terça-feira, 16 de dezembro de 2008

O BATISMO BÍBLICO

Caros Internautas: Peço mais um pouco do seu precioso tempo para refletirmos juntos sobre mais este tão importante tema. Porque o batismo é uma instituição divina, e diz respeito a todos os que crêem em Deus, e aguardam ansiosos pelo dia da redenção.


Como outros grandes ensinos do livro Santo, o assunto do batismo de tempos em tempos necessita ser revisado. Para fixar na mente o significado eterno que ele significa para o cristão.
É uma das mais preciosas doutrinas da palavra de Deus. Ele representa a porta de entrada na caminhada espiritual de todo o crente.
Na primeira grande reunião de avivamento da nascente igreja cristã, foi indagado por ouvintes convictos “Que faremos irmãos?” Pedro respondeu: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”. Atos 2: 37-38.
A narrativa conclui com este final feliz; “Então os que aceitaram a palavra foram batizados; Havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil almas. (pessoas).”. Verso 41.
A ordem é tão clara que dificilmente pode ser mal entendida. Arrependei-vos e sede batizados. O pecador admitindo a sua culpa arrepende-se e volta para Jesus em busca de perdão e purificação.
O batismo representa não apenas a lavagem dos pecados, mas, também a união do pecador arrependido com Cristo. “Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, porque todos quantos fostes batizados fostes batizados em Cristo, de Cristo vos revestistes”. Gálatas 3:26-27.
Escrevendo estas palavras, Paulo sem duvida relembrou a sua própria experiência. Pois quando se converteu, o batismo foi um dos primeiros passos que fora solicitado á tomar. Após sofrer três dias de cegueira, durante os quais outros tiveram de conduzi-lo pela mão, ele foi admoestado, pelo devoto crente Ananias: “E agora porque te demoras”? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome de Jesus. Atos 22: 16.
Não há duvida, pois, quanto a importância dada ao batismo na bíblia e pelos cristãos primitivos. O próprio Jesus declarou enfaticamente. “Quem crer e for batizado será salvo”. Marcos 16: 15, e ordenou aos Seus seguidores: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado” Mateus 28:19-20.
Tem a água batismal em si algum poder ou eficácia? Pode ela por si mesma, purificar-nos ou lavar pecados? Não. A experiência de Simão, o mago, ilustra isso de modo dramático. Mesmo um homem de Deus, como Felipe, não pôde remover os pecados de Simão. Observemos o que ocorreu.
Quando Pedro e João foram visitar a igreja na qual Simão foi aceito, o mago, que antes “iludira os samaritanos com suas artes de magia”, quis comprar dos Apóstolos o poder espiritual.
A resposta de Pedro, porém, foi: “O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois julgaste adquirir por meio dele o dom de Deus. Não tens parte neste ministério, porque teu coração não é reto diante de Deus”.
Arrepende-te, pois, da tua maldade, e roga ao Senhor; talvez que te seja perdoado o intento do coração; pois vejo que estás em fel de amargura e laço de iniqüidade.
Embora Felipe levasse esse homem para a igreja através da cerimônia do batismo, o rito não lhe fez nenhum bem.
Por quê? Ele não se arrependera. Ele estava ainda preso ao pecado. A água por si mesma, não podia realizar um milagre. Sem o arrependimento e a fé em Jesus Cristo, a imersão em água não tem nenhum sentido ou efeito espiritual.

O que representa o batismo para os homens de hoje?

