Ernesto K. Menslin
Por incrível que pareça, a primeira rebelião aconteceu no céu. Entre anjos que foram criados perfeitos e santos. Lúcifer o chefe dos anjos permitiu que o espírito de orgulho e arrogância brotasse em seu coração, e conseguiu seduzir a terça parte dos anjos e levá-los a perdição. Vejamos o que a bíblia diz a esse respeito;
Em Ezequiel 28: 12-14 diz; Assim diz o Senhor Jeová; Tu és o aferidor da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Tu estavas no Éden, jardim de Deus; toda pedra preciosa era a tua cobertura,... a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti; no dia em que fostes criado foram preparados. Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci; no meio das pedras afogueadas andavas.
Ele foi criado para ser um anjo Querubin, protetor dos outros anjos. Pelo alto cargo que exercia; certamente os anjos subalternos o bajulavam, e, ele sentiu-se como um deus. E achou que podia competir em glória e poder com seu próprio Criador.
Em Isaias 14: 13-14 diz; E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei da banda do norte, Subirei acima das mais altas nuvens, e serei semelhante ao altíssimo. Ezequiel deu mais outra contribuição, profética. Ezequiel 28:17 diz: Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor. Lúcifer não queria enfrentar seu Criador de frente, nem sozinho, por isso procurou conquistar os anjos para que a rebelião não fosse dele só, e que não parecesse inveja dele para com Deus.
Os argumentos que ele usou para conquistá-los, a bíblia não relata, sabemos que a terça parte dos anjos se uniram á ele. Apoc. 12: 4. Certamente Deus fez de tudo para convencê-los dessa loucura. Quando viu que não queriam mais dialogar pacificamente, não havia outro meio de salvá-los. A única solução era expulsá-los do céu.
O Príncipe Miguel ( Cristo) que estava junto com Deus, arregimentou todos os anjos que não aderiram á revolta, e enfrentou os dissidentes. Apocalipse 12: 7-9 diz: E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão e os seus anjos, mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos Céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamado o diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra e os seus anjos foram lançados com ele.
Há doutrinas de igrejas que se dizem cristãs, ensinam que o diabo e seus anjos foram lançados para o inferno de fogo onde estão queimando e penando por toda a eternidade. A bíblia não confirma isso.
Judas. Verso 6 diz: E, aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão, e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia. Em II Pedro 2:4 também repete as palavras de Judas. Dizendo: Porque se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou ás cadeias da escuridão ficando reservados para o juízo. As duas mensagens se identificam. Essas prisões eternas se estendem até o dia do juízo. Eles aguardam um juízo futuro, foram lançados na escuridão. Onde fica essa escuridão? O inferno aqui relatado não é um lugar de fogo, mas de trevas. Podemos dizer; sem medo de errar que é o cosmos o espaço que separa um planeta do outro.
No céu não podiam mais ficar, porque iriam contaminar com heresias á mais outros anjos, que até então ficaram fieis a Deus. Deus tinha todo o direito e poder para destruí-los. Se o fizesse de imediato, todos os seres inteligentes dos outros mundos habitados ficariam preocupados com a decisão divina. Temerosos porque, um dia poderia acontecer com eles o mesmo.
Os que habitam fora do espaço celestial não conheciam a verdadeira razão da rebelião. Por isso Deus precisou dar a Satanás um tempo para que eles mostrassem em outros lugares, o verdadeiro espírito que os dirigia. Deus os lançou para o espaço sideral (cosmos) Talvez tenham ido de um planeta até o outro, a procura de algum lugar para se acomodarem. Foi no planeta terra que se alojaram.
O planeta terra ainda se achava em estado primitivo, porque só existiam, Adão e Eva, e habitavam em um jardim que Deus havia plantado. Para os anjos dissidentes que deixaram um céu de luz e esplendoroso, aqui, para eles eram trevas. Mas foi o único lugar onde poderiam estabelecer o seu reino. Era só conquistar o par de humanos, e Lúcifer seria o dono deste mundo.
Infelizmente nossos primeiros pais cederam as tentações. Se tivessem resistido ao inimigo, Satanás não poderia nem ficar aqui, teria de voltar para as trevas do espaço sideral.
Com a vitória de Lúcifer sobre o homem, ele se tornou o príncipe deste mundo. João 12:31 Diz: Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo. Em João 14:30 diz: Já não falarei muito convosco; porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim. Em João 16:11 diz: E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado. Quando Jesus foi tentado por Satanás no deserto, este o ofereceu o mundo. Lucas 4:6 diz: E disse-lhe o diabo, dar-te-ei todo esse poder e a sua glória, porque a mim foi entregue, e dou-o a quem quero. Esse poder e titulo de príncipe ele surrupiou de Adão, que era o legitimo representante desta terra. Apoc. 12:13diz: E quando o dragão ( satanás) viu que foi lançado na terra perseguiu a mulher. Quem é essa mulher? Lá no jardim do Éden, Deus pronunciou a maldição sobre Adão e sobre Satanás. Gen. 3:15diz; Porei inimizade entre ti e a mulher, e, entre a tua semente e a sua semente, esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Esta profecia deixa claro que a mulher é a igreja, e a semente é Jesus que pisou a cabeça do dragão (serpente) e lhe tirou o poder de representar este mundo perante a corte celestial. Após o sacrifício de Jesus na cruz. Satanás ficou com seus poderes limitados aqui na terra, mas não se deu por vencido. Agora persegue a igreja. Quem é a igreja de Jesus? Apoc. 12:17 diz: E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao restante da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.
