O FALSO PROFETA

Ernesto K. Menslin

Certa vez dois crentes de uma mesma igreja se encontraram e o irmão mais zeloso cumprimentou o outro;
Na Paz do Senhor irmão. Sem dar tempo ao outro responder ele continuou dizendo; O que está acontecendo com o irmão já faz meses que não o vejo congregando?
O outro surpreso pela interpelação desculpou-se dizendo: Estou muito atarefado com o meu serviço quase não dá tempo para outras coisas.
O Irmão zeloso retrucou! Isso não é desculpa, para a palavra sempre devemos tirar tempo. É verdade, mas eu não deixo de estudar a palavra de Deus e de continuo faço minhas orações.
O Zeloso: Me disseram que o irmão estuda com os Adventistas isto é verdade? Sim, estudo com eles e estou aprendendo coisas que ainda não conhecia.
O irmão zeloso preocupado com o irmão faltoso exclama! Não faça isso você já está com um pé no inferno, pare com isso o quanto antes.
Os Adventistas são falsos profetas, eles não crêem no Espírito Santo, também não crêem em Jesus porque guardam o sábado, e eles seguem a lei, enfim, eles fazem uma porção de coisas que a nossa igreja não aprova.
O irmão faltoso ouviu tudo depois perguntou? A bíblia não é a palavra de Deus? Sim, mas eles não seguem a bíblia. Pois tudo o que eles me ensinam está na bíblia, retrucou o faltoso.
O problema está na nossa igreja, o nosso pastor só nos ensina o que interessa a ele, mas a bíblia toda deve ser estudada e é isto que os Adventistas fazem. Tudo o que a bíblia ensina eles praticam. Por isso fazem coisas que nós não fazemos, porque nossa igreja não segue toda a bíblia.
Enquanto os dois estavam no diálogo acirrado apareceu um outro conhecido, que por coincidência era Adventista. O irmão zeloso para manter seu ar de superioridade logo ataca as doutrinas Adventistas dizendo: Mostra-me onde está escrito aquilo que vocês ensinam. Ao lado havia um tronco de arvore caído, e os três se sentaram para continuar a conversa dentro da bíblia.
O Adventista depois de orar em nome de Jesus abriu a bíblia e começou a explanar a doutrina que os Adventistas crêem. Deixemos a bíblia falar. Em Atos 4:12 diz: E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos. Este nome é Jesus.
Nós Adventistas cremos que é unicamente por Jesus Cristo que somos salvos, porque Ele morreu em nosso lugar. Com Sua morte pagou nossa divida, que são os pecados que cometemos, porque nós não temos com que pagar.
Mas, o que é pecado? Em I João 3:4 diz: Todo aquele que pratica o pecado transgride também a lei porque pecado é transgressão da lei. Nós cremos que, cada vez que pecamos nos tornamos endividado para com a lei e ofendemos a Jesus.
Todos os que se dizem cristãos oram a Deus pelo perdão dos seus pecados cometidos, mas se esquecem, que só há pecado quando transgridem a lei de Deus.
Muitos ensinam que Jesus pregou a lei na cruz e não temos mais lei para obedecer. Se não há mais lei não há necessidade do perdão. Onde não há lei não há transgressão.
Os Adventistas não crêem, e não ensinam que alguém seja salvo pela obediência da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. A lei de Deus é como um espelho que nos mostra a sujeira, mas não nos limpa.
Para nos limpar devemos procurar outro meio. Nós estudamos bastante sobre a lei, mas é para conhecer a vontade de Deus. Em João 15:10 diz:
Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu Amor. Também no capitulo 14:15 diz: Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.
