terça-feira, 16 de dezembro de 2008

A DIVINDADE SÃO TRES DEUSES?

Olá Internauta,
Se desejares conhecer um pouco mais sobre a divindade então a oportunidade chegou. O tema penetra até a profundeza do assunto. Leia com a bíblia aberta para comparar com as passagens bíblicas.



Uma grande polemica se arrasta através dos séculos entre os unitaristas e trinitaristas em torno da divindade.
Os unitaristas seguem a linha de pensamento de Ário, que foi presbítero de Alexandria. Eles defendem com todo entusiasmo a existência de um Deus uno, negam a divindade de Cristo, consideram-no uma criatura. Também o Espírito Santo, para eles é apenas uma força ativa.
Esta doutrina chega até nós pelo ensinamento das Testemunhas de Jeová e mais outros grupos espalhados pelo mundo afora.
Os trinitaristas crêem em um governo composto de três pessoas divinas, que formam um único Deus.
As duas linhas de pensamento baseiam suas doutrinas nos escritos da Bíblia Sagrada. Mas, quem está com a razão?
Para confirmarem suas teses recorrem aos escritos antigos e procuram um respaldo nas línguas mortas, como o aramaico - grego antigo - latim etc. O ruim de tudo isso é que os muitos milhões de seguidores da bíblia (na maioria a massa leiga) que congrega nas muitas ramificações religiosas, assistem á distância os debates dos escribas modernos das duas linhas de pensamento que se digladiam espiritualmente sem chegarem a um denominador comum. Recorrer á escritos em outras línguas não edifica aos leigos que também são filhos de Deus. Os folhetos sobre o assunto, que são distribuídos causam mais dúvidas do que benefícios quanto a sua inspiração e confundem a milhões de leitores.
O estudo que segue foi escrito em uma linguagem popular e bem simplificada para os cristãos leigos poderem acompanhar dentro de suas próprias bíblias. Que Deus ilumine a todos nós.

DEUS PAI

No antigo testamento encontramos muitos nomes atribuídos ao nosso Deus, tais como: Jeová – Eloim – Shadai – Elion – Cadosh - Adonai, e ainda muitos outros nomes pelos quais, Deus é conhecido. Todos eles têm um significado próprio atribuído á Ele. O povo antigo dava os nomes á seus filhos segundo as circunstancias em que a criança nascia, e segundo as características que os pais desejavam incutir nos filhos.
Em cada ocasião importante, que o povo era liberto dos seus inimigos, ou alcançavam vitórias miraculosas em campos de batalha, ou qualquer outro acontecimento que eles sentiam a mão poderosa de Deus, eles aplicavam um nome adequado para essa ocasião. Também o próprio Deus se apresentou com vários nomes que se adequavam á certas ocasiões em que realizava milagres entre seu povo.
Os trinitaristas têm dificuldades de explicar o nome “Deus”, por que o aplicam a um nome próprio. Um Deus, mas são três pessoas. Quando o aplicamos a um título de um sistema teocrático de governo então está desvendado o mistério.
O próprio Deus confirma essa verdade. Em Exo. 6:2e3 diz: Falou mais Deus a Moisés e lhe disse: Eu Sou o Senhor, apareci a Abraão, a Isac e a Jacó como Deus todo poderoso; mas pelo meu nome Jeová, não lhes fui conhecido.
Segundo essa passagem o próprio Deus se apresentou com o titulo “Deus” Poderoso. Sendo que seu nome próprio é Jeová. Não há erro nenhum de chamar os integrantes do sistema pelo titulo. Exemplo: O presidente Luiz Inácio, ou só presidente.
Na escritura há muitas referências á Deus como; Deus Jeová ou Senhor Deus.
Os outros componentes da divindade também são conhecidos pelo nome “Deus”. No transcorrer do estudo veremos essa verdade.
Os unitaristas alicerçam suas teses sobre passagens que apontam um Deus único. Exemplo: I Cor. 8:6 diz: Para nós há um só Deus, o Pai etc. Outra passagem: Deut. 6:4 diz: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.
As Testemunhas de Jeová dão ênfase ás bíblias que introduzem o nome Jeová. Exemplo: Sal.83:18 diz: E reconhecerão que só tu, cujo nome é Jeová (Senhor), és o altíssimo sobre toda a terra. Isa 42:8 diz: Eu sou Jeová (Senhor) este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei á outrem, nem a minha honra etc. Outra passagem; Rom 10: 13 diz: Porque; Todo aquele que invocar o nome de Jeová( Senhor) será salvo.
O grande problema dos unitaristas é a divindade da segunda pessoa que a bíblia apresenta como filho de Deus. Para eles, o filho é apenas uma criatura, e se foi criado, não pode ser divino.

DEUS FILHO

Analisemos o que a bíblia diz a respeito do filho.
A segunda pessoa da divindade é chamada de “O filho de Deus”. A bíblia apresenta o Filho como nosso salvador Jesus, nosso redentor etc. Deus Jeová entregou a salvação dos homens nas mãos de Jesus, Para ele realizar essa obra foi preciso tomar a natureza humana e temporariamente se afastou da administração celeste. Mas continuou fazendo parte da divindade. Fil. 2:6a8 diz: Ele subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação ser igual a Deus, antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se a semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz.
Analisemos a primeira sentença do verso; “Subsistindo em forma de Deus”. Antes de assumir a forma humana, Ele já era Deus; humilhou-se, não que fosse uma imposição do Pai, nem uma obrigação da parte Dele, mas voluntariamente se ofereceu como sacrifício para salvar a humanidade que se achava condenado á morte pelo pecado.
Antes de se fazer carne, Ele era conhecido no céu como Miguel “O grande Príncipe”. Exemplos; Dan.10:13 diz: Porém Miguel, um dos primeiros príncipes veio para ajudar-me e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia. Daniel conhecia Miguel como um Príncipe. Outro exemplo: Judas 9 diz: Contudo o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés etc. Judas também conhecia Miguel como arcanjo. Arcanjo no céu é superior a todas as ordens estabelecidas por Deus. Dan.12:1 diz: Nesse tempo se levanta Miguel o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo etc. “O grande príncipe.” Apoc.12:7-8 diz: Houve guerra no céu, Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão etc. Miguel era o chefe do exercito celeste que derrotou Lúcifer no céu. Também em I tess. 4: 16 diz que o arcanjo Miguel tocará a trombeta em Sua segunda vinda para buscar seus remidos etc. Vemos que os anjos e todas as hostes celestes estavam, e continuarão subordinados a Ele.
Os unitaristas interpretam a posição principesca de Miguel como filho de rei, e o rei é Deus Jeová.
O nome príncipe também tem várias aplicações, nem sempre alguém é príncipe por ser filho de rei. Satanás também recebeu o nome de príncipe deste mundo sem ser filho de algum rei e muito menos de Deus. João 12:31 diz: Chegou a hora de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso. Em João 14:30 diz: Já não falarei muito convosco, porque aí vem o príncipe do mundo; e ele nada tem em mim. 16: 11 diz: do juízo porque o príncipe deste mundo já está julgado. Etc.
Daniel e seus três companheiros também pertenciam á família principesca sem serem filhos de rei. O termo “Príncipe” provém de famílias importantes, nobres, nem sempre de família real.
No antigo testamento há várias referências á segunda pessoa. Em Isaias. 9:6 diz: Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros, e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz; Esta passagem é uma profecia referente a segunda pessoa que viria a ser o Salvador, que, após seu nascimento humano receberia o titulo de “Deus forte”. Há provas disso? Sim. Voltemos ao mesmo verso. O governo está sobre os seus ombros. E Seu nome SERÁ: “Deus forte”.
Se Deus fosse um nome próprio certamente a partir de então haveria dois deuses, Mas “Deus” é um titulo, de um sistema de governo, prova que há outra pessoa que faz parte do mesmo sistema que ostenta o nome “Deus”. Em João 1: 1-2 diz que o verbo era Deus. Quem era o verbo? Jesus. Quando era Deus? Nos dias da eternidade. Jesus foi Deus no passado, antes de vir a este mundo, e será “Deus”, também após o estabelecimento do Seu reino aqui na terra.
No mesmo verso acima apresenta Jesus como “O “Pai” da eternidade”. Ser Pai. Nem sempre a paternidade significa possuir descendentes. Santos Dumont é o pai da aviação, por que foi o criador do primeiro avião, mas os aviões não são filhos dele. No verso em questão, Jesus é chamado de “Pai da eternidade”, que o reveste de autoridade como Criador.
Também é Pai da “eternidade” porque Ele já existia antes que a eternidade viesse a existir. Isto prova que Jesus é eterno. Sem genealogia, sem principio, sem fim.
Uma profecia de Geremias apresenta Jesus como rei. Ger. 23:5e6 diz: Eis que vêm dias diz o Senhor que levantarei á Davi um renovo justo, “e rei que é,”
Quando esta mensagem foi profetizada, Jesus ainda não havia nascido em forma humana, mas o verso diz que Ele já ostentava o titulo de rei. Onde? No céu. E viria á esta terra para se assentar no trono de Davi. Em Zac. 3:8 e 6: 12 também apresenta o renovo que o Senhor enviará para reinar e prosperar. Estes dois versos são profecias que acumulam á Jesus mais a função de rei, que será aqui na terra após a Sua segunda vinda.