Em nossos dias há diversas interpretações. Há sociedades secretas que pratica o rito á iniciação de um novo congregado, que também chamam de batismo. Não tem nada á ver com o verdadeiro significado para o qual o batismo foi instituído.
Há outras igrejas consideradas cristãs que vão até um rio, ou onde há muitas águas, e, em trajes de banho pulam todos de uma só vez para dentro da água, pensando que assim cumprem a ordem de Jesus.
A igreja católica praticava o batismo por imersão até o século doze. A partir de então adotou um batismo de aspersão, que respinga um pouco de água sobre a cabeça da criança, de preferência nos primeiros dias de nascido. Esse rito compulsório só serve para acrescentar mais um nome como membro no livro de sua comunidade.
Este sistema é válido para a igreja, mas não para Deus.. Uma criança não possui fé, nem sabe o que está acontecendo com ela. Mesmo que haja padrinhos que acompanham o ato para, anos mais tarde confirmar o batismo dela. É um ato compulsório, perante Deus só é valido quando o desejo do batismo brota do coração do individuo. Também o arrependimento pelos seus pecados praticados precisa acompanhar o batismo. Sendo que, uma criança não tem pecados. Esse sistema só trouxe conseqüências graves. Milhões se dizem católicos porque foram batizados quando criança, mas não participam das atividades da igreja, porque não decidiram por si mesmos seguir no caminho religioso.
Várias igrejas, chamadas. “Protestantes e Evangélicas” que se separaram da igreja mãe, incluíram em seus rituais o sistema do batismo de aspersão, inclusive o batismo de crianças. Essas sentem também em sua comunidade o êxodo de seus filiados. Possuem muitos membros em seus livros, e as igrejas quase vazias.
Qual o batismo bíblico?
Não há uma data exata na bíblia do inicio desse ritual. João Batista foi o precursor do “batismo do arrependimento”. Todos os moradores das regiões do rio Jordão, e muitos de Jerusalém iam até João, ouviam a mensagem, e pediam o batismo, o qual era por imersão.
Jesus também foi batizado por João, não que Ele fosse pecador, mas Jesus disse: Convêm que se pratique toda a justiça. O batismo de Jesus foi o inicio do Seu ministério.
Depois de concluir Sua obra sacrifical em favor da humanidade, o batismo passou a ser, em nome do “Pai, e do filho, e do Espírito Santo”.Mateus 28:19-20.
A base do batismo é a fé, fé no sacrifício de Jesus. Sem fé o batismo não tem sentido e de nenhum valor. Antes de o candidato descer as águas precisa receber toda a instrução a respeito do passo que ele pretende dar. Por isso Jesus ordenou que ensinassem os interessados ao batismo, á guardar todas as coisas que Ele, Jesus havia ensinado.
Os apóstolos não podiam ler os pensamentos íntimos, e desejos do coração de seus ouvintes, mas antes de imergirem uma pessoa nas águas do batismo, procuravam saber se o candidato possuía uma base de fé no rito.
Exemplo interessante foi a conversão do oficial Etíope mencionado no livro de atos. Depois de receber os estudos bíblicos dado por Felipe, ele pediu o batismo, numa água a beira do caminho. Felipe não disse, sim. Primeiro declarou a condição. “Felipe respondeu: É lícito se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o filho de Deus. Então mandaram parar o carro, ambos desceram á água, e Felipe batizou o Eunuco”. Atos 8:37-38.
O batizando precisa crer em Jesus. Não pode ser quando criança, porque criança não tem entendimento.
Outro ato incorreto é o batismo por aspersão. Jamais esse ritual pode satisfazer a exigência que o simbolismo requer.
O batismo certo e válido é por imersão, porque a água representa a sepultura de Jesus. O Apostolo Paulo descreveu a natureza simbólica do batismo nestas palavras: Ignorais que todos os que fomos batizados em Jesus Cristo, fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com Ele na morte pelo batismo, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos, nós em novidade de vida. Porque se fomos unidos com ele na semelhança da Sua morte, certamente o seremos também na semelhança da Sua ressurreição. Romanos 6:3-5.
Essa descrição torna-se ainda mais clara quando compreendemos que a palavra ”batizar”é transliteração da palavra grega baptizo que os dicionários de renome, e historiadores definem como Imergir”, “mergulhar”, ”ficar totalmente coberto pelas águas”.
O ser imergido na água retrata não apenas o sepultamento de Cristo, mas o sepultamento de nossa velha vida de pecado, porque ”fomos sepultados com Ele”. O ser levantado das águas batismais simboliza não apenas a ressurreição de Cristo, mas o começo de uma nova vida centralizada em Cristo.
Com esses pensamentos em mente, entendemos melhor porque os apóstolos precisavam de um copioso suprimento de água para realizar um batismo. De João Batista é dito: João estava também batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas, e para lá concorria o povo e era batizado. S. João 3:23.
Quando conhecemos o verdadeiro significado do batismo, vemos que somente o de imersão preenche os requisitos do batismo bíblico.
Ser imerso com Cristo nas águas batismais é mais do que uma cerimônia simbólica. Representa uma decisão solene e consciente tomadas por pessoas que compreendem o que o batismo significa e realiza.
Quando Jesus tinha “cerca de trinta anos” Lucas 3:23, Foi batizado por João Batista no rio Jordão. Por quê? Ele não tinha pecados para sepultar, nada de que se arrepender. Ele não precisava ser erguido da água para “firmar os pés na nova vereda da vida”. Mas Ele quis deixar um perfeito exemplo para seguir-mos. Ele pode de fato dizer> “Eu sou o caminho a verdade e a vida”. João 14:6. Ele nos deixou o exemplo para seguirmos Seus passos. I Pedro 2: 21.
Quando alguém sai das águas batismais, depois de ter feito um pacto com Deus, o Pai celestial declara que a pessoa também é seu filho ou sua filha. Pois as palavras dirigidas a Jesus. “Este é o meu filho amado, em quem me comprazo”, abrange á todos que entram nesse pacto com Ele.
Ser batizado é obedecer á ordem de Cristo. É seguir-lhe o exemplo. É, porém, mais do que um caso de obediência e conformidade com a palavra de Deus. É também um privilegio. Deus ordenou, através de Cristo, que este rito seja “a entrada para o Seu reino espiritual”. Daí porque consideramos o batismo como uma das mais preciosas doutrinas que Deus concedeu á Sua igreja.
Sendo que o assunto do batismo é de vital importância, significa que todos os que não forem batizados estão perdido? Não. Em primeiro lugar “Deus não leva em conta os tempos da ignorância, agora, porém, notifica aos homens que todos em toda parte se arrependam”. Atos 17: 30. Esta passagem nos convence que Deus não condena alguém por não seguir a luz que não conheceu, ou não tenha tido a oportunidade de receber.
O ladrão na cruz morreu sem ter tempo de demonstrar a Sua fé em Jesus por obras por ele praticadas. Não teve oportunidade de demonstrar que já havia morrido para a velha vida que antes vivia.
Ele confessou o seu pecado, e isso lhe foi imputado por justiça, sem, contudo, descer as águas batismais.
Sua fé em Cristo, porém, como seu imaculado Redentor e Rei vindouro o compeliu a orar, e confessar, a testemunhar e a entregar-se nas mãos de Deus. Sob essas circunstâncias ele recebeu a promessa de vida eterna.
Conforta-nos lembrar que servimos á um Deus que conhece nossas circunstâncias, também conhece nossa disposição mental, se é positiva para com Ele, ou negativa. Se nos esforçamos para servi-lo ou procuramos pretextos para nos desviar dos deveres de filhos para com o Criador e Pai.