A obediência á lei de Deus é uma questão de amor, é como um termômetro que aponta a caloria do nosso corpo, mas não cura a febre, a obediência mostra a Deus se o amamos de verdade. Aqui surge a pergunta: O falso profeta é o que obedece a Deus ou o que transgride a lei de Deus? Em Rom 2:12 e 13 diz:
Porque todos os que sem lei pecarem sem lei também perecerão: e todos os que sob a lei pecarem pela lei serão julgados, porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam hão de ser justificados. Em Heb 10:26 diz: Porque se pecarmos voluntariamente depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma certa expectação de juízo e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. O que é pecado voluntário? É todo aquele que o crente sabe que não deve fazer e faz.
O próprio Jesus disse que não veio para abolir a lei. Mat 5:17a19 diz: Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas não vim para revogar, mas para cumprir. (obedecer) Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem nenhum j ou um til se omitirá da lei até que tudo se cumpra.
Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado o menor no reino dos céus: Aquele, porém, que os observar, e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus.
Jesus quando esteve na terra viveu como os homens, sujeito ás mesmas paixões, e vivia sujeito a mesma lei de Deus, e obedeceu a todas. Nós, para sermos considerados como verdadeiros filhos de Deus devemos também obedecer.
O primeiro pecado que Adão e Eva cometeram foi a desobediência de uma lei que resultou na expulsão deles do jardim do éden. Rom 5:12 diz: Pelo que como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
No momento que nos entregarmos a Cristo e viver em santidade, procurando obedece-lo então estamos libertos da condenação da lei. A partir dali ela não nos acusa mais, porque Cristo pagou o preço da nossa divida. Mas o Seu sangue só nos liberta da condenação enquanto procurarmos andar nos seus caminhos.
Por isso é importante conhecer todos os princípios da lei de Deus e sabermos o que ela requer de nós. Quando Maria Madalena se achava toda arrependida diante de Jesus, Ele a perdoou dizendo: Eu não te condeno, mas vá e não peques mais.
O mesmo Ele diz para nós hoje. Filho tu és um pecador, se te arrependeres dos teus pecados eu te perdôo. Vai e não peques mais. Jesus nos ama e tudo o que puder fazer por nós Ele o faz, mas espera que nós façamos a nossa parte. Ele diz; esforça-te que te ajudarei. É preciso que haja boa vontade da nossa parte, mas se formos rebeldes Deus não poderá nos ajudar.
Em Mat. 7:19 diz: Toda arvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis. Nos versos 21a23 diz: Nem todo o que me diz Senhor, Senhor entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia, Senhor, Senhor; Porventura não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não temos expulsado demônios? E em teu nome não temos feito muitos milagres? Então lhes direi abertamente nunca vos conheci. Apartai-vos de mim os que praticais a iniqüidade.
O irmão zeloso interrompeu o estudo e retrucou: Todos os cristãos guardam o domingo em homenagem á ressurreição de Jesus. Isso é uma prova de amor á Ele, porque só os Adventistas querem ser diferentes, não acompanham os outros cristãos na guarda do domingo, sendo que só eles guardam o sábado?
Certamente porque ela é a única igreja na terra que obedece a todos os mandamentos. A prova de amor a Deus é obedece-lo. O sábado faz parte dos dez mandamentos, quem transgride um dos dez torna-se pecador.
Em Tiago 2:10 diz: pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto se torna culpado de todos. No verso 20 diz: Queres, pois, ficar certo que a fé sem as obras é morta.
O que adianta guardar o domingo crendo que faz alguma coisa boa para oferecer a Jesus, tendo Ele mesmo escolhido o sábado para ser Seu dia de adoração? Em toda a bíblia o sábado é considerado dia santo. No Novo Testamento há muitas passagens que autoriza a sua obediência.
Em Lucas 23: 56 diz que as mulheres que tinham vindo com Jesus desde a Galiléia guardaram o sábado conforme o mandamento.
Em Mat. 24:20 Jesus aconselha que os discípulos deviam orar para que a fuga deles de Jerusalém(que aconteceu no ano setenta) não acontecesse no inverno nem em dia de sábado.
Em Marcos 2: 27 diz: O sábado foi feito por causa do homem, e no verso 28 diz que Jesus é o Senhor do sábado.
