PREDESTINAÇÃO

Ernesto K. Menslin

Há várias linhas de pensamento sobre a predestinação assim como há muitas religiões que seguem doutrinas diferentes das ensinadas pela escritura sagrada. Isso é questão de interpretação de certas passagens biblicas.
Para não enveredar por caminhos equivocados é bom estudarmos todas as passagens referentes a esse assunto. O verso 1:11e 12 de Efésios diz: Nele digo, em quem também somos feito herança, havendo sido predestinados, conforme o proposito daquele que faz todas as cousas segundo o conselho da sua vontade. Com o fim de sermos para louvor da sua gloria, nós os que primeiro esperamos em Cristo.
Esta passagem acima é um escudo para os que crêem que todos são predestinados antes de nascer, ou para a vida eterna, ou para a morte eterna. Quando alguém cai na desgraça de assassinar alguém, seus familiares o justificam com a desculpa de ter sido o destino que o levou a cometer tal crime.
Na verdade, Deus criou os homens para viverem eternamente, mesmo após o pecado de Adão, todos ainda são predestinados à salvação, mas esse destino não foi imposto por Deus como uma ordem.
Ele nos criou para viver eternamente. Porém, temos a liberdade de escolha. Desde que o homem Adão desobedeceu a ordem divina, e tomou do fruto da arvore da ciência do bem e do mal, todos os seus descendentes foram afetados pelas conseqüências da escolha infeliz. Contudo, a escolha do nosso destino é individual.
Quando nascemos, nossos pais fazem de tudo para sermos felizes, mas quantos filhos não aceitam os conselhos paternos e enveredam por caminhos tortuosos e se dão mal. Foi o destino? Não. Eles nasceram para usufruírem as bênçãos dos pais, mas não quiseram.
Nós escolhemos o caminho que nos agrada e o seguimos, não por uma imposição divina, mas por nossa livre escolha. II Pedro 1:10 nos aconselha: “Portanto irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição”.
Este texto revela que a salvação depende de nossa escolha. Somos eleitos para a salvação, mas cumpre-nos ser diligentes em tornar firme essa eleição, se não o fizermos seguiremos um outro destino, que é a perdição.
Rom. 8:28 nos relata que somos chamados por Deus. “E sabemos que todas as cousas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por Seu decreto”. Se ouvirmos o Seu chamado seremos amparados por Sua graça que nos encaminhará pelo caminho do bem.
Em 1 Tim. 2;4, Paulo diz; Que quer que todos se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. O próprio Jesus em Mat 24:13 diz: “Aquele que perseverar até o fim, será salvo”. A escolha é nossa.
Outro texto que é muito usado para provar o destino é êxodo 7: 3 onde lemos: “Eu, porém, endurecerei o coração de faraó e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas”. Se lermos apenas a frase: “Eu endurecerei o coração de Faraó”. São palavras muito contundentes e convincentes, mas ao analisar o contexto, no verso 13, do mesmo capitulo veremos que esta frase traz outra conotação O verso diz; Todavia o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o Senhor tinha dito.
No verso 22, nos é dito que foram os Magos, que os fizeram endurecer. Porém os magos do Egito fizeram também o mesmo com suas ciências ocultas; de maneira que o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o Senhor tinha dito.
A diferença está no coração. O mesmo sol que faz endurecer o barro, também faz derreter a gordura. As mensagens, que um ouvinte recebe, faz o converter, ao passo que a mesma mensagem faz endurecer o coração de outro, porque o segundo, não tem prazer na palavra de Deus. Josué 24:15 diz: “Escolhei hoje a quem sirvais”. Em Apoc. 22: 17 lemos: “E quem quiser tome de graça da água da vida.
A salvação é oferecida gratuitamente a todos, mas Deus não força. “Só para os que quiserem”. Temos ao nosso lado duas forças, a do bem, e a do mal, a decisão é nossa, Deus e todas as hostes angelicais se alegram quando um pecador se arrepende. Lucas 10:20 diz: “Alegrai-vos por estarem os vossos nomes escritos nos céus”. Apoc. 3:5 diz: “O que vencer de maneira nenhuma riscarei seu nome do livro da vida”. Deus fará todo o possível para que vençamos, mas a batalha é nossa.
Muitas mães de bandidos se consolam dizendo; Este meu filho é um bom menino, não tem culpa do que fez porque esse é o destino dele.
Nós criamos nosso póprio destino. Deus não tem culpa de os homens enveredarem pelos meandros do mal. O prazer Dele é que todos se salvem, mas respeita o livre arbitrio de cada um. Se Ele impusesse arbitrariamente a salvação a todos então seria uma predestinação. As criaturas seriam maquinas, ou robôs. Mas não é assim, todos tem o livre arbitrio, e todos fazem o que eles querem sem serem molestados por forças externas. Escolhei pois, o bom caminho e viverás feliz.

Comentários