NO NOVO TESTAMENTO VEREMOS MAIS NOMES DIVINOS E TITULOS APLICADOS A JESUS.

Em Mat.1:21 diz: O seu nome será Jesus porque salvará o povo dos seus pecados. Em sua primeira vinda a esta terra Jesus veio saldar a divida que os seres humanos contraíram contra a justiça divina. Veio salvar os pecadores arrependidos. Somente após o Seu nascimento em carne que teve o nome Jesus. Jesus Cristo; significa Salvador e ungido de Deus. A unção é uma cerimônia conhecida e praticada, por ocasião da posse de um candidato a uma função ou cargo importante. Exemplo: Samuel ungiu a cabeça de Saul com óleo por ordem divina para ser o primeiro rei de Israel, I Sam.10:1. E posteriormente ungiu a Davi para ser sucessor do rei Saul. I Sam. 16:13.
Emanuel; significa Deus conosco. Recebemos Deus em forma humana, que antes possuía um corpo espiritual. (Uma essência invisível para os humanos.)
Messias; ungido. Já apresentamos o significado da unção, é alguém que está preparado para assumir uma missão importante.
Miguel; significa, que é como Deus. Por esse nome ele já era conhecido no céu antes que existisse mundo. “Como Deus” é igual a Deus, tendo as mesmas características da divindade. Era espírito como Jeová continua sendo.
Embora sendo igual a Deus, eu entendo que Ele possui (como Deus Jeová) os mesmos poderes administrativos dentro da sua área de ação.
Em Heb. 1:8 diz: Mas acerca do filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre. (Eterno) Este verso inequívoco já seria o suficiente para afirmar que Ele é Deus e seu governo será eterno.
No livro de Hebreus; Paulo apresenta os três estágios da segunda pessoa pela qual Jesus passou. Em seu estado original no céu, Também seu estagio humano aqui na terra e novamente depois de glorificado no céu.
Paulo procurou provar a divindade do filho, e ser Ele o tão esperado messias.
TU ÉS MEU FILHO AMADO, EU HOJE TE GEREI.

