Ernesto K. Menslin
Na parábola do Rico e Lázaro a grande maioria de cristãos procuram uma muleta para as suas crenças na imortalidade da alma. Segundo seus ensinos; há dois caminhos. Um leva os bem-aventurados para as eternas delicias, que na parábola é representada como o seio de Abraão. O outro conduz para um lugar trágico todos aqueles que não se prepararam para uma vida melhor.
Esse lugar é representado na parábola, com nome de inferno, onde viverão e sofrerão por toda a eternidade as agruras do fogo eterno.
Esta é uma doutrina pagã que foi introduzida na igreja cristã nos primórdios dias do cristianismo em Roma, e a maioria das igrejas que se considera cristã se contaminou com essa heresia.
No decorrer deste estudo veremos que Jesus ao relatar a parábola tinha por objetivo ensinar uma verdade bem diferente da que está sendo propagada por cristãos mesclados com o paganismo.
A parábola traduz com fidelidade a história deste mundo com seus dois caminhos representado por seus personagens.
O rico vive uma vida de largueza com todas as regalias que o mundo lhe oferece, segue pelo caminho largo até o fim da vida, para então receber a recompensa por seus anos mal vividos que é sofrimento e morte.
Lázaro, um sofredor que caminha pelo caminho estreito entre pedregais e espinhos culminando com os portais eternos, alcançando os píncaros da felicidade e da glória eterna.
Em Lucas 16;19 a 31. Jesus contou a parábola do Rico e Lázaro dizendo; Ora, havia um certo homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalados e esplendidamente.
Havia também um certo mendigo chamado. .Lazaro, que jazia cheio de chagas á porta daquele. E desejava alimentar-se das migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães lambiam-lhe as chagas. E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão.
E morreu também o rico, e foi sepultado. E no hades ( inferno) ergueu os olhos, estando em tormentos viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E clamando, disse; Pai Abraão tem misericórdia de mim e manda a Lazaro que molhe na água a ponta de seu dedo e me refresque a língua porque estou atormentado nesta chama.
Disse, porém, Abraão; Filho lembra-te de que recebestes os teus bens em tua vida, e Lazaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que, os que quisessem passar daqui para vós, não poderiam, nem tampouco os de lá para cá
ANALIZEMOS A PRIMEIRA PARTE DA PARÁBOLA
Para entender a mensagem que Jesus pregou, é preciso conhecer vários pontos essenciais da bíblia.
Ponto um; Jesus usou os dois personagens, rico e Lázaro para representar duas classes de pessoas, os bons e os maus.
Ponto dois; È preciso conhecer o verdadeiro significado do inferno aqui relatado.
Ponto três; O que é seio de Abraão no qual Lazaro se achava.
Ponto quatro; E qual o fogo que atormentava o rico.
Jesus apresentou os dois caminhos, mas omitiu o fator tempo entre á morte de ambos e suas respectivas recompensas. Simplesmente expôs o fim e a recompensa de cada um.
A parábola diz respeito a todos nós, enquanto vivermos aqui nesta terra, somos personagens da parábola, construímos nosso destino. Alguns se preparam como Lazaro e outros como o rico. Não é necessário que sejamos mendigos e nem viver enferidado.
Não receberemos a recompensa logo ao morrer, mas será na volta de Jesus. Quando Ele voltar levará os Lázaros para o seio de Abraão, que é o lar das bem aventuranças.
Em Mat. 24; 30 e 31diz; Então aparecerá no céu o sinal do filho do homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o filho do homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande gloria. E Ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.
O Lázaro da parábola também está incluido nesses escolhidos. Quando morreu foi sepultado, mas Jesus omitiu o tempo em que ele está morto, dando ênfase a ressurreição.
Em 1 tess. 4; 13 em diante diz; Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem ( mortos) para que não vos entristeçais como os demais que não tem esperança.
Porque se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com Ele. Dizemo-vos, pois, pela palavra do Senhor; que nós os que ficarmos vivos, não precederemos os que dormem.