Pode o cristão descer as águas batismais mais de uma vez?

Dependendo das circunstancias, sim. E por varias razões.
Em Efésios 4:5 apresenta um só Senhor, uma só fé, um só batismo etc.
Há igrejas cristãs que não seguem a orientação de Jesus, Ele manda primeiro ensinar todas as coisas, para depois o candidato decidir se aceita o batismo, ou não.
Há igrejas que arrastam os interessados pela força da persuasão. Depois de batizados apresenta o verso acima com uma ameaça de que, uma vez batizado não podem mais sair, sob pena de serem perdidos para sempre. Há muitos milhares de infelizes que receberam a lavagem cerebral e não procuram mais a mão amiga de Deus, porque lhes foi incutido na mente que é pecado rebatizar em outra igreja porque já foram batizados uma vez.
Também há igrejas que seguem a linha ariana, que batizam em nome de Jeová. Eles ensinam que Jesus é uma criatura. Eles se apóiam no verso de Efésios 4:5 acima descrito, como um só Senhor, e este é Jeová. Portanto deixam de ensinar o verso de I João 5: 12-13 que diz: Quem tem o filho tem a vida, quem não tem o filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do filho de Deus.
No livro de Atos encontramos um rebatismo porque o batismo de João ja fora transferido para o sistema do cordeiro que tira o pecado do mundo.
Em Atos 19: 1-5 diz: E, sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores chegou a Éfeso, e achando ali alguns discípulos. Disse-lhes, recebestes vós já o Espírito Santo? Quando creste? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. Perguntou-lhe então: Em que sois batizados? E eles disseram; no batismo de João. Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento..... E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.
Deste verso, e de mais outros deduzimos que o batismo verdadeiro é um só. Quando o cristão desce ao batismo ele vai naquela fé que esta igreja seja o caminho verdadeiro. Tempos mais tarde ele descobre pela bíblia, que os ensinamentos que recebeu nessa igreja, não é exatamente o que está escrito. O que o cristão deve fazer? Continuar no erro só porque foi batizado ali? Ou deve procurar uma outra igreja onde ele pode viver na luz que a bíblia ensina?
O valor do batismo é pela fé em Jesus, o momento que descobre que recebeu ensinamentos contrários á Bíblia, a fé deixa de ser fé, e daí por diante vive na duvida, e se ele continuar ali, se torna um hipócrita porque continua no erro, sabendo que ele não vive a verdade.
Quando isso acontece o cristão deve o quanto antes procurar um outro caminho no qual encontra toda certeza de sua fé apoiado pela bíblia. Mas antes de descer as águas pela segunda vez, que não tenha pressa, deve se certificar se o segundo é realmente o caminho verdadeiro.
O Pai, O Filho, o Espírito Santo. Poderes infinitos e oniscientes recebem aqueles que verdadeiramente entram em uma relação de pacto com Deus. Eles estão presentes em cada batismo, para receberem os candidatos que renunciaram ao mundo e tenham recebido a Cristo no templo da alma. Estes são os filhos família de Deus, e seus nomes são inscritos no livro da vida do Cordeiro.
Pensem bem e façam escolhas sabias.
Prezado internauta. Novamente lhe oferecemos os nossos e-mails para se comunicarem conosco, para um diálogo franco e sincero sobre as mensagens bíblicas >esperanca2@hotmail.com<, ou.
>ernestomenslin@yahoo.com.br<.
obrigado
E.K.M.

Nenhum comentário: