; Zacarias 14; fala-nos que o monte das oliveiras será fendido por um terremoto, onde se fará um vale muito grande, e a cidade a nova Jerusalém será incrustada nesse vale. A nova Jerusalém, depois de descer a esta terra será a capital, e o centro do mundo. E o trono de Deus estará nela. Apocalipse 21: 3e4 diz: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, e será o seu Deus. E Deus limpará toda a lagrima dos seus olhos e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque as primeiras cousas são passadas.
- Bem, amigo, agora minha preocupação não é o que vai acontecer, mas onde, ou de que lado estarei quando Jesus voltar.
Amigo leitor; Talvez nunca parastes para pensar no dia do amanhã. Fugir da verdade, não há para onde. Um dia todos vamos comparecer perante o tribunal divino. É melhor entrarmos hoje em uma aliança com Ele. A eternidade é boa demais para ser desprezada. Deus te ama. Faça também a tua escolha, e prepara-te para te encontrares com o maravilhoso amigo, que é Jesus.
Em forma de diálogo:
- Olá amigo porque estás sentado ai, pensando na vida?
- Acertou! É na vida que eu penso, é no dia do amanhã. Você já percebeu como as coisas mudam, e tudo tão rápido.
- Como assim?
- O mundo se transforma tão rápido, todos os dias aparecem novidades, mal dá tempo de acompanhá-los.
- Mas, no que, por exemplo?
- Principalmente na vida religiosa. Nunca houve tantos programas de religião, tanto na TV como no radio. Todos falam de Jesus, mas, parece que eles não se entendem, cada um prega um Jesus diferente. Nenhuma doutrina bate com a outra. As portas das igrejas se abrem todos os dias, e sempre estão apinhadas de gente como se alguma coisa importante estivesse para acontecer.
- Você já assistiu alguns desses programas?
- Sim. Há igrejas para todos os gostos, umas prometem riquezas, se fizermos como eles dizem ficaremos ricos da noite para o dia. Outras só falam em milagres, e mais outras prometem curas, mas nunca vi alguém que tivesse um braço amputado que lhe fosse restituído.
- Muitas delas se dizem pentecostais, essas falam em línguas que eles dizem ser o batismo no Espírito Santo, Todas as igrejas pentecostais falam a mesma língua, mas há uma guerra entre elas. Cada uma defende o seu modo de agir e dizem que o espírito das outras não é de Deus.
- Quase todos falam sobre a volta de Jesus, mas, cada uma prega a sua maneira. Para alguns, Cristo já veio, outros dizem que ele vem reinar aqui na terra, mais outros ensinam que a pessoa quando morre vai direto ao céu ou ao inferno, todos tem pensamentos diferentes quanto ao fim deste mundo.
- Porque não deixas a Bíblia falar por si mesma?
- O que ela fala sobre a volta de Jesus?
- A Bíblia fala de duas vindas de Jesus. Um Jesus é verdadeiro, e o outro falso, que é “o anticristo”
- Como, um falso Jesus?
O apostolo Paulo escreveu a respeito do verdadeiro e do falso, advertindo o povo para que ninguém fosse enganado.
O primeiro a vir, é o falso Jesus. Em II Tessalonicenses 2:3e4 diz: Ninguém de maneira alguma vos engane, porque não será assim, sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição.
O qual se opõe, e se levanta contra tudo que se chama Deus, ou se adora, de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus querendo parecer Deu, O verso 8 diz: Então será revelado o iníquo a quem o Senhor desfará pelo assopro de Sua boca e aniquilará pelo esplendor de Sua vinda. A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira.
E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos.
- O falso Cristo faz milagres?
- E como faz! Em II Corintios11: 14e15 diz: E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que seus ministros se transfigurem em ministros da justiça, e o fim dos quais será conforme suas obras.