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido e voz de arcanjo e com a trombeta de Deus, e os que morreram em cristo ressuscitarão primeiro. Depois, nós os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens a encontrar o Senhor nos ares.
Foi exatamente esse o ponto de referência que Jesus apresentou a respeito de Lázaro. Ele abordou na parábola o fim que o espera, que será levado pelos anjos para o seio de Abraão, que não é nada mais do que ser recebido na presença de Deus.
Se os anjos tivessem levado Lázaro logo após a sua morte ao céu ele não poderia ressuscitar por ocasião da vinda de Jesus, e se todos os que são representados pelo Lazaro forem logo após a morte ao céu então não haverá ninguém a ser ressuscitado em Sua vinda.
Quanto ao rico; Jesus disse que foi sepultado, não foi para o céu, e nem foi para o inferno de fogo, mas para a sepultura, onde ficará morto aqui na Terra. IIPed: 3:7 diz; Mas os céus que agora existem e a terra pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios.
O Lazaro também foi sepultado, com uma diferença; ele descansa com esperança no sono da morte temporária, enquanto que o rico juntamente com todos os ímpios permanece morto até o juízo de Deus que acontecerá após a volta de Jesus, para então serem ressuscitados e condenados.
Em Apoc. 20;5 diz; Os restantes dos mortos não ressuscitaram até que se completassem os mil anos.
Após os ímpios serem ressuscitados, verão a nova Jerusalém á distância, mas não poderão entrar, porque esta é a morada que Jesus, na parábola chama de seio de Abraão, o lar de Lazaro e de todos os santos.
O rico que representa todos os ímpios verão os salvos a distância, e por não poderem participar deste paraíso procurarão invadi-la a força. Em Apoc. 20; 7 em diante diz; Quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto de sua prisão, e sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue afim de reuni-los para a batalha. O numero desses é como a areia do mar.
Marcharam então pela superfície da terra e sitiaram o acampamento dos santos e a cidade querida, desceu, porém, fogo do céu e os consumiu a todos.
Este é o momento da parábola em que Jesus mencionou o desespero do rico, que se achava atormentado na chama do fogo vindo do céu, pediu que Lazaro molhasse a ponta do seu dedo e refrescasse a língua dele.
O rico olhava para a santa cidade e via a Lazaro gozando a paz em Deus, mas, ele participar será impossível, já era tarde ele fizera a sua escolha, não haverá mais nada que esperar.
Jesus também deixou claro que esse encontro a distância seria depois da ressurreição das duas classes, porque segundo a parábola, eram humanos, com seus corpos, porque tinham dedos para molhar e língua que ansiava por um pouco de água para refresca-la.
Em Luc. 24;39 Jesus diz que um espírito não tem carne nem ossos. Os corpos dos salvos também serão ressuscitados e glorificados, mas continua sendo corpos. Si Lazaro ou o rico depois de ressuscitados fossem espíritos, não haveria condições de os dedos de Lazaro refrescar com água a língua do rico.
ANALIZEMOS O PONTO DOIS.
O que confunde a muitos é não conhecer o verdadeiro significado da palavra inferno.
No principio da era cristã, os tradutores para o português traduziram o lugar dos mortos que no hebraico do antigo testamento aplica a palavra sheol, e na septuaginta do grego é hades, fizeram uso da palavra; inferno. Foi uma tradução infeliz. Qualquer estudioso da bíblia logo descobre esse erro, porque confunde pelas muitas aplicações do inferno. Para melhor entender vamos exemplificar.
Segundo a bíblia os santos e os ímpios ao morrerem vão para um mesmo lugar
Em salmos 16;9 e 10, fala de Jesus; Portanto, está alegre o meu coração e se regozija a minha gloria. Também a minha carne repousará segura, pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu santo veja corrupção. Sem sombra de duvidas, esse verso fala da morte de Jesus, indo descansar na sepultura para depois ressuscitar em corpo glorificado.
Em sal. 9;17 fala dos ímpios; Os perversos serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus.
Ao comparar os textos vemos que, tanto Jesus como os ímpios descansam em um mesmo lugar. Se fosse um inferno de fogo como castigo, certamente seria uma contradição de Jesus estar junto com os ímpios, mas a bíblia fala do lugar de repouso durante a morte.
Há esperança para os que se acham no inferno?Sim. Atos 2; 31 e 32 diz; Previu e falou a respeito da ressurreição de Cristo que ele não foi abandonado no inferno, nem viu a sua carne a corrupção. A esse Jesus, Deus O ressuscitou, fato de que todos somos testemunhas. Enquanto Ele morto Se achava no inferno (sepultura) Ao ressuscitar deixou o lugar dos mortos.
Em Oséias 13;14 diz; Da mão do inferno os remirei; da morte os recuperarei. Onde estão os teus aguilhões ó morte. Onde está a tua qualidade destrutiva Ò inferno?
Com estas passagens a doutrina pagã do inferno não tem consistência, é obvio que um dia todos os mortos (tanto justos como os ímpios) deixarão este lugar, (sepultura) alguns para a vida e outros para a destruição final.
Jesus confirma com palavras inequívocas em João 5;28 e 29 diz; Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida, e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação. Todos os mortos estão na sepultura, tanto bons como maus, até o dia em que Jesus vir para separa-los.
PARA A GEENA TAMBÉM APLICAM A PALAVRA INFERNO.
O que é geena? E onde está? No vale de hinón, perto de Jerusalém. Salomão construiu um altar para o deus moloque. Muitos Israelitas aderiram a estes ritos, sacrificando seus próprios filhos a moloque.
Muito tempo depois jogaram neste lugar o lixo da cidade. A montanha de lixo se tornou um empecilho, resolveram atear fogo e continuou sendo o lixão da cidade.
Todos os dias traziam mais lixo, também as carcaças de animais mortos, e corpos de bandidos que eram mortos, (o bandido executado não era enterrado) também era jogado nesse lixão. Esse local chamaram de geena. No tempo de Jesus ainda continuou esse fogo porque todos os dias traziam o lixo da cidade para a geena.
Jesus estava bem familiarizado com esse lixão. Por isso Jesus advertiu em Mar; 9; 43 a 46 dizendo; Se a tua mão te fizer tropeçar, corta-a, melhor te é entrares na vida aleijado do que ires com as duas mãos para a geena ( inferno) para o fogo inextinguível. Onde não lhes morre o verme nem o fogo se apaga. Se o teu pé te faz tropeçar, corta-o melhor é entrares na vida, aleijado do que tendo os dois pés, seres lançados no inferno, onde não lhes morre o bicho, nem o fogo se apaga.
Ainda nos dias de hoje é comum passar perto de algum lixão da cidade e ver os detritos se queimarem, logo sentimos o mau cheiro que exala dos cadáveres de animais que o fogo não alcançou, e os bichos (vermes) devoram. Por isso Jesus disse; O fogo não se apaga e o bicho não morre. È certo que os dois ladrões que morreram na cruz também foram lançados na geena. Se José de Arimateia e Nicodemos não tivessem providenciado uma sepultura digna para Jesus, Eles também o teriam jogado na geena.
A geena é o lugar onde há fogo porque é um lixão. Mas na bíblia há inferno que é de água. Jonas 2;2. diz; Na minha angustia clamei ao Senhor e Ele me respondeu; do ventre do inferno gritei e tu ouviste a minha voz. Jonas sentiu a morte vir a qualquer instante porque se achava em um inferno como uma sepultura, e não se achou em lugar de fogo, mas na boca de um grande peixe e, este dentro do mar.
O INFERNO (SEOL) SEMPRE É DE MORTOS E NÃO DE VIVOS.
Ecle.9;5,diz; Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem de coisa nenhuma, nem tampouco tem eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram para sempre, não tem eles, parte em cousa alguma do que se faz debaixo do sol.
O verso 10, diz; Tudo quanto te vier a mão para fazer faze-o conforme as tuas forças, porque no inferno (além), para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento nem sabedoria alguma.
