NÃO ESTAMOS DEBAIXO DA LEI, MAS DEBAIXO DA GRAÇA

Ernesto K Menslin

Entre as igrejas cristãs ha muita controversia sobre a lei e a graça que confunde muitos corações sinceros, mas a palavra de Deus não deixa ninguem no engano. É preciso entrar nela com um coração sincero e sem preconceito e tudo se esclarecerá.
A lei é o padrão divino entre o bem e o mal. Digamos; a espinha dorsal de tudo o que existe, não há nada que coloquemos a mão para fazer, que não haja uma diretriz para faze-lo. Exemplo;
Para construir um automóvel, antes de por a mão a massa, os engenheiros se debruçam dias e noites sobre a mesa, para traçar o desenho do carro, cuidando de todos os detalhes para nada sair errado, essas, são leis básicas a serem obedecidas.
Imaginem, se os engenheiros se esquecessem do tanque do combustível, será que o motor do carro irá funcionar?
O mesmo se dá com o ser humano. Deus planejou o homem á sua semelhança. Ele o criou perfeito, assim como é perfeito o automóvel no patamar humano.
Eles não se esqueceram da direção, para o carro não sair da rota desejada. Nem o pedal do freio, para faze-lo parar quando é preciso. Deus estabeleceu a lei moral dos dez mandamentos para direcionar o homem no caminho certo.
O homem nem sempre obedece, e continua na velocidade desenfreada, porque não quer se sujeitar as leis do seu Criador divino. Quando esbarramos nas conseqüências do pecado, ficamos moralmente e muitas das vezes, fisicamente machucados.
Quando acontece uma trombada com o carro, os homens o jogam no ferro velho.
Com Deus é diferente, Ele estende-nos a graça porque nos ama, Ele vem curar as feridas. Em Mat; 1;21 diz que o nome Dele será Jesus, porque salvará os homens dos pecados deles. Em 1 João 2;1. diz; Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis, mas. Se, todavia, alguém pecar, temos um advogado junto ao Pai, Jesus Cristo o justo.
Agora surge a pergunta? O que é graça? Graça é um dom imerecido, é o manto de justiça com o qual Jesus nos cobre mesmo nós sendo ainda pecadores.
O verso acima poderia ser traduzido da seguinte maneira. Filhinhos meus, eu vos escrevo, que procurem fazer o possível de não transgredir os mandamentos de Deus, para não sofrer as conseqüências que o pecado acarreta. Porque sofrer, se podes evitar a dor?
Jesus está pronto para te ajudar, Ele veio para te salvar dos teus pecados e te livrar da condenação final do dia do juízo, também quer te ensinar a caminhar pelo caminho do bem, para um viver mais feliz aqui na terra.
Em I João 3; 2 a 6. diz; Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser; Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque haveremos de vê-lo como Ele é. Todo aquele que tem essa esperança, se purifica a si mesmo assim como ele é puro.
Esta passagem já ascende uma luz no fundo do túnel para o pecador. Algum dia poderemos morar com Jesus, porém, nos adverte, aquele que tem essa esperança procure se purificar.
O que é ser puro? Pureza é perfeição de caráter. Em Tiago 1;4 diz; Tenha porém, a paciência á sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.
Tiago nos exorta, que procuremos crescer na caminhada cristã, e fazer a nossa parte. A graça é concedida somente aos que tem interesse de cooperar com Jesus, procurando sempre se aperfeiçoar no caminho da santificação Em I João 3; 4 continua. Todo aquele que pratica o pecado, também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.
O pecado não deixa de ser pecado simplesmente porque Jesus nos oferece o perdão. Ele nos perdoa quando nos arrependemos do pecado e o abandonamos. V.5. Sabeis também que ele se manifestou para tirar os pecados, e nele não existe pecado. Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu. v.7 diz; Filhinhos, não vos deixeis enganar por ninguém; aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo.
Esse verso esclarece bem a vida do cristão em relação ao pecado. A passagem começa nos chamando de filhos, que procuremos ser semelhante a ele, puro. Que façamos o possível para não transgredir a lei, porque transgressão é pecado.
No outro verso nos da esperança, ele está pronto para nos ajudar. Jesus não veio para tirar a lei. Esta, sempre nos acompanha e nos orienta para saber separar o certo do errado, mas veio, para nos perdoar os pecados, que casualmente cometemos, digo, casualmente, porque no verso seguinte diz; todo aquele que permanece nele, não vive pecando. Não viver pecando quer dizer que o pecado não deve fazer parte da nossa vida cotidiana, porém, sem vontade nossa um dia pode acontecer que cometemos uma transgressão. Então Jesus estende-nos a sua graça para nos ajudar a vencer o pecado.
A graça não é só o perdão, é força, é poder ajudando-nos a vencer as nossas fraquezas, e nos tornar mais do que vencedores. A graça de Cristo não anula nem rebaixa a lei para nós vencer, mas nos ergue até bem perto da perfeição divina.
Essa graça é estendida á todos, mas só se beneficia dela os que vivem em Cristo, para aqueles que buscam o seu perdão.
Em Heb. 10; 26 em diante Paulo nos adverte, dizendo; Porque se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, pelo contrario, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários.
Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés. De quanto maior castigo julgais vós, será digno aquele que calcou aos pés o filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado e ultrajou o Espírito da graça?
Paulo deixa claro que a lei permanece, e todo aquele que transgredir voluntariamente, isto é, ter prazer de pecar, não fazendo caso dos conselhos de Jesus nem tomando em consideração a misericordiosa graça oferecida aos que desejam ser salvos. Serão finalmente destruídos mesmo contra a vontade de Deus, porque Ele não tem prazer na morte do ímpio, mas não há outra alternativa, os ímpios não querem ser salvos, porque rejeitam todos os conselhos de Deus, não terão o perdão pela graça de Jesus. Calcando aos pés o filho de Deus, é profanar o sangue da aliança. Para esses, Cristo morreu debalde.
Quando alguém entra em aliança ou num pacto com Jesus, deve haver um compromisso mutuo. Jesus nos oferece a graça de graça, mas, o pecador por sua vez, deve fazer por onde para merecer essa graça. Ele esclareceu bem a relação entre a lei e a graça quando disse a mulher adultera; Eu também não te condeno, vai e não peques mais.
Os pecados por ela confessados foram todos apagados pelo sangue de Jesus, mas ela não devia continuar pecando. Ela conseguiu essa vitória depois que se aproximou de Jesus, e fez Dele um amigo de todos os dias. O mesmo deve acontecer conosco. Somente quando seguramos firmes com a nossa mão na mão de Jesus, é que flui a graça de Cristo sobre nós.
Concluindo; Quem obedece a lei não está debaixo dela, mas acima porque ela não nos condena. A justiça terrena não condena os que obedecem a lei, mas sim os transgressores, portanto, aqueles que se consideram mestres da palavra de Deus e acusam os que guardam os mandamentos de Deus como estando debaixo da lei se decepcionarão quando Jesus voltar, porque os falsos ensinadores estào debaixo da lei visto Jesus estender o seu braço de misericórdia somente para o pecador arrependido e o ajuda para não cair outra vez na transgressão da lei.

Comentários

Unknown disse…
Prezado Sr. Ernesto,

Favor - se possível - informar-me o significado do termo ECTÍPICA.

Vi uma frase escrita assim: "A forma original da personalidade não está no homem, mas em Deus. Sua personalidade é arquetípica ao passo que a do homem é ECTÍPICA".

Ficaria sumamente grato com vossa colaboração.

Atenciosamente,

Marco Antônio Schlichting
marco61.s@gmail.com