Satanás é astuto, desde a sua derrota lá na cruz, ele persegue os filhos de Deus, de diversas maneiras; se serve do mundo e de igrejas falsas para ensinar doutrinas todas certas, com apenas alguns erros, para desviar os filhos de Deus dos verdadeiros ensinamentos. Apoc. 13:14 diz. E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta.
Ainda em Apoc. 16: 13-14 diz. E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta, vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs. Porque são espíritos de demônios que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo, para congregar-los para a batalha, naquele grande dia do Deus todo-poderoso.
Satanás procura unir as igrejas ao estado (governo civil) e, por meio de leis que serão contrários aos princípios de Deus, farão com que os santos terão dificuldade em obedecer. Quanto aos três espíritos; eles são três forças religiosas que se unem, pensando que farão um bem á humanidade, mas, essa união favorece á Satanás, e realiza seus planos. Sobre esses três espíritos estudaremos em outro estudo.
Satanás também se serve (segundo diz Paulo) da falsamente chamada ciência, através da evolução incute na mente dos homens que não existe Deus. Em outras ocasiões usa de violência para impor as suas leis. Ele aplica todas as artimanhas para impedir que alguém se salve.
Ele sabe que já está perdido, porque ainda persegue os filhos de Deus?
Todo o pecador morre por seus próprios pecados, mas, os pecados dos pecadores arrependidos, Jesus os perdoa, porque Ele pagou o preço do pecado, então não há mais divida a pagar com a vida. Porque o salário do pecado é a morte. E Jesus deu Sua vida em resgate do homem.
Mas o pecado ainda persiste, não mais sobre o pecador, nem sobre Jesus, que tomou sobre si a culpa do pecado de todo o mundo e já morreu por causa deles, Os pecados são automaticamente debitados na conta do seu legitimo dono, que é o que levou o pecador a pecar. E, quanto mais salvos, maior a condenação no dia do juízo. Esta é a razão porque Satanás luta com todas as forças para diminuir os salvos, e ele ter uma divida menor no juízo.
Todo cristão que deseja a salvação deve ser sincero consigo mesmo para não ficar caminhando nos dois caminhos. Muitos querem a salvação, mas não deixam os caminhos do mundo, participam de tudo que o mundo oferece sem pensar no dia do amanhã. Um dia teremos de dar contas de tudo o que tivermos feito. Eclesiastes 12: 13-14 diz. De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer á juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.
Em Hebreus 10: 26 diz: Porque se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifícios pelos pecados. Mas, uma, certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o filho de Deus, e tiver por profano o sangue do testamento, com que foi santificado, e fizer agravo ao espírito da graça.
Paulo esclarece bem o mistério da salvação. (Em outras palavras) Nós éramos pecadores, não podíamos ser libertos por nós mesmos, somente a morte nos esperava. Cristo ofereceu-se para morrer por nós, agora estamos livres da condenação. Há muitos cristãos que crêem que, uma vez livres, livre para sempre. Isso não é bem assim.
Jesus pagou nossos pecados passados. Ele disse a mulher adúltera, Eu não te condeno, mas vai e não peques mais. Paulo diz: Se depois de ter-mos conhecido a verdade, e tornar a pecar voluntariamente. Este, ( voluntariamente) é quando sabemos o que é pecado e continuamos a fazer.
Todos nós pecamos, mas esses pecados só podem ser circunstanciais. Isto é. O pecado sem intenções de pecar. Estes, Jesus, continua perdoando. Quando há arrependimento e pedimos perdão seremos perdoados. Em Rom. 6:22 diz, Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação, e por fim a vida eterna.
Aqui surge uma pergunta; Porque Deus permite que sejamos tentados novamente depois de nos convertermos? Antes de conhecermos a verdade nós pecávamos porque não sabíamos o que era a verdade, depois de conhecê-la, Deus testa a nossa sinceridade, pela vida de obediência nós mostramos o que somos. Em Tiago1:12 diz: Bem-aventurado o varão que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, o qual o Senhor tem prometido aos que o amam.
O contrario é quando sabemos que aquilo que fazemos é pecado, e continuamos nele. Contra estes, Paulo diz.
Em IITess. 2:10-12diz. Porque eles não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso, Deus enviará a operação do erro, para que creiam na mentira; para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade.
Esses pecadores voluntários, com Satanás receberão depois dos mil anos o seu salário pelo pecado.
Em Apoc. 20: 11-15 diz. E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida, e os mortos foram julgados pelo que estava escrito nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os seus mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo; esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.
O juízo se divide em três partes. A primeira etapa nos relata Daniel 7: 9-10 diz. Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos e um ancião de dias se assentou; o seu vestido era branco como a neve, e o cabelo da sua cabeça como limpa lã; o seu trono como chamas de fogo, e as rodas dele como fogo ardente. Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e milhões de milhões estavam diante dele; assentou-se o juízo, e abriram-se os livros.
O juízo começa antes da segunda vinda de Jesus. Este juízo é dirigido por Deus, o Pai, tendo milhares de anjos o servindo como testemunhas. E os milhões são todos os seres humanos que se fazem presentes pelos autos do processo registrados nos livros.
Há diversos livros, o de memórias, ou memorial, que nos fala em Malaquias 3:16. Onde são registrados os feitos dos homens.
Paulo diz em Filipenses 4: 3, E, peço-te a ti meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com clemente, e com os outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida. O mais importante é o livro da vida, nele estão escritos todos os salvos.
O juízo no céu funciona a semelhança do juízo na terra. Certamente os homens copiaram-no do modelo celeste.