O ponto que os unitaristas procuram se apegar é a frase; “Tu és meu Filho, hoje te gerei”. Vamos ver quando foi o dia “hoje” e como Jesus foi gerado.
No capitulo um, de Hebreus, Paulo faz um histórico da vida de Jesus, de, antes da Sua vinda a esta terra, e a razão de Ele se tornar humano.
No verso três do primeiro capitulo diz: Ele, (Jesus) que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, (Deus) sustentando todas as cousas pela palavra do seu poder, (no céu) depois de ter feito a purificação dos pecados; (na terra). Voltou a assentar-se a direita da Majestade nas alturas. João 17:5 diz: Glorifíca-me ó Pai, com a glória que tive contigo antes que houvesse mundo.
Voltando novamente ao primeiro capitulo de hebreus, Paulo compara a superioridade do filho aqui na terra, em relação aos anjos. Versos 4a6 diz: Tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles. Pois a qual dos anjos disse jamais; Tu és meu filho, eu hoje te gerei. E outra vez. Eu lhe serei Pai, e ele me será filho? E ao introduzir o Primogênito no mundo diz: E todos os anjos o adorem. Jesus não foi criado, mas introduzido, por que já existia.
Mesmo na sua encarnação Jesus era superior do que os anjos porque eles são totalmente criaturas de Deus, ao passo que Jesus (sendo Deus) foi transferido pelo Espírito Santo para o corpo de Maria.
Os versos; (E ele me será filho); prova que só foi considerado filho após a sua encarnação. Para se tornar humano foi preciso ser gerado por alguém humano. Mas; a frase; eu hoje te gerei vai além do ventre de Maria. Ele foi gerado do seu primeiro estagio divino, (quando era Espírito), para um corpo carnal (humano) afim, de poder alcançar e interceder por todos os humanos que o aceitassem como seu Salvador.
Há em algumas bíblias com traduções antigas, que também aparece em Luc.3: 22 a mesma frase, diz: E o Espírito Santo desceu sobre ele ( Jesus) em forma corpórea como pomba; e ouviu-se uma voz do céu; Tu és meu Filho amado, (Eu hoje te gerei) em ti me comprazo. Não foi quando Ele nasceu de Maria. Foi no dia do seu batismo, o Espírito Santo o revestiu de poder para cumprir com sua nova missão. Desde o nascimento até Seu batismo Jesus viveu uma vida normal como todos os outros homens da terra. Possuía também a natureza divina, enquanto aqui viveu, mas não se serviu dos seus superpoderes.
Após a descida do Espírito Santo em forma de pomba e a voz vinda do céu, Jesus assumiu a tão árdua tarefa para a qual ele veio. O revestimento de poder a Jesus homem, foi semelhante ao dos discípulos.
Jesus, em Atos 1:4 ordenou a eles que não se ausentassem de Jerusalém até que fossem revestidos de poder pelo Espírito Santo, para depois saírem para o campo missionário, e eles viram as maravilhosas manifestações. Paulo diz em I Pedro: Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas que permanece. Os discípulos foram revestidos para uma nova vida, e uma missão a cumprir.
Jesus como humano não podia fazer uso de seus próprios poderes sobrenaturais porque veio para ser semelhante aos homens, e salvá-los da morte no mesmo nível em que os pecadores se achavam.
O Espírito Santo derramou o poder do céu e Jesus foi gerado pela segunda vez. Agora estava pronto para anunciar as boas novas de salvação aos pecadores. Todos os milagres que Ele realizou foi pelo poder vindo do céu através das orações e súplicas ao Pai. Jesus disse: Eu não posso fazer nada por mim mesmo etc.
No mesmo livro de Hebreus 5: 5 em diante. Paulo também repete a mesma frase, e veremos que não há nada sobre o Seu nascimento. Ele contrastou o sacerdócio de Jesus com o dos Judeus, se referiu a humildade de Jesus, dizendo: Assim também Cristo a si mesmo não se glorificou para se tornar Sumo-Sacerdote, mas, o glorificou aquele que lhe disse: Tu és meu filho, hoje te gerei, como em outro lugar diz; Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquizedec.
Vamos repetir: Ao Jesus vir como um humano, Ele já existia, mas foi gerado, á um fim específico, primeiramente, tornar-se humano, para se identificar com os humanos. Depois, Ele já existia, mas foi (gerado) para anunciar a salvação aos homens e morrer por eles. Depois de concluído essa obra, Ele já existia, foi (gerado) destinado para uma outra missão. Á de Sumo-Sacerdote para interceder entre os homens e a justiça divina.
É só reler esses versos em questão e concluímos que em nenhum dos casos, esta frase “Tu és meu filho, hoje te gerei” se referisse a algum principio de vida de Jesus. Ele apenas foi transferido para atuar em outra área, e Jeová se agradou com o desempenho Dele.
Paulo não se contradiz. Ele nunca apresentou Jesus como criatura. Sempre procurou apresentar a segunda pessoa da divindade como Deus, que temporariamente se humilhou para poder alcançar e salvar a humanidade caída em pecados, para depois voltar a ser glorificado pelo próprio Deus Jeová.
Em Mateus 28: 18 o Próprio Jesus afirma dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.
Os discípulos o receberam como tal. João 20: 28 diz: Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu, e Deus meu. Tomé adorou a Jesus. Os discípulos que conviveram com Jesus estavam certos de que Ele era o Deus conosco.
Em Rom 9: 5 Paulo convence aos judeus e cristãos de Roma a origem do messias dizendo: Deles são os patriarcas e deles também descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, “DEUS” bendito para todo o sempre. Paulo bendisse a Jesus como Deus. Repetimos João 1:1 a 3 que confirma a divindade de Jesus, diz: No principio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus. Ele estava no principio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele e sem Ele, nada do que foi feito se fez.
Jesus, ser Deus e estar com Deus Jeová, confirma a unidade das duas pessoas que trabalham juntos em um governo Teocrático. A passagem acima não diz que o verbo foi criado no principio, mas sim, desde o principio já estava junto com Jeová. Isto prova que sua existência é anterior a qualquer criação, e antes que existisse qualquer noção de tempo. Portanto é eterno.
Na tradução da bíblia Novo mundo, que é exclusiva das Testemunhas de Jeová, assim se expressa: No principio era o verbo, e o verbo estava com Deus e o verbo era (um deus). Eles procuram minimizar de todas as maneiras a divindade de Cristo. Dizem que Jesus é um deus, mas um deus pequeno, não tão importante como o Deus Jeová. Mesmo se assim fosse, de qualquer maneira seriam dois Deuses. O acréscimo do (um), e o (deus) minúsculo foi uma obra infeliz e maldosa dos Jeovistas, porque em nenhuma outra tradução bíblica existe tal ofensa a divindade de Jesus.
Continuemos com mais passagens: Em Atos 20: 28 diz: Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual (ELE) comprou com seu próprio sangue.
Esta passagem confirma que a igreja é de Deus, e o Deus desta igreja é Jesus porque foi Ele quem a comprou com seu próprio sangue.
Mais outra passagem: Col. 2: 8e9 diz: Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo; porquanto nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade.
A passagem adverte para que sejamos cuidadosos e não nos deixemos enganar com doutrinas falsas a respeito de Cristo, porque nele habita corporalmente toda a plenitude divina, isto é; Jesus não é só uma parte divina, não é só revestido de uma roupagem divina, nem um deus inferior, como dizem os unitaristas, mas Deus pleno, com todos os poderes da divindade.
II Ped.1:1 diz: Simão Pedro, servo e apostolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo. Pedro apresenta esta passagem a Jesus como Salvador e também como Deus. Os Jeovistas procuram separar o Deus, do nosso Salvador Jesus Cristo, como se Pedro falasse de duas pessoas diferentes. Mais outra passagem: I João 5: 20 diz: Também sabemos que o filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo, este é o verdadeiro “DEUS” e a vida eterna.
Com essa passagem João procura afastar duvidas que alguém ainda possa ter, em relação ao verdadeiro Deus. Ele confirma categoricamente: Jesus é o Filho de Deus, e, é o verdadeiro Deus e também é a vida eterna. Tudo se resume em uma pessoa.
Mais outra passagem: Tito 2:13 diz: Aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo. Nesta passagem Paulo também apresenta Jesus como grande Deus e ao mesmo tempo, o nosso Salvador.
Esta passagem os unitaristas também procuram truncar, dizendo que Paulo se refere a duas pessoas diferentes, uma é Deus e a outra é Jesus. Isso é pecado, forçar algo que não existe, o mesmo erro como em outra passagem acima. Há muito mais passagens, mas é o suficiente.