A doutrina pagã ensina que o inferno é o reino de Satanás e atormenta com dores atrozes a todos que não forem aceitos no céu, portanto, de vivos.
Ali é lugar só de mortos e Satanás não se encontra nesse lugar porque ele está vivo. Em Jó 1;6e 7 diz: Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se ao Senhor, veio também Satanás entre eles. Então perguntou o Senhor a Satanás; Donde vens? Satanás respondeu ao Senhor e disse; De rodear a terra e passear por ela.
Nesta passagem conclui-se que Satanás não está confinado no inferno de fogo segundo a tradição ensina, mas passeia pela terra.
Para concluir a lista de contradições do inferno, vamos ainda ler em Apoc.20; 12 a 15, onde apresenta o juízo final.
Depois da ressurreição dos ímpios, foi o ponto alto que Jesus relatou na parábola, do estado desesperador do rico que pediu para Lazaro molhar a sua língua que se achava em fogo, diz; Vi também os mortos, grandes e pequenos, postos em pé diante do trono.
Então se abriram os livros. Ainda outro livro, o livro da vida, foi aberto. E os mortos foram julgados segundo as suas obras, conforme se achava escrito nos livros.
Deu o mar os seus mortos que nele havia. A morte e o inferno além entregaram os que neles havia. E foram julgados um por um segundo as suas obras.
Então a morte e o inferno(além) foram lançados para dentro do lago de fogo. E se alguém não foi achado inscrito no livro da vida, esse foi lançado no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
O lago de fogo:Aqui está uma das grandes contradições. Como o inferno pode ser um lugar de fogo se ele mesmo será lançado no lago de fogo?
O lago de fogo será a destruição final, este se alastrará por toda a terra então todos os pecadores, inclusive Satanás será queimado.
Cada um segundo as suas obras, alguns demoram mais outros menos para morrerem, cada um conforme seu merecimento. Satanás será o ultimo a morrer, porque foi o causador de todos os males.
Em Mal 4;1 a 3 diz; Pois eis que vem o dia e arde como fornalha. Todos os soberbos e todos os que cometem perversidade serão como o restolho; o dia que vem os abrasará diz o Senhor dos exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo. Mas para vós que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas, saireis como bezerros soltos das estrebarias.
E pisareis os ímpios, porque se farão cinzas debaixo da planta de vossos pés. Naquele dia que prepararei diz o Senhor dos exércitos.
A raiz, e os ramos serão queimados. Satanás é a raiz, e os ímpios são os ramos, juntamente serão consumidos.
Tornar-se-ão em cinzas, inclusive o rico da parábola que Jesus apresentou no momento que ele se achava em agonia pedindo que Lazaro viesse refrescar a língua dele.
Continuaremos com a narração da parábola. Em Lucas 16 do verso 27 em diante. Jesus transporta a narrativa para o presente, quando o rico pede que mande avisar sua família para que viva uma vida diferente, e não venham a ter parte na destruição do juízo final.
Jesus adverte a todos com a resposta de que, si não crerem nas escrituras, também não creriam, ainda que alguém dos mortos ressuscitasse, ou um anjo descesse para adverti-los.
A parábola do rico e Lazaro é um ponto de apoio para os que crêem em um inferno de fogo eterno. Mas na bíblia essa doutrina não tem consistência. Porque é uma doutrina pagã. Essa penetrou bem no principio da era cristã, e os primitivos tradutores que abraçaram essa doutrina, procuraram um ponto de apoio para suas crenças.
Hoje os modernos tradutores têm melhorado em muito as traduções, substituindo a palavra inferno por outras mais apropriadas ao texto, mas, há ainda muito por fazer. Os lideres de igrejas tradicionais não crêem mais no tal inferno de fogo eterno, que os pais das igrejas introduziram em suas doutrinas. Mas, preferem se calar para não abalar os fundamentos de suas doutrinas e confundir a mente dos seus súditos que por tantos anos convivem com o tal inferno.