Quando alguém comete homicídio, a policia colhe os dados e prepara os autos do processo, depois vai ao juiz que os examina, para depois ir a julgamento, e só então vem a execução.
No céu é semelhante. Os anjos são as testemunhas do ocorrido, registram no livro de memórias os nossos atos com uma terrível exatidão.
Quando se estabelece o juízo, todos os homens que já viveram neste mundo estarão representados pelo registro nos autos, com os anjos como testemunha.
Deus não deixa os nomes dos cristãos que decidem servi-lo no livro de memórias, já os passa para o livro da vida, porém, quando o cristão se desvia do caminho de Deus, seu nome será riscado.
O juízo registrado em Daniel é o que investiga; quem fica, e quem vai para o céu.
Depois, durante os mil anos vem a outra etapa, a averiguação pelos santos que já estarão na santa cidade. Eles recebem os autos do processo (livros) dos seus queridos que não estiverem ali, para examinar, e se convencerem do porque, eles não estão ali. E dar o seu veredicto sobre o juízo de Deus.
A terceira etapa, depois dos mil anos, também depois que a santa cidade tiver decida, e os ímpios já estiverem cercando a santa cidade, receberão o anuncio da condenação, a sentença será dada pelo próprio Deus, e logo a seguir, a execução com fogo que irá exterminá-los.
No julgamento executivo estarão todos os ímpios, aqueles que morreram no mar, os que estavam sepultados, e os que haviam se desintegrado. Aqueles que foram destruídos pelo fogo etc. “O inferno deu seus mortos”.
Segundo as igrejas misturadas com o paganismo; ensinam que no inferno não existem mortos, só os demônios e os pecadores vivos, estarão ali penando. “No inferno, segundo a bíblia; todos estão mortos”, e vão ressuscitar.“O inferno foi lançado no lago de fogo”. Se o inferno fosse fogo como poderia ser jogado no lago de fogo?
O inferno é a sepultura e essa vai ser queimada porque o fogo descerá até as profundezas da terra. “Eles foram julgados pelo que estava escrito nos livros”. É o relatório dos anjos de Deus que os acompanhou em vida e registrou seus atos nos livros.
Haverá diversidade de castigo. Satanás, seus demônios e os ímpios, cada um conforme seu merecimento, alguns queimam logo, outros demora mais. os que permanecem por muito mais tempo. Será; o diabo, a besta e o falso profeta. Estes enganaram as nações, são culpados da maioria dos perdidos.
A bíblia não diz por quanto tempo eles ficarão queimando. João os viu no lago de fogo por muito tempo, diz que serão atormentados de dia e de noite. Mas, os três também terão um fim.
Em Malaquias 4: 1 diz: Porque eis que aquele dia vem ardendo como forno;; todos os soberbos e todos os que cometem iniqüidade, serão como palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos Exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo.
A raiz de todos os males foi Satanás, e os ramos, todos os ímpios.
Para confirmar a morte de Satanás vamos ver a profecia de Ezequiel 28: 18-19 diz, E te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais serás para sempre.
Quando o fogo começa cair sobre os ímpios, todos olham para Satanás, esperando que ele faça alguma coisa para defendê-los, mas, se decepcionarão ao vê-lo queimar. Enquanto o fogo cai ao redor da santa cidade, os santos estarão dentro dela e verão os ímpios sendo queimados.
É neste momento que se cumprem as palavras de Jesus na parábola do rico e Lázaro, o momento que o rico pede ao Pai Abraão, ( Deus) que mandasse a Lázaro molhar seu dedo e molhasse a sua língua para amenizar sua dor. Os dois já estarão ressuscitados, com a diferença; um se acha nas eternas delicias, o outro queimando no fogo.
UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA.
Depois de muito tempo, quando todos os pecadores se transformarem em cinzas, e o mundo já restaurado, Os portais da santa cidade serão abertos, e os santos sairão para morar na terra restaurada. Malaquias 4: 2-3 diz: Mas para vós que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, e salvação trará debaixo das suas asas, e saireis, e crescereis como bezerros do cevadouro.( são frases poéticas) E pisareis os ímpios porque se farão cinzas debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que farei, diz o Senhor dos Exércitos.
Em Apoc.21:1 diz, E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
Apoc. 3:12 diz, A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá, e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu do meu Deus, e também o meu nome.
Os remidos habitarão sobre esta terra restaurada, e não haverá mais vestígio do pecado, porque tudo será queimado, e restaurado com um novo céu e uma nova terra. Teremos um lar eterno onde não haverá mais sofrimento morte ou dor. Levaremos a vida semelhante, a que Adão e Eva viveram antes do pecado.
Isaias 35:10 diz e os resgatados do Senhor voltarão, e virão a Sião (A nova Jerusalém) com jubilo, e alegria eterna haverá sobre suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido. II Pedro3: 9-13. Ele certamente olhou saudoso para esse dia, quando evocou a profecia de Isaias 65: 17 que diz, Porque eis que Eu crio céus novos e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão.
O que farão os santos na nova terra?
Haverá duas classes de pessoas na terra restaurada. Uma; são os cento e quarenta e quatro mil. A outra classe são os santos de todos os tempos que habitarão na nova terra cuja capital será a nova Jerusalém, que a essa altura já estará aqui.