- Milagres verdadeiros, só de Deus. Jesus advertiu em Mateus 7;21a23 dizendo; nem todo o que me diz, Senhor, Senhor; entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor. Não profetizamos nós em Teu nome? E em Teu nome não expulsamos demônios? Em Teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente; nunca vos conheci, apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade”.
- Como podemos distinguir um milagre do outro?
- É preciso ver por quem é feita a oração para o milagre se realizar. Em provérbios 28: 9 diz: O que desvia seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável. Deus não atende uma oração feita por um pecador voluntário. Se há milagres sem serem de Deus, é porque são falsos.
- Como pecador voluntário? Existe diferença entre um pecado e outro?
- Sim. Em Hebreus10: 26e27diz: Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelo pecado, Mas, uma certa expectação horrível de juízo e ardor de fogo, que há de devorar os adversários”.
- Já entendi, Os milagres que acontecem por intermédio de pessoas que não vivem conforme os mandamentos de Deus, não são de Deus, não é?
Mas quais são os mandamentos?
- Quando Deus criou este mundo, Ele deixou princípios básicos para a felicidade dos homens. Mais tarde, quando Ele organizou a Sua igreja aqui na terra, estabeleceu um código que podemos chamar de constituição, uma carta de princípios com dez itens para reger este mundo. Deus as escreveu com Seu próprio dedo em tábuas de pedra. Exodo 20.
Sempre houve as duas classes de pessoas na terra, os que obedecem o verdadeiro Jesus e os que seguem o falso.
- Qual a diferença entre as duas vindas?
- O falso procurará imitar a volta do verdadeiro Jesus, digo imitar, porque não tem poderes para se igualar ao verdadeiro. Certamente fará uso de mãos humanas para aumentar a sua gloria.
- Como?
- Não admire, quando um dia, todos os canais de TV e radio de todo o mundo, ao mesmo tempo, interromperem suas programações normais para anunciar o grande acontecimento, da vinda do grande rei como anjo de luz. Que o verão vir pela TV, porque o falso cristo não tem poderes para aparecer nas nuvens do céu a todo o mundo e ao mesmo tempo.
- Com a vinda do falso cristo o que vai mudar?
-Haverá um alvoroço sobre toda a terra, pensando que este seja o esperado messias. Ele prometerá eterna felicidade para todos, todos terão a promessa de serem ricos e sadios, vai prometer uma paz justa e duradoura, e que este mundo será o novo paraíso.
- Mas todos serem ricos e sadios não é uma boa?
- Seria a melhor coisa deste mundo, mas ficará só em promessas, porque nada disso irá acontecer.
- Quem sabe ele vai cumprir o que promete.
- Jesus disse que não. Em Mateus 24; 23a27 diz.; Então se alguém vos disser, Eis que o cristo está aqui, ou ali, não lhe deis credito. Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais, e prodígios que se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que eu vo-lo tenho predito. Portanto, se vos disserem; Eis que ele está no deserto, não saiais, eis que está no interior da casa não acrediteis. Porque assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente. Assim será também a vinda do Filho do Homem.
- Os dois pregam reinos diferentes?
-O primeiro, o falso, vem para tentar estabelecer seu reino aqui na terra, prometendo o terceiro milênio de paz e felicidade sem ressuscitar alguém, prometerá uma mudança para os que estiverem vivos por ocasião da sua vinda, sem mexer com os mortos, porque ele não tem poderes para dar vida a alguém que já morreu. Ele imporá as suas leis como condições para o cumprimento das promessas, e essas leis contradizem a lei de Deus.
O segundo, ( o verdadeiro) virá com todos os anjos e na gloria do Pai buscar o Seu povo para leva-los ao céu. Paulo em I tessalonicenses 4; 13 a 17diz: Irmãos, não quero que sejais ignorantes, acerca do que já dormem, para não vos entristecerdes como os outros que não tem esperança.