Em Atos 13:14 diz que Barnabé e Paulo pregaram em dia de sábado. No verso 44 diz que no sábado seguinte ajuntou-se quase toda a cidade para ouvir Paulo pregar. Porque não se ajuntaram em dia de domingo?
O primeiro dia da semana era dia de trabalho. O domingo foi introduzido trezentos anos mais tarde pelos pagãos na igreja cristã. Os pagãos guardavam este dia em homenagem ao sol.
O sábado foi, é, e será sempre o dia do Senhor. Todos os que seguirem os ensinos de falsos profetas se decepcionarão quando Jesus voltar.
O irmão zeloso vendo que não havia meios de contradizer o que se achava escrito, continuou acusando os Adventistas com outros argumentos. Como vocês podem ser a igreja de Deus se não acreditam no Espírito santo?
Essa é outra mentira de Satanás. Nós cremos que o Espírito Santo é a terceira pessoa da trindade, atua juntamente com Deus o Pai, e com Deus filho. O Espírito Santo foi o primeiro a ser mencionado na Bíblia.
Gen. 1: 2 diz que, antes de este mundo ser organizado o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Ele sempre habita conosco. Em João 14:16 diz: E, Eu rogarei ao Pai e Ele vos dará um outro consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo que vos tenho dito.
No capitulo 16:13 diz: Mas quando vier o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Nós cremos que o Espírito Santo não traz mensagens novas ou diferentes, porque ele não contradiz as palavras de Jesus.
Ele atua de várias maneiras. Primeiro ele age no coração do pecador dizendo: Tu és um pecador, se continuares no pecado estarás, perdido.
Quando o pecador pensa no que vai acontecer com ele, o Espírito Santo volta e diz: Para ti ainda há esperanças, e mostra o sacrifício de Jesus. Sem o pecador perceber recebe um convite de alguém para assistir a um culto, ou alguém lhe presenteia uma bíblia, ou ouve uma mensagem pelo radio ou TV. Enfim, há muitas maneiras do Espírito Santo se aproximar, e ele conduz o pecador aos pés de Jesus.
Depois que o pecador aceitou a Cristo começa uma outra etapa, sempre orientada pelo Espírito Santo. Alguém o convida para uma visita missionária ou pedem que ele dê o seu testemunho. É um chamado para o trabalho.
Em Atos1: 8 diz: Mas recebereis a virtude do Espírito Santo que há de vir sobre vós e ser-me-eis testemunhas. O cristão é revestido de poder para o que ele for útil. Icor12:7.diz que o crente não recebe todos os dons, nem o de sua preferência. Receberá o dom com o qual ele se adapta. No verso 8 diz: Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria, e a outro pelo mesmo Espírito a palavra da ciência etc.No verso 29 Paulo pergunta? Porventura são todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores? São todos operadores de milagres?Etc.
O Espírito reparte os dons para edificação da igreja, não é como nós queremos, mas é como Deus quer.
Nós cremos no Espírito Santo sim, mas, seguimos a orientação bíblica. Há muitas manifestações espirituais que são praticados por aí, que não é bíblico.
O Espírito de Deus não faz ninguém pular dentro da igreja como saci-pererê, nem se portar indecentemente. O culto com gritos e uivos não faz parte do culto a Deus. Este culto é típico do candomblé.
Em I cor.14:23 diz: Se pois toda a igreja se congregar num lugar e todos falarem línguas estranhas, e entrarem incultos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos? No verso 19 do mesmo capitulo 14.
Paulo diz: Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida.
Aqui fica a pergunta? Quem é o falso profeta o que faz somente o que a bíblia ensina, ou são aqueles que introduzem doutrinas antibíblicas em seus cultos?
O irmão zeloso para não demonstrar o sabor da derrota disse: Pois vocês fiquem com a vossa maneira de pensar e eu fico com o que eu creio, no fim veremos quem está com a razão. Sem se despedir saiu deixando os outros dois, que continuaram o estudo dentro da bíblia.

Comentários