HÁ NOMES DO PAI QUE TAMBÉM SÃO ATRIBUIDOS A JESUS

Em Joel 2:32 diz: E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor Jeová será salvo etc. Em Rom 10: 13 diz: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. No verso de Joel reivindica a autoridade de salvação á Jeová. Lendo o contesto da passagem de Rom. Vemos que se aplica exclusivamente á Jesus como o Senhor.
Em Isa. 45: 23a25 o Senhor Jeová diz: Por mim mesmo tenho jurado; da minha boca saiu o que é justo, e a minha palavra não tornará atrás. Diante de mim se dobrará todo o joelho, e jurará toda a língua. De mim se dirá: Tão somente no Senhor há justiça e força; até Ele virão e serão envergonhados todos os que se irritarem contra Ele. Mas no Senhor será justificada toda a descendência de Israel e Nele se gloriará.
Nesta passagem também reivindica toda a adoração única e exclusiva a Jeová. Em Fil. 2:9 Deus o Pai transfere todo esse poder e glória á Jesus, diz: Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e confesse que Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai.
Ajoelhar-se diante de alguém é adoração. Como pode Deus Jeová ordenar a todos se ajoelharem diante de Jesus e o adorarem se Ele não for Deus também? Aqui dispensa mais comentários, apenas mais um lembrete; Senhor é titulo de propriedade do céu e da terra, tanto o Pai como o Filho, usam esse mesmo titulo de posse.

SÓ DEUS PODE SER ADORADO

Os judeus queriam apedrejar a Jesus porque Ele disse ser Filho de Deus, e dizer: Eu e o Pai somos um. Jesus aceitou a adoração dos homens porque realmente era Deus. Vejamos algumas passagens em que Jesus foi adorado.
O cego de nascença: João 9: 35a38 diz: Crês tu no Filho do homem? Ele respondeu e disse: Quem é Senhor, para que eu nele creia? E Jesus lhe disse: Já o tens visto, e é o que fala contigo. Então, afirmou ele: Creio, Senhor; e o adorou. Os três reis magos. Mat 2:2 diz: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente e viemos para adorá-lo. Os reis vieram prestar adoração.
Os discípulos no barco. Mat 14:33 diz: E os que estavam no barco o adoraram, dizendo: verdadeiramente, tu és Filho de Deus.
Maria Madalena e a outra Maria. Mat. 28:9 diz: E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés, e o adoraram.
Os onze discípulos foram se encontrar com Jesus na Galiléia Mat 28:17 diz: E quando o viram o adoraram.
Foi por ocasião da ascensão de Jesus. Luc. 24:52 diz: Então eles adorando-o, voltaram para Jerusalém.
A adoração é o reconhecimento Maximo de uma criatura ao seu Criador.
Mais um ponto muito importante: Jesus aceitou o culto de adoração já antes de sua ressurreição e glorificação.

VAMOS RECAPITULAR ALGUNS NOMES E TITULOS DE JESUS

Mat 1:21 Ele se chamará Jesus porque salvará os homens dos seus pecados. “Salvador”. João 1:1 a 3 diz: O verbo era Deus. Mat 1:23 diz: Emanuel. “Deus conosco”. Tito 2:13 diz: O grande Deus.
I Tim 2:5 Ele é conhecido como o Mediador. Apoc. 19: 16 Ele se apresenta como Rei dos reis e Senhor dos senhores. Depois de tantas provas bíblicas, só não o aceita como seu Deus e Salvador aquele que não quiser se salvar.