Na parábola do Rico e Lázaro a grande maioria de cristãos procuram uma muleta para as suas crenças na imortalidade da alma. Segundo seus ensinos; há dois caminhos. Um leva os bem-aventurados para as eternas delicias, que na parábola é representada como o seio de Abraão. O outro conduz para um lugar trágico todos aqueles que não se prepararam para uma vida melhor.
Esse lugar é representado na parábola, com nome de inferno, onde viverão e sofrerão por toda a eternidade as agruras do fogo eterno.
Esta é uma doutrina pagã que foi introduzida na igreja cristã nos primórdios dias do cristianismo em Roma, e a maioria das igrejas que se considera cristã se contaminou com essa heresia.
No decorrer deste estudo veremos que Jesus ao relatar a parábola tinha por objetivo ensinar uma verdade bem diferente da que está sendo propagada por cristãos mesclados com o paganismo.
A parábola traduz com fidelidade a história deste mundo com seus dois caminhos representado por seus personagens.
O rico vive uma vida de largueza com todas as regalias que o mundo lhe oferece, segue pelo caminho largo até o fim da vida, para então receber a recompensa por seus anos mal vividos que é sofrimento e morte.
Lázaro, um sofredor que caminha pelo caminho estreito entre pedregais e espinhos culminando com os portais eternos, alcançando os píncaros da felicidade e da glória eterna.
Em Lucas 16;19 a 31. Jesus contou a parábola do Rico e Lázaro dizendo; Ora, havia um certo homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalados e esplendidamente.
Havia também um certo mendigo chamado. .Lazaro, que jazia cheio de chagas á porta daquele. E desejava alimentar-se das migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães lambiam-lhe as chagas. E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão.
E morreu também o rico, e foi sepultado. E no hades ( inferno) ergueu os olhos, estando em tormentos viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E clamando, disse; Pai Abraão tem misericórdia de mim e manda a Lazaro que molhe na água a ponta de seu dedo e me refresque a língua porque estou atormentado nesta chama.
Disse, porém, Abraão; Filho lembra-te de que recebestes os teus bens em tua vida, e Lazaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que, os que quisessem passar daqui para vós, não poderiam, nem tampouco os de lá para cá
ANALIZEMOS A PRIMEIRA PARTE DA PARÁBOLA
Para entender a mensagem que Jesus pregou, é preciso conhecer vários pontos essenciais da bíblia.
Ponto um; Jesus usou os dois personagens, rico e Lázaro para representar duas classes de pessoas, os bons e os maus.
Ponto dois; È preciso conhecer o verdadeiro significado do inferno aqui relatado.
Ponto três; O que é seio de Abraão no qual Lazaro se achava.
Ponto quatro; E qual o fogo que atormentava o rico.
Jesus apresentou os dois caminhos, mas omitiu o fator tempo entre á morte de ambos e suas respectivas recompensas. Simplesmente expôs o fim e a recompensa de cada um.
A parábola diz respeito a todos nós, enquanto vivermos aqui nesta terra, somos personagens da parábola, construímos nosso destino. Alguns se preparam como Lazaro e outros como o rico. Não é necessário que sejamos mendigos e nem viver enferidado.
Não receberemos a recompensa logo ao morrer, mas será na volta de Jesus. Quando Ele voltar levará os Lázaros para o seio de Abraão, que é o lar das bem aventuranças.
Em Mat. 24; 30 e 31diz; Então aparecerá no céu o sinal do filho do homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o filho do homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande gloria. E Ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.
O Lázaro da parábola também está incluido nesses escolhidos. Quando morreu foi sepultado, mas Jesus omitiu o tempo em que ele está morto, dando ênfase a ressurreição.
Em 1 tess. 4; 13 em diante diz; Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem ( mortos) para que não vos entristeçais como os demais que não tem esperança.
Porque se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com Ele. Dizemo-vos, pois, pela palavra do Senhor; que nós os que ficarmos vivos, não precederemos os que dormem.