Os cento e quarenta e quatro mil Apoc. 14 :1 diz que são um povo especial. Olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o monte Sião, e com Ele os cento e quarenta e quatro mil, tendo na fronte escrito o seu nome e o nome de seu Pai etc. Verso 4 diz. São estes que não se macularam com mulheres, porque são castos. Mulher na profecia é igreja. Eles não aceitaram doutrinas falsas. São eles os seguidores do Cordeiro por onde quer que vá. São os que foram redimidos dentre os homens, primícias para Deus e para o Cordeiro. Eles ficarão com Jesus.
Apoc.7: 13-14 diz. Um dos anciãos tomou a palavra dizendo; Estes que se vestem de vestiduras brancas, quem são e donde vieram? Respondi-lhe; meu Senhor, tu o sabes. Ele então me disse; São estes que vem da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro, razão por que se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que se assenta no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo. Verso 17 diz: O Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida, e Deus lhes enxugará dos olhos toda a lagrima. No capitulo 22:1 em diante de Apoc. Diz que as águas da vida saem do trono de Deus e do Cordeiro. E este trono se encontra no tabernáculo. É fácil de concluir, que o trono dentro do tabernáculo chama-se santuário. Que fica no meio do jardim da santa cidade, e na margem do rio que sai do trono está a árvore da vida que dá o seu fruto de mês em mês e as folhas são para a saúde das nações. Também diz que estes acompanham o Cordeiro para onde quer que vá, e o servem de dia e de noite. Sem medo de errar podemos dizer que os cento e quarenta e quatro mil serão uma espécie de levitas que permanecerão com Jesus dentro da Santa Cidade. Fazendo a obra dos levitas á semelhança do antigo Israel. Eles prepararão a cidade e deixarão tudo pronto para receber os santos que estarão morando na terra restaurada, e no fim de cada semana virão todos para a festa de adoração a Jesus.
Isaias 65: 21-23 diz, E edificarão casas, e as habitarão; plantarão vinhas, e comerão o seu fruto. Não edificarão casas para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque os dias do meu povo são como os dias da arvore, e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos até a velhice. Não trabalharão debalde, nem terão filhos para a perturbação; Mat. 22:30-32 Jesus disse que na eternidade seremos com os anjos que não geram filhos, Somente os que morreram pequenos alegrarão seus pais, porque, são a semente dos benditos do Senhor, e os seus descendentes com eles. ( Isaias compara o tempo de vida como de uma arvore, por sua longevidade de vida, porque a eternidade para os humanos é desconhecida).
A paz reinará em toda a terra, inclusive entre os animais. Isaias 65:25 diz O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; e o pó será a comida da serpente. Não se farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte.
A grande diferença entre os remidos e Adão está no corpo físico. Em ICor, 15: 42 em diante diz, Assim também a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo em corrupção, ressuscitará em incorrupção. Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. Semeia-se corpo animal, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo animal, haverá também corpo espiritual. Assim está escrito, o primeiro homem Adão, foi feito em alma vivente. O ultimo, em espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual senão o animal, depois o espiritual. O primeiro homem da terra é terreno, o segundo homem, o Senhor é do céu. Qual o terreno, tais são também os terrenos. E, qual o celestial, tais também os celestiais. E assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.
( É bom nos lembrar, que nós nunca seremos anjos, esses foram criados para outro sistema de vida).
Nossos corpos serão glorificados, e com poder. Também nós nos deslocaremos de um lugar a outro com uma incrível velocidade. De qualquer lugar, onde estivermos morando, iremos todos os fim de semana até a santa cidade. Como será; só saberemos quando estivermos ali. Neste estado mortal em que vivemos nossos pensamentos não podem alcançar a altura e nem a profundidade da grandiosidade do sistema de vida em que haveremos de viver. O importante é que estaremos face a face com Jesus.
Em Isaias 66:22-23 diz, Porque como os céus novos, e a terra nova, que hei de fazer, estarão diante de minha face, diz o Senhor, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que, desde uma lua nova até a outra, e desde um sábado até o outro, virá toda carne a adorar, diz o Senhor. No tempo de Adão, todos os dias havia o encontro entre Deus e Adão, porque Deus vinha no por de sol (ou virar do dia) á encontrar-se com eles. Depois será diferente. Apoc. 21:3 diz, E ouvi uma grande voz do céu, que dizia; Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão, o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. Os santos viverão sobre toda a face da terra, mas, toda lua nova, e cada sábado do sétimo dia será uma festa á encontrar-se com Jesus. Onde já estará tudo preparado pelos levitas modernos que permanecerão sempre com Jesus, porque Ele ficará para sempre conosco.
Caro internauta; Quando te sentires triste, causado pela vicissitude da vida, leia o Apocalipse, capitulo 22 e suas esperanças serão revigoradas. Ali encontramos o rio da água da vida a qual irá mitigar nossa sede, e a arvore da vida que dará novos frutos a cada mês, e suas folhas serão para a saúde das nações. Mas, o mais importante é podermos estar sempre juntos com nosso querido mestre Jesus. Veremos o sinal dos cravos, em Suas mãos, e nos Seus pés. As feridas que foram feitas por nossa causa.
Ele deu a Sua vida para que nós pudéssemos viver. Como nos diz no verso acima; de uma lua nova a outra e de um sábado a outro virá toda a carne perante mim diz o Senhor. Virá de onde? Durante a semana estaremos na nova terra, morando em nosso lar, e no fim da semana todos juntos, iremos adentrar na Santa Cidade. A adorar. Eu quero estar ali.
Qualquer duvida sobre a arvore da vida, veja no próximo estudo.
A ordem cronológica dos livros foi desconsiderada para que a parte histórica do tema possa ser vista especificamente, e a parte profética não fosse interrompida.
Que a paz de Deus esteja convosco.