CRISTO O PRIMOGENITO DA CRIAÇÃO DE DEUS

Um outro ponto em que os unitaristas se apegam para provar que Jesus é uma criatura está em Col. 1: 15 onde diz: Ele é a imagem do Deus invisível, o Primogênito de toda a criação.
Ao ler isoladamente este verso, dá uma força aos unitaristas entenderem que Cristo é uma criatura, mas quando lemos o contexto veremos que reflete uma conotação bem diferente. Leiamos desde o verso 13; diz:
Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, e remissão dos pecados. Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, pois nele foram criadas todas as cousas, nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi Criado por Ele e para Ele. Ele é antes de todas as cousas, Nele tudo subsiste.
Vamos separar as várias frases que Paulo uniu em um só pensamento: Ele (Deus, Jeová) nos libertou do império das trevas. João 3: 16 diz: Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito etc. Éramos perdidos, mas nos transportou para o reino do filho (Jesus) do seu amor (graça), no qual temos a redenção, e remissão dos pecados. Ele é (depois que se tornou também humano) a imagem (visível) do Deus Jeová que é invisível. Ninguém até aqui viu a Deus Jeová. Jesus O fez conhecido através da Sua presença humana que Ele (Jesus) assumiu. Jesus disse: quem vê a mim vê o Pai.
O primogênito de toda a criação, (pois nele foram criados) o argumento de Paulo não foi a criação do filho. Ele colocou o filho como Criador de tudo. Paulo não disse; ele foi criado. Mas, nele foram criadas. (através dele) O próprio Jesus criou por si, e para Ele. Ele é antes de todas as cousas. Através Dele teve inicio a criação. Nele tudo subsiste. As coisas visíveis e invisíveis só existem porque Jesus as criou.
O Que é primogênito?
Talvez, muitos se preocupam com a palavra “primogênito” que normalmente é aplicado a um filho que foi o primeiro a nascer em uma família, mas na bíblia “primogenitura” há várias aplicações, vejamos algumas delas.
Exo. 4: 22 Jeová diz: Dirás a Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é o meu filho, meu primogênito.
A quem Jeová se referiu como primogênito? Ao Jacó? (Pai dos doze filhos de Israel) que recebeu de Deus o nome Israel? Gen 32: 28. Ou a nação de Israel que se encontrava como escravo no Egito? Si foi a Jacó (Israel) ele não foi o primogênito, porque o primogênito da família de Isac foi Esaú.
Deus só pode ter reconhecido a nação de Israel como primogênito que até então era escravo.
Quinhentos anos antes, Deus prometera á Abraão que faria da descendência dele uma grande nação. Portanto Deus chamou de primogênito ao povo da promessa e não porque alguém tivesse nascido primeiro.
Mais outro ponto: Gen 41: 50-52 diz; Antes de chegar a fome ( no Egito) nasceram dois filhos a José, (filho de Jacó) os quais lhe deu Azenate filha de potifera sacerdote de Om. Jose chamou ao primogênito de Manasses, pois disse: Deus me fez esquecer de todos os meus trabalhos e de toda a casa de meu pai. Ao segundo chamou-lhe Efraim, pois disse: Deus me fez prosperar na terra da minha aflição.
Em Ger: 31: 9 diz: Sou Pai de Israel, e Efraim é meu Primogênito.
Como pode Efraim ser chamado de Primogênito se o primeiro filho de José é Manasses. Vemos que Deus não atribuiu a primogenitura á família de Jacó, mas a nação de Israel e ao segundo filho dos descendentes de José como primogênito.
A primogenitura não recaiu sobre o que nasceu primeiro, mas sobre aquele a quem Deus deu a preferência.
Mais outro exemplo: Isa. 14:30 diz: E os primogênitos dos pobres serão apascentados etc. Teria Deus prometido as bênçãos somente aos filhos mais velhos de cada família pobre? Certamente que não, mas os primogênitos são todos aqueles que despontam entre os demais como os mais esforçados, melhores, e mais cristãos.
Mais outra passagem. Salmos 89; 20a27 Fala do rei Davi, prefigurando o estabelecimento do reino de Jesus Cristo, diz: Encontrei Davi meu servo; com o meu santo óleo o ungi. A minha mão será firme com ele, o meu braço o fortalecerá. O inimigo jamais o surpreenderá, nem o há de afligir o filho da perversidade. Esmagarei diante dele os seus adversários, e ferirei os que o odeiam.
A minha fidelidade e a minha bondade o Hão de acompanhar, e em meu nome crescerá o poder. Porei a sua mão sobre o mar, e a sua direita sobre os rios. Ele me invocará dizendo; Tu és meu Pai meu Deus e a rocha da minha salvação, FALO-EI, POR ISSO, O MEU PRIMOGENITO e o mais elevado dos reis da terra. Davi não foi o primeiro filho da família de Jessé, não poderia ser o primogênito. Aqui se refere a Jesus, que até então não era considerado primogênito, mas Jeová o faria depois de Ele concluir a obra da redenção, porque era o preferido e o mais nobre. Também Jesus invocou a Jeová de Pai somente após seu nascimento humano.
Em mais outras ocasiões este termo primogênito foi aplicado a Jesus porque depois do seu sacrifício já havia voltado á sua antiga glória. Exemplo: Col. 1: 18a20 diz: Ele é a cabeça do corpo, da igreja, Ele é o principio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as cousas ter a primazia. Porque aprouve a Deus que nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo, todas as cousas, quer, sobre a terra, quer nos céus.
Paulo colocou Jesus como o Primogênito de entre os mortos. O primeiro a morrer foi Abel, depois muitos milhões morreram. Jesus não foi o primeiro a morrer, mas, Ele foi o mais importante entre os mortos. E Sua morte de mais importância para os demais.
Nós morremos por causa do pecado, Jesus morreu pelos nossos pecados para nos salvar. A morte Dele foi especial, sem ela não haveria salvação, por isso é o Primogênito dos mortos.
Em Apocalipse 1:5, João também confirma a primogenitura de Jesus entre os mortos e o soberano dos reis da terra.
Ele também é o Primogênito, (ou cabeça da igreja) é o principio. Ele não foi o primeiro a nascer da igreja de Deus, mas, por Ele a igreja foi criada. Ele já existiu porque foi seu fundador.
Para finalizar essa série de comparações vamos apresentar mais Hebreus 12: 22e23 diz: Mas tendes chegado ao monte Sião e á cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis de anjos, e á universal assembléia e igreja dos “primogênitos” arrolados nos céus, e a Deus, o juiz de todos etc. Será que todos os salvos da igreja de Deus serão apenas os primogênitos de alguma família? Primogênito, nesta passagem representa toda a igreja dos salvos cujos nomes estarão arrolados no céu que irão morar nas mansões eternas.
Vamos nos alongar um pouco mais sobre o principio da criação.
Os unitaristas ensinam que a frase; “o principio da criação” aponta Jesus como o primeiro das criaturas que Deus criou. Como fica o Deus Jeová no primeiro verso da bíblia que diz: No “principio” criou Deus o céu e a terra. Ele também é uma criatura? teve começo? O mesmo “principio” do Deus Criador de Gênesis se encontra no evangelho de João 1:1 e 2 que diz: No principio era o verbo, ( Ele já existiu) e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus. Ele estava no principio com Deus. Este “principio” aqui relatado transmite o tempo, a eternidade, e, a partir da eternidade Deus começou a criar porque, se Jesus estava no principio (tempo) com Deus, Ele é eterno. Mais outro ponto: No verso três, diz que tudo que foi criado foi por Ele (Jesus), e sem Ele nada do que existe se fez. Isto prova que o Deus apresentado como “Deus Criador” nos primeiros versos de Gênesis 1:1 foi também o Deus “Jesus” juntamente com o Deus “Jeová”. Porque ambos eram espírito e ambos são Deus. Somente após a encarnação Jesus se tornou Deus visível, com corpo humano glorificado. E Deus Jeová permanece espírito e invisível.