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido e voz de arcanjo e com a trombeta de Deus, e os que morreram em cristo ressuscitarão primeiro. Depois, nós os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens a encontrar o Senhor nos ares.
Foi exatamente esse o ponto de referência que Jesus apresentou a respeito de Lázaro. Ele abordou na parábola o fim que o espera, que será levado pelos anjos para o seio de Abraão, que não é nada mais do que ser recebido na presença de Deus.
Se os anjos tivessem levado Lázaro logo após a sua morte ao céu ele não poderia ressuscitar por ocasião da vinda de Jesus, e se todos os que são representados pelo Lazaro forem logo após a morte ao céu então não haverá ninguém a ser ressuscitado em Sua vinda.
Quanto ao rico; Jesus disse que foi sepultado, não foi para o céu, e nem foi para o inferno de fogo, mas para a sepultura, onde ficará morto aqui na Terra. IIPed: 3:7 diz; Mas os céus que agora existem e a terra pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios.
O Lazaro também foi sepultado, com uma diferença; ele descansa com esperança no sono da morte temporária, enquanto que o rico juntamente com todos os ímpios permanece morto até o juízo de Deus que acontecerá após a volta de Jesus, para então serem ressuscitados e condenados.
Em Apoc. 20;5 diz; Os restantes dos mortos não ressuscitaram até que se completassem os mil anos.
Após os ímpios serem ressuscitados, verão a nova Jerusalém á distância, mas não poderão entrar, porque esta é a morada que Jesus, na parábola chama de seio de Abraão, o lar de Lazaro e de todos os santos.
O rico que representa todos os ímpios verão os salvos a distância, e por não poderem participar deste paraíso procurarão invadi-la a força. Em Apoc. 20; 7 em diante diz; Quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto de sua prisão, e sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue afim de reuni-los para a batalha. O numero desses é como a areia do mar.
Marcharam então pela superfície da terra e sitiaram o acampamento dos santos e a cidade querida, desceu, porém, fogo do céu e os consumiu a todos.
Este é o momento da parábola em que Jesus mencionou o desespero do rico, que se achava atormentado na chama do fogo vindo do céu, pediu que Lazaro molhasse a ponta do seu dedo e refrescasse a língua dele.
O rico olhava para a santa cidade e via a Lazaro gozando a paz em Deus, mas, ele participar será impossível, já era tarde ele fizera a sua escolha, não haverá mais nada que esperar.
Jesus também deixou claro que esse encontro a distância seria depois da ressurreição das duas classes, porque segundo a parábola, eram humanos, com seus corpos, porque tinham dedos para molhar e língua que ansiava por um pouco de água para refresca-la.
Em Luc. 24;39 Jesus diz que um espírito não tem carne nem ossos. Os corpos dos salvos também serão ressuscitados e glorificados, mas continua sendo corpos. Si Lazaro ou o rico depois de ressuscitados fossem espíritos, não haveria condições de os dedos de Lazaro refrescar com água a língua do rico.
ANALIZEMOS O PONTO DOIS.
O que confunde a muitos é não conhecer o verdadeiro significado da palavra inferno.
No principio da era cristã, os tradutores para o português traduziram o lugar dos mortos que no hebraico do antigo testamento aplica a palavra sheol, e na septuaginta do grego é hades, fizeram uso da palavra; inferno. Foi uma tradução infeliz. Qualquer estudioso da bíblia logo descobre esse erro, porque confunde pelas muitas aplicações do inferno. Para melhor entender vamos exemplificar.
Segundo a bíblia os santos e os ímpios ao morrerem vão para um mesmo lugar
Em salmos 16;9 e 10, fala de Jesus; Portanto, está alegre o meu coração e se regozija a minha gloria. Também a minha carne repousará segura, pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu santo veja corrupção. Sem sombra de duvidas, esse verso fala da morte de Jesus, indo descansar na sepultura para depois ressuscitar em corpo glorificado.
Em sal. 9;17 fala dos ímpios; Os perversos serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus.