Se crermos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também os que morreram em Jesus, Deus há de leva-los até o céu em Sua companhia. Pois, isto vos declaro, segundo a palavra do Senhor; que os vivos, os que ainda estiverem aqui para a vinda do Senhor, não passaremos a frente dos que morreram.
Quando o Senhor, ao sinal dado, a voz do arcanjo e ao som da trombeta divina, descer do céu, então os mortos em Cristo, ressuscitarão primeiro, em seguida, nós os vivos, que estivermos lá, seremos arrebatados com eles nas nuvens para o encontro com o Senhor nos ares.
Paulo diz, que nosso encontro com Jesus não será na terra, e sim nos ares. Esse será um dos grandes sinais. Jesus vem buscar os seus, e os levará para a morada que Ele já preparou. Em Apocalipse 7;9a17 João viu (em visão) a grande multidão a qual ninguém podia contar, de todas as nações, tribos e povos, que estavam diante do trono e perante o cordeiro(Jesus) E todos os anjos estavam ao redor do trono de Deus.
- Mas essa promessa é difícil de entender porque isso nunca aconteceu antes. É mais fácil acreditar na promessa do falso Jesus que promete restaurar por mil anos o nosso planeta.
Por isso muitos milhões e milhões irão se perder porque não possuem fé para aceitar as palavras da bíblia. O mesmo aconteceu no tempo do dilúvio, ninguém acreditou nas advertências de Noé porque nunca tinha chovido antes, mesmo assim; o dilúvio veio e consumiu a todos. Assim acontecerá com a vinda de Jesus.
- Os que forem com Jesus vão fazer o que no céu?
- Em apocalipse 20; 4 a 6 o apostolo João nos diz;” E vi tronos e assentaram-se sobre eles, e foi -lhes dado o poder de julgar e vi aqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. Também o apostolo Paulo, confirma em I Coríntios 6; 2 e 3; “ Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta terra.
- Esta terra ainda vai ser restaurada?
- Durante os mil anos, os santos estarão no céu, e os ímpios estarão todos mortos aqui na terra, até completar esse tempo. Então Cumprir-se-á a promessa de Pedro que diz: em II Pedro 3;13, diz:”Mas nós segundo a sua promessa aguardamos novos céus e nova terra em que habita justiça.” Em Isaías 65;17 diz; Porque eis que crio novos céus e nova terra, e não haverá lembrança das cousas passadas, nem mais se recordarão”.
- Como voltarão as pessoas a esta terra?.
- Os santos habitarão nos céus, por mil anos. Após este período, Deus fará descer á santa cidade chamada a nova Jerusalém, que tem um quadrado de doze mil estádios, (600 quilômetros de cada lado). Digamos que seja um pequeno planetóide que virá a esta terra, e dentro dela virão todos os santos que mil anos antes haviam subido com Jesus. Apocalipse 21: 2 diz: E eu João vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para seu marido.
- Esta cidade será a capital da terra que será restaurada?
- Sim; Zacarias 14; fala-nos que o monte das oliveiras será fendido por um terremoto, onde se fará um vale muito grande, e a cidade a nova Jerusalém será incrustada nesse vale. A nova Jerusalém, depois de descer a esta terra será a capital, e o centro do mundo. E o trono de Deus estará nela. Apocalipse 21: 3e4 diz: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, e será o seu Deus. E Deus limpará toda a lagrima dos seus olhos e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque as primeiras cousas são passadas.
- Bem, amigo, agora minha preocupação não é o que vai acontecer, mas onde, ou de que lado estarei quando Jesus voltar.
Amigo leitor; Talvez nunca parastes para pensar no dia do amanhã. Fugir da verdade, não há para onde. Um dia todos vamos comparecer perante o tribunal divino. É melhor entrarmos hoje em uma aliança com Ele. A eternidade é boa demais para ser desprezada. Deus te ama. Faça também a tua escolha, e prepara-te para te encontrares com o maravilhoso amigo, que é Jesus.
Comentários