FILHO UNIGENITO.

O titulo preferido de Deus o Pai, para Jesus é unigênito, porque não tem outro semelhante diante de Jeová. Todos os humanos que nascem é preciso a participação de parceiros, O nascimento (humano) de Jesus foi diferente.
Este atributo de Filho de Deus, Jesus não possuía antes de Ele se tornar humano. O verso diz: Será chamado “Filho do Altíssimo”.
Na eternidade do passado, Jesus era Miguel, que significa “como Deus.” Era Príncipe e rei ( Ger;23:5e6) e possuía um corpo espírito e essência igual ao de Jeová.
Para se tornar (também) humano permitiu que Deus Jeová o transferisse e o introduzisse por obra do Espírito Santo para o corpo de Maria, no qual foi gerado e nasceu como humano, mantém agora as duas naturezas, a divina e a humana. Porque não nasceu uma nova criatura, mas sim, uma transferência de um ente divino, (que já existia) para um estágio de vida humano.
A partir de então Jesus recebeu o nome de Filho do altíssimo como também de filho do homem. Por isso Jeová o chama de filho unigênito, porque foi o único gerado desta maneira, sendo Ele o único de sua espécie, e por toda a eternidade Ele será chamado de filho do Altíssimo porque continua sendo divino, e também como filho do homem, porque após sua ressurreição, levou para o céu o corpo humano GLORIFICADO.
O titulo afetivo de Pai que está no céu, Jesus só começou a aplicar a Jeová depois que se tornou humano, e também Jeová o chama de meu filho amado. Mas, Ele, além de ser o nosso “Rei dos reis”, continua sendo filho do Homem, e não se envergonha de ter tomado nossa estrutura humana.