Por incrível que pareça, a primeira rebelião aconteceu no céu. Entre anjos que foram criados perfeitos e santos. Lúcifer o chefe dos anjos permitiu que o espírito de orgulho e arrogância brotasse em seu coração, e conseguiu seduzir a terça parte dos anjos e levá-los a perdição. Vejamos o que a bíblia diz a esse respeito;
Em Ezequiel 28: 12-14 diz; Assim diz o Senhor Jeová; Tu és o aferidor da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Tu estavas no Éden, jardim de Deus; toda pedra preciosa era a tua cobertura,... a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti; no dia em que fostes criado foram preparados. Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci; no meio das pedras afogueadas andavas.
Ele foi criado para ser um anjo Querubin, protetor dos outros anjos. Pelo alto cargo que exercia; certamente os anjos subalternos o bajulavam, e, ele sentiu-se como um deus. E achou que podia competir em glória e poder com seu próprio Criador.
Em Isaias 14: 13-14 diz; E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei da banda do norte, Subirei acima das mais altas nuvens, e serei semelhante ao altíssimo. Ezequiel deu mais outra contribuição, profética. Ezequiel 28:17 diz: Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor. Lúcifer não queria enfrentar seu Criador de frente, nem sozinho, por isso procurou conquistar os anjos para que a rebelião não fosse dele só, e que não parecesse inveja dele para com Deus.
Os argumentos que ele usou para conquistá-los, a bíblia não relata, sabemos que a terça parte dos anjos se uniram á ele. Apoc. 12: 4. Certamente Deus fez de tudo para convencê-los dessa loucura. Quando viu que não queriam mais dialogar pacificamente, não havia outro meio de salvá-los. A única solução era expulsá-los do céu.
O Príncipe Miguel ( Cristo) que estava junto com Deus, arregimentou todos os anjos que não aderiram á revolta, e enfrentou os dissidentes. Apocalipse 12: 7-9 diz: E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão e os seus anjos, mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos Céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamado o diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra e os seus anjos foram lançados com ele.
Há doutrinas de igrejas que se dizem cristãs, ensinam que o diabo e seus anjos foram lançados para o inferno de fogo onde estão queimando e penando por toda a eternidade. A bíblia não confirma isso.
Judas. Verso 6 diz: E, aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão, e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia. Em II Pedro 2:4 também repete as palavras de Judas. Dizendo: Porque se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou ás cadeias da escuridão ficando reservados para o juízo. As duas mensagens se identificam. Essas prisões eternas se estendem até o dia do juízo. Eles aguardam um juízo futuro, foram lançados na escuridão. Onde fica essa escuridão? O inferno aqui relatado não é um lugar de fogo, mas de trevas. Podemos dizer; sem medo de errar que é o cosmos o espaço que separa um planeta do outro.
No céu não podiam mais ficar, porque iriam contaminar com heresias á mais outros anjos, que até então ficaram fieis a Deus. Deus tinha todo o direito e poder para destruí-los. Se o fizesse de imediato, todos os seres inteligentes dos outros mundos habitados ficariam preocupados com a decisão divina. Temerosos porque, um dia poderia acontecer com eles o mesmo.
Os que habitam fora do espaço celestial não conheciam a verdadeira razão da rebelião. Por isso Deus precisou dar a Satanás um tempo para que eles mostrassem em outros lugares, o verdadeiro espírito que os dirigia. Deus os lançou para o espaço sideral (cosmos) Talvez tenham ido de um planeta até o outro, a procura de algum lugar para se acomodarem. Foi no planeta terra que se alojaram.
O planeta terra ainda se achava em estado primitivo, porque só existiam, Adão e Eva, e habitavam em um jardim que Deus havia plantado. Para os anjos dissidentes que deixaram um céu de luz e esplendoroso, aqui, para eles eram trevas. Mas foi o único lugar onde poderiam estabelecer o seu reino. Era só conquistar o par de humanos, e Lúcifer seria o dono deste mundo.
Infelizmente nossos primeiros pais cederam as tentações. Se tivessem resistido ao inimigo, Satanás não poderia nem ficar aqui, teria de voltar para as trevas do espaço sideral.
Com a vitória de Lúcifer sobre o homem, ele se tornou o príncipe deste mundo. João 12:31 Diz: Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo. Em João 14:30 diz: Já não falarei muito convosco; porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim. Em João 16:11 diz: E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado. Quando Jesus foi tentado por Satanás no deserto, este o ofereceu o mundo. Lucas 4:6 diz: E disse-lhe o diabo, dar-te-ei todo esse poder e a sua glória, porque a mim foi entregue, e dou-o a quem quero. Esse poder e titulo de príncipe ele surrupiou de Adão, que era o legitimo representante desta terra. Apoc. 12:13diz: E quando o dragão ( satanás) viu que foi lançado na terra perseguiu a mulher. Quem é essa mulher? Lá no jardim do Éden, Deus pronunciou a maldição sobre Adão e sobre Satanás. Gen. 3:15diz; Porei inimizade entre ti e a mulher, e, entre a tua semente e a sua semente, esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Esta profecia deixa claro que a mulher é a igreja, e a semente é Jesus que pisou a cabeça do dragão (serpente) e lhe tirou o poder de representar este mundo perante a corte celestial. Após o sacrifício de Jesus na cruz. Satanás ficou com seus poderes limitados aqui na terra, mas não se deu por vencido. Agora persegue a igreja. Quem é a igreja de Jesus? Apoc. 12:17 diz: E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao restante da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.