Ao comparar os textos vemos que, tanto Jesus como os ímpios descansam em um mesmo lugar. Se fosse um inferno de fogo como castigo, certamente seria uma contradição de Jesus estar junto com os ímpios, mas a bíblia fala do lugar de repouso durante a morte.
Há esperança para os que se acham no inferno?Sim. Atos 2; 31 e 32 diz; Previu e falou a respeito da ressurreição de Cristo que ele não foi abandonado no inferno, nem viu a sua carne a corrupção. A esse Jesus, Deus O ressuscitou, fato de que todos somos testemunhas. Enquanto Ele morto Se achava no inferno (sepultura) Ao ressuscitar deixou o lugar dos mortos.
Em Oséias 13;14 diz; Da mão do inferno os remirei; da morte os recuperarei. Onde estão os teus aguilhões ó morte. Onde está a tua qualidade destrutiva Ò inferno?
Com estas passagens a doutrina pagã do inferno não tem consistência, é obvio que um dia todos os mortos (tanto justos como os ímpios) deixarão este lugar, (sepultura) alguns para a vida e outros para a destruição final.
Jesus confirma com palavras inequívocas em João 5;28 e 29 diz; Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida, e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação. Todos os mortos estão na sepultura, tanto bons como maus, até o dia em que Jesus vir para separa-los.
PARA A GEENA TAMBÉM APLICAM A PALAVRA INFERNO.
O que é geena? E onde está? No vale de hinón, perto de Jerusalém. Salomão construiu um altar para o deus moloque. Muitos Israelitas aderiram a estes ritos, sacrificando seus próprios filhos a moloque.
Muito tempo depois jogaram neste lugar o lixo da cidade. A montanha de lixo se tornou um empecilho, resolveram atear fogo e continuou sendo o lixão da cidade.
Todos os dias traziam mais lixo, também as carcaças de animais mortos, e corpos de bandidos que eram mortos, (o bandido executado não era enterrado) também era jogado nesse lixão. Esse local chamaram de geena. No tempo de Jesus ainda continuou esse fogo porque todos os dias traziam o lixo da cidade para a geena.
Jesus estava bem familiarizado com esse lixão. Por isso Jesus advertiu em Mar; 9; 43 a 46 dizendo; Se a tua mão te fizer tropeçar, corta-a, melhor te é entrares na vida aleijado do que ires com as duas mãos para a geena ( inferno) para o fogo inextinguível. Onde não lhes morre o verme nem o fogo se apaga. Se o teu pé te faz tropeçar, corta-o melhor é entrares na vida, aleijado do que tendo os dois pés, seres lançados no inferno, onde não lhes morre o bicho, nem o fogo se apaga.
Ainda nos dias de hoje é comum passar perto de algum lixão da cidade e ver os detritos se queimarem, logo sentimos o mau cheiro que exala dos cadáveres de animais que o fogo não alcançou, e os bichos (vermes) devoram. Por isso Jesus disse; O fogo não se apaga e o bicho não morre. È certo que os dois ladrões que morreram na cruz também foram lançados na geena. Se José de Arimateia e Nicodemos não tivessem providenciado uma sepultura digna para Jesus, Eles também o teriam jogado na geena.
A geena é o lugar onde há fogo porque é um lixão. Mas na bíblia há inferno que é de água. Jonas 2;2. diz; Na minha angustia clamei ao Senhor e Ele me respondeu; do ventre do inferno gritei e tu ouviste a minha voz. Jonas sentiu a morte vir a qualquer instante porque se achava em um inferno como uma sepultura, e não se achou em lugar de fogo, mas na boca de um grande peixe e, este dentro do mar.
O INFERNO (SEOL) SEMPRE É DE MORTOS E NÃO DE VIVOS.
Ecle.9;5,diz; Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem de coisa nenhuma, nem tampouco tem eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram para sempre, não tem eles, parte em cousa alguma do que se faz debaixo do sol.
O verso 10, diz; Tudo quanto te vier a mão para fazer faze-o conforme as tuas forças, porque no inferno (além), para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento nem sabedoria alguma.
A doutrina pagã ensina que o inferno é o reino de Satanás e atormenta com dores atrozes a todos que não forem aceitos no céu, portanto, de vivos.
Ali é lugar só de mortos e Satanás não se encontra nesse lugar porque ele está vivo. Em Jó 1;6e 7 diz: Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se ao Senhor, veio também Satanás entre eles. Então perguntou o Senhor a Satanás; Donde vens? Satanás respondeu ao Senhor e disse; De rodear a terra e passear por ela.
Nesta passagem conclui-se que Satanás não está confinado no inferno de fogo segundo a tradição ensina, mas passeia pela terra.
Para concluir a lista de contradições do inferno, vamos ainda ler em Apoc.20; 12 a 15, onde apresenta o juízo final.
Depois da ressurreição dos ímpios, foi o ponto alto que Jesus relatou na parábola, do estado desesperador do rico que pediu para Lazaro molhar a sua língua que se achava em fogo, diz; Vi também os mortos, grandes e pequenos, postos em pé diante do trono.
Então se abriram os livros. Ainda outro livro, o livro da vida, foi aberto. E os mortos foram julgados segundo as suas obras, conforme se achava escrito nos livros.
Deu o mar os seus mortos que nele havia. A morte e o inferno além entregaram os que neles havia. E foram julgados um por um segundo as suas obras.
Então a morte e o inferno(além) foram lançados para dentro do lago de fogo. E se alguém não foi achado inscrito no livro da vida, esse foi lançado no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
O lago de fogo:Aqui está uma das grandes contradições. Como o inferno pode ser um lugar de fogo se ele mesmo será lançado no lago de fogo?
O lago de fogo será a destruição final, este se alastrará por toda a terra então todos os pecadores, inclusive Satanás será queimado.
Cada um segundo as suas obras, alguns demoram mais outros menos para morrerem, cada um conforme seu merecimento. Satanás será o ultimo a morrer, porque foi o causador de todos os males.
Em Mal 4;1 a 3 diz; Pois eis que vem o dia e arde como fornalha. Todos os soberbos e todos os que cometem perversidade serão como o restolho; o dia que vem os abrasará diz o Senhor dos exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo. Mas para vós que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas, saireis como bezerros soltos das estrebarias.
E pisareis os ímpios, porque se farão cinzas debaixo da planta de vossos pés. Naquele dia que prepararei diz o Senhor dos exércitos.
A raiz, e os ramos serão queimados. Satanás é a raiz, e os ímpios são os ramos, juntamente serão consumidos.
Tornar-se-ão em cinzas, inclusive o rico da parábola que Jesus apresentou no momento que ele se achava em agonia pedindo que Lazaro viesse refrescar a língua dele.
Continuaremos com a narração da parábola. Em Lucas 16 do verso 27 em diante. Jesus transporta a narrativa para o presente, quando o rico pede que mande avisar sua família para que viva uma vida diferente, e não venham a ter parte na destruição do juízo final.
Jesus adverte a todos com a resposta de que, si não crerem nas escrituras, também não creriam, ainda que alguém dos mortos ressuscitasse, ou um anjo descesse para adverti-los.
A parábola do rico e Lazaro é um ponto de apoio para os que crêem em um inferno de fogo eterno. Mas na bíblia essa doutrina não tem consistência. Porque é uma doutrina pagã. Essa penetrou bem no principio da era cristã, e os primitivos tradutores que abraçaram essa doutrina, procuraram um ponto de apoio para suas crenças.
Hoje os modernos tradutores têm melhorado em muito as traduções, substituindo a palavra inferno por outras mais apropriadas ao texto, mas, há ainda muito por fazer. Os lideres de igrejas tradicionais não crêem mais no tal inferno de fogo eterno, que os pais das igrejas introduziram em suas doutrinas. Mas, preferem se calar para não abalar os fundamentos de suas doutrinas e confundir a mente dos seus súditos que por tantos anos convivem com o tal inferno.
Comentários
O seu blog é muito interessante,principalmente a Parábola do Rico e de Lázaro!
Parabéns!