Satanás é astuto, desde a sua derrota lá na cruz, ele persegue os filhos de Deus, de diversas maneiras; se serve do mundo e de igrejas falsas para ensinar doutrinas todas certas, com apenas alguns erros, para desviar os filhos de Deus dos verdadeiros ensinamentos. Apoc. 13:14 diz. E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta.
Ainda em Apoc. 16: 13-14 diz. E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta, vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs. Porque são espíritos de demônios que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo, para congregar-los para a batalha, naquele grande dia do Deus todo-poderoso.
Satanás procura unir as igrejas ao estado (governo civil) e, por meio de leis que serão contrários aos princípios de Deus, farão com que os santos terão dificuldade em obedecer. Quanto aos três espíritos; eles são três forças religiosas que se unem, pensando que farão um bem á humanidade, mas, essa união favorece á Satanás, e realiza seus planos. Sobre esses três espíritos estudaremos em outro estudo.
Satanás também se serve (segundo diz Paulo) da falsamente chamada ciência, através da evolução incute na mente dos homens que não existe Deus. Em outras ocasiões usa de violência para impor as suas leis. Ele aplica todas as artimanhas para impedir que alguém se salve.
Ele sabe que já está perdido, porque ainda persegue os filhos de Deus?
Todo o pecador morre por seus próprios pecados, mas, os pecados dos pecadores arrependidos, Jesus os perdoa, porque Ele pagou o preço do pecado, então não há mais divida a pagar com a vida. Porque o salário do pecado é a morte. E Jesus deu Sua vida em resgate do homem.
Mas o pecado ainda persiste, não mais sobre o pecador, nem sobre Jesus, que tomou sobre si a culpa do pecado de todo o mundo e já morreu por causa deles, Os pecados são automaticamente debitados na conta do seu legitimo dono, que é o que levou o pecador a pecar. E, quanto mais salvos, maior a condenação no dia do juízo. Esta é a razão porque Satanás luta com todas as forças para diminuir os salvos, e ele ter uma divida menor no juízo.
Todo cristão que deseja a salvação deve ser sincero consigo mesmo para não ficar caminhando nos dois caminhos. Muitos querem a salvação, mas não deixam os caminhos do mundo, participam de tudo que o mundo oferece sem pensar no dia do amanhã. Um dia teremos de dar contas de tudo o que tivermos feito. Eclesiastes 12: 13-14 diz. De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer á juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.
Em Hebreus 10: 26 diz: Porque se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifícios pelos pecados. Mas, uma, certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o filho de Deus, e tiver por profano o sangue do testamento, com que foi santificado, e fizer agravo ao espírito da graça.
Paulo esclarece bem o mistério da salvação. (Em outras palavras) Nós éramos pecadores, não podíamos ser libertos por nós mesmos, somente a morte nos esperava. Cristo ofereceu-se para morrer por nós, agora estamos livres da condenação. Há muitos cristãos que crêem que, uma vez livres, livre para sempre. Isso não é bem assim.
Jesus pagou nossos pecados passados. Ele disse a mulher adúltera, Eu não te condeno, mas vai e não peques mais. Paulo diz: Se depois de ter-mos conhecido a verdade, e tornar a pecar voluntariamente. Este, ( voluntariamente) é quando sabemos o que é pecado e continuamos a fazer.
Todos nós pecamos, mas esses pecados só podem ser circunstanciais. Isto é. O pecado sem intenções de pecar. Estes, Jesus, continua perdoando. Quando há arrependimento e pedimos perdão seremos perdoados. Em Rom. 6:22 diz, Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação, e por fim a vida eterna.
Aqui surge uma pergunta; Porque Deus permite que sejamos tentados novamente depois de nos convertermos? Antes de conhecermos a verdade nós pecávamos porque não sabíamos o que era a verdade, depois de conhecê-la, Deus testa a nossa sinceridade, pela vida de obediência nós mostramos o que somos. Em Tiago1:12 diz: Bem-aventurado o varão que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, o qual o Senhor tem prometido aos que o amam.
O contrario é quando sabemos que aquilo que fazemos é pecado, e continuamos nele. Contra estes, Paulo diz.
Em IITess. 2:10-12diz. Porque eles não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso, Deus enviará a operação do erro, para que creiam na mentira; para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade.
Esses pecadores voluntários, com Satanás receberão depois dos mil anos o seu salário pelo pecado.
Em Apoc. 20: 11-15 diz. E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida, e os mortos foram julgados pelo que estava escrito nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os seus mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo; esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.
O juízo se divide em três partes. A primeira etapa nos relata Daniel 7: 9-10 diz. Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos e um ancião de dias se assentou; o seu vestido era branco como a neve, e o cabelo da sua cabeça como limpa lã; o seu trono como chamas de fogo, e as rodas dele como fogo ardente. Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e milhões de milhões estavam diante dele; assentou-se o juízo, e abriram-se os livros.
O juízo começa antes da segunda vinda de Jesus. Este juízo é dirigido por Deus, o Pai, tendo milhares de anjos o servindo como testemunhas. E os milhões são todos os seres humanos que se fazem presentes pelos autos do processo registrados nos livros.
Há diversos livros, o de memórias, ou memorial, que nos fala em Malaquias 3:16. Onde são registrados os feitos dos homens.
Paulo diz em Filipenses 4: 3, E, peço-te a ti meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com clemente, e com os outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida. O mais importante é o livro da vida, nele estão escritos todos os salvos.
O juízo no céu funciona a semelhança do juízo na terra. Certamente os homens copiaram-no do modelo celeste.
Quando alguém comete homicídio, a policia colhe os dados e prepara os autos do processo, depois vai ao juiz que os examina, para depois ir a julgamento, e só então vem a execução.
No céu é semelhante. Os anjos são as testemunhas do ocorrido, registram no livro de memórias os nossos atos com uma terrível exatidão.
Quando se estabelece o juízo, todos os homens que já viveram neste mundo estarão representados pelo registro nos autos, com os anjos como testemunha.
Deus não deixa os nomes dos cristãos que decidem servi-lo no livro de memórias, já os passa para o livro da vida, porém, quando o cristão se desvia do caminho de Deus, seu nome será riscado.
O juízo registrado em Daniel é o que investiga; quem fica, e quem vai para o céu.
Depois, durante os mil anos vem a outra etapa, a averiguação pelos santos que já estarão na santa cidade. Eles recebem os autos do processo (livros) dos seus queridos que não estiverem ali, para examinar, e se convencerem do porque, eles não estão ali. E dar o seu veredicto sobre o juízo de Deus.
A terceira etapa, depois dos mil anos, também depois que a santa cidade tiver decida, e os ímpios já estiverem cercando a santa cidade, receberão o anuncio da condenação, a sentença será dada pelo próprio Deus, e logo a seguir, a execução com fogo que irá exterminá-los.
No julgamento executivo estarão todos os ímpios, aqueles que morreram no mar, os que estavam sepultados, e os que haviam se desintegrado. Aqueles que foram destruídos pelo fogo etc. “O inferno deu seus mortos”.
Segundo as igrejas misturadas com o paganismo; ensinam que no inferno não existem mortos, só os demônios e os pecadores vivos, estarão ali penando. “No inferno, segundo a bíblia; todos estão mortos”, e vão ressuscitar.“O inferno foi lançado no lago de fogo”. Se o inferno fosse fogo como poderia ser jogado no lago de fogo?
O inferno é a sepultura e essa vai ser queimada porque o fogo descerá até as profundezas da terra. “Eles foram julgados pelo que estava escrito nos livros”. É o relatório dos anjos de Deus que os acompanhou em vida e registrou seus atos nos livros.
Haverá diversidade de castigo. Satanás, seus demônios e os ímpios, cada um conforme seu merecimento, alguns queimam logo, outros demora mais. os que permanecem por muito mais tempo. Será; o diabo, a besta e o falso profeta. Estes enganaram as nações, são culpados da maioria dos perdidos.
A bíblia não diz por quanto tempo eles ficarão queimando. João os viu no lago de fogo por muito tempo, diz que serão atormentados de dia e de noite. Mas, os três também terão um fim.
Em Malaquias 4: 1 diz: Porque eis que aquele dia vem ardendo como forno;; todos os soberbos e todos os que cometem iniqüidade, serão como palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos Exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo.
A raiz de todos os males foi Satanás, e os ramos, todos os ímpios.
Para confirmar a morte de Satanás vamos ver a profecia de Ezequiel 28: 18-19 diz, E te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais serás para sempre.
Quando o fogo começa cair sobre os ímpios, todos olham para Satanás, esperando que ele faça alguma coisa para defendê-los, mas, se decepcionarão ao vê-lo queimar. Enquanto o fogo cai ao redor da santa cidade, os santos estarão dentro dela e verão os ímpios sendo queimados.
É neste momento que se cumprem as palavras de Jesus na parábola do rico e Lázaro, o momento que o rico pede ao Pai Abraão, ( Deus) que mandasse a Lázaro molhar seu dedo e molhasse a sua língua para amenizar sua dor. Os dois já estarão ressuscitados, com a diferença; um se acha nas eternas delicias, o outro queimando no fogo.
UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA.
Depois de muito tempo, quando todos os pecadores se transformarem em cinzas, e o mundo já restaurado, Os portais da santa cidade serão abertos, e os santos sairão para morar na terra restaurada. Malaquias 4: 2-3 diz: Mas para vós que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, e salvação trará debaixo das suas asas, e saireis, e crescereis como bezerros do cevadouro.( são frases poéticas) E pisareis os ímpios porque se farão cinzas debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que farei, diz o Senhor dos Exércitos.
Em Apoc.21:1 diz, E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
Apoc. 3:12 diz, A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá, e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu do meu Deus, e também o meu nome.
Os remidos habitarão sobre esta terra restaurada, e não haverá mais vestígio do pecado, porque tudo será queimado, e restaurado com um novo céu e uma nova terra. Teremos um lar eterno onde não haverá mais sofrimento morte ou dor. Levaremos a vida semelhante, a que Adão e Eva viveram antes do pecado.
Isaias 35:10 diz e os resgatados do Senhor voltarão, e virão a Sião (A nova Jerusalém) com jubilo, e alegria eterna haverá sobre suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido. II Pedro3: 9-13. Ele certamente olhou saudoso para esse dia, quando evocou a profecia de Isaias 65: 17 que diz, Porque eis que Eu crio céus novos e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão.
O que farão os santos na nova terra?
Haverá duas classes de pessoas na terra restaurada. Uma; são os cento e quarenta e quatro mil. A outra classe são os santos de todos os tempos que habitarão na nova terra cuja capital será a nova Jerusalém, que a essa altura já estará aqui.
Os cento e quarenta e quatro mil Apoc. 14 :1 diz que são um povo especial. Olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o monte Sião, e com Ele os cento e quarenta e quatro mil, tendo na fronte escrito o seu nome e o nome de seu Pai etc. Verso 4 diz. São estes que não se macularam com mulheres, porque são castos. Mulher na profecia é igreja. Eles não aceitaram doutrinas falsas. São eles os seguidores do Cordeiro por onde quer que vá. São os que foram redimidos dentre os homens, primícias para Deus e para o Cordeiro. Eles ficarão com Jesus.
Apoc.7: 13-14 diz. Um dos anciãos tomou a palavra dizendo; Estes que se vestem de vestiduras brancas, quem são e donde vieram? Respondi-lhe; meu Senhor, tu o sabes. Ele então me disse; São estes que vem da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro, razão por que se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que se assenta no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo. Verso 17 diz: O Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida, e Deus lhes enxugará dos olhos toda a lagrima. No capitulo 22:1 em diante de Apoc. Diz que as águas da vida saem do trono de Deus e do Cordeiro. E este trono se encontra no tabernáculo. É fácil de concluir, que o trono dentro do tabernáculo chama-se santuário. Que fica no meio do jardim da santa cidade, e na margem do rio que sai do trono está a árvore da vida que dá o seu fruto de mês em mês e as folhas são para a saúde das nações. Também diz que estes acompanham o Cordeiro para onde quer que vá, e o servem de dia e de noite. Sem medo de errar podemos dizer que os cento e quarenta e quatro mil serão uma espécie de levitas que permanecerão com Jesus dentro da Santa Cidade. Fazendo a obra dos levitas á semelhança do antigo Israel. Eles prepararão a cidade e deixarão tudo pronto para receber os santos que estarão morando na terra restaurada, e no fim de cada semana virão todos para a festa de adoração a Jesus.
Isaias 65: 21-23 diz, E edificarão casas, e as habitarão; plantarão vinhas, e comerão o seu fruto. Não edificarão casas para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque os dias do meu povo são como os dias da arvore, e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos até a velhice. Não trabalharão debalde, nem terão filhos para a perturbação; Mat. 22:30-32 Jesus disse que na eternidade seremos com os anjos que não geram filhos, Somente os que morreram pequenos alegrarão seus pais, porque, são a semente dos benditos do Senhor, e os seus descendentes com eles. ( Isaias compara o tempo de vida como de uma arvore, por sua longevidade de vida, porque a eternidade para os humanos é desconhecida).
A paz reinará em toda a terra, inclusive entre os animais. Isaias 65:25 diz O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; e o pó será a comida da serpente. Não se farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte.
A grande diferença entre os remidos e Adão está no corpo físico. Em ICor, 15: 42 em diante diz, Assim também a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo em corrupção, ressuscitará em incorrupção. Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. Semeia-se corpo animal, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo animal, haverá também corpo espiritual. Assim está escrito, o primeiro homem Adão, foi feito em alma vivente. O ultimo, em espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual senão o animal, depois o espiritual. O primeiro homem da terra é terreno, o segundo homem, o Senhor é do céu. Qual o terreno, tais são também os terrenos. E, qual o celestial, tais também os celestiais. E assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.
( É bom nos lembrar, que nós nunca seremos anjos, esses foram criados para outro sistema de vida).
Nossos corpos serão glorificados, e com poder. Também nós nos deslocaremos de um lugar a outro com uma incrível velocidade. De qualquer lugar, onde estivermos morando, iremos todos os fim de semana até a santa cidade. Como será; só saberemos quando estivermos ali. Neste estado mortal em que vivemos nossos pensamentos não podem alcançar a altura e nem a profundidade da grandiosidade do sistema de vida em que haveremos de viver. O importante é que estaremos face a face com Jesus.
Em Isaias 66:22-23 diz, Porque como os céus novos, e a terra nova, que hei de fazer, estarão diante de minha face, diz o Senhor, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que, desde uma lua nova até a outra, e desde um sábado até o outro, virá toda carne a adorar, diz o Senhor. No tempo de Adão, todos os dias havia o encontro entre Deus e Adão, porque Deus vinha no por de sol (ou virar do dia) á encontrar-se com eles. Depois será diferente. Apoc. 21:3 diz, E ouvi uma grande voz do céu, que dizia; Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão, o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. Os santos viverão sobre toda a face da terra, mas, toda lua nova, e cada sábado do sétimo dia será uma festa á encontrar-se com Jesus. Onde já estará tudo preparado pelos levitas modernos que permanecerão sempre com Jesus, porque Ele ficará para sempre conosco.
Caro internauta; Quando te sentires triste, causado pela vicissitude da vida, leia o Apocalipse, capitulo 22 e suas esperanças serão revigoradas. Ali encontramos o rio da água da vida a qual irá mitigar nossa sede, e a arvore da vida que dará novos frutos a cada mês, e suas folhas serão para a saúde das nações. Mas, o mais importante é podermos estar sempre juntos com nosso querido mestre Jesus. Veremos o sinal dos cravos, em Suas mãos, e nos Seus pés. As feridas que foram feitas por nossa causa.
Ele deu a Sua vida para que nós pudéssemos viver. Como nos diz no verso acima; de uma lua nova a outra e de um sábado a outro virá toda a carne perante mim diz o Senhor. Virá de onde? Durante a semana estaremos na nova terra, morando em nosso lar, e no fim da semana todos juntos, iremos adentrar na Santa Cidade. A adorar. Eu quero estar ali.
Qualquer duvida sobre a arvore da vida, veja no próximo estudo.
A ordem cronológica dos livros foi desconsiderada para que a parte histórica do tema possa ser vista especificamente, e a parte profética não fosse interrompida.
Que a paz de Deus esteja convosco.
Comentários
Deus o Abençoe.