JESUS É FILHO DE DEUS, PORTANTO FOI GERADO E É UMA CRIATURA.

Também já estudamos sobre este controvertido tema, mas vamos relembrar e analisar por outro angulo algumas passagens e gravar bem na memória.
O nome carinhoso e afetuoso de Filho de Deus, ou do Altíssimo, Jesus só recebeu após seu nascimento humano. Assim como nós também recebemos após a conversão o nome adotivo de Filhos de Deus. Jesus não chama Jeová de Pai porque fosse criado por Ele, mas porque, enquanto viveu aqui na terra foi um ser humano.
Na eternidade Jesus continuará o chamando de Pai porque subiu para o céu com o corpo físico humano GLORIFICADO e se identifica conosco que somos também chamados de filhos. Nunca mais Jesus será espírito como o era antes. Ele mesmo disse após sua ressurreição Lucas 24: 36 em diante: Falavam ainda essas cousas quando Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: Paz seja convosco! Eles, porém, surpresos e atemorizados, acreditavam que estavam vendo algum espírito. Mas Ele lhes disse: Porque estais perturbados? E porque sobem dúvidas ao vosso coração? Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo, apalpai-me e verificai, porque um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. Dizendo isto; mostrou-lhes as mãos e os pés.
Os unitaristas ensinam que o corpo de Jesus se desintegrou na sepultura antes de ressuscitar, e voltou a ser espírito como o era antes. Isto é uma ofensa ao próprio Jesus. Uma entidade espiritual independente viver em um corpo carnal é doutrina espírita e não bíblica. Ele disse: Um espírito não tem carne nem ossos como vedes que eu tenho. Em Lucas 24: 41a43 continua: E por não acreditarem eles ainda por causa da alegria, e estando admirados Jesus lhes disse; Tendes aqui alguma coisa que comer? Então lhes apresentaram um pedaço de peixe assado e um favo de mel. E, Ele comeu na presença deles.
Pode alguém desmentir palavras tão convincentes como as de Jesus? Os unitaristas que ensinam a desintegração do corpo de Jesus na sepultura deverão comparecer perante o tribunal divino para responder por suas ofensas ao próprio Deus, tachando-o de mentiroso.

O ESPIRITO SANTO

Outra questão muito debatida pelos unitaristas é a existência da pessoa do Espírito Santo.
O Espírito Santo de Deus é a terceira pessoa da divindade. A bíblia diz que ele procede do Pai. (origem) Nós humanos não podemos compreender exatamente o grau de parentesco que une a trindade, nem quando ou como se individualizam. Jamais uma criatura conseguirá penetrar nos mistérios da divindade. Nem os anjos que são espirituais, e assistem diariamente diante do trono de Deus não conhecem a natureza misteriosa dos seus Criadores. Somente Jesus que passou pela natureza humana, nos deixou uma noção muito tênue a respeito do seu atual corpo glorificado.
Deus Jeová e o Espírito Santo continuam sendo espíritos. Ninguém tem a noção do que é a composição a matéria etérea, que é a base de seus corpos. A ciência humana já domina as ondas hertzianas que em poucos segundos circunda o globo terrestre, e as imagens instantâneas dos jogos de futebol que recebemos confortavelmente em nossas casas pelas TVs. De quanto maior poder possui o Criador de todos esses mistérios.
Jesus procurou explicar á Nicodemos o mistério do espírito, o comparou com um vento que circunda o globo terrestre, ouve-se a sua voz sem ver donde vem, nem para onde vai. João 3:8. O vento não é o Espírito Santo. Ele nos apresentou o poder e o mistério da divindade em uma linguagem humana. Devemos aceitá-la da forma como a recebemos. Sabemos que os três trabalham unidos e formam um só Deus, mas cada um desempenha uma parte importante na obra da Criação, Redenção e Manutenção.
Deus Jeová è o grande arquiteto e mantenedor de todo o universo. O Arcanjo Miguel que se fez carne através do nascimento humano, recebeu o nome de Jesus Cristo. É o nosso redentor e Salvador.
E o Espírito Santo, enquanto peregrinarmos na terra; É o nosso consolador e orientador. Em II Cor. 13: 13 Paulo confirma a trindade dizendo; A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus Pai, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.
Jesus também confirma as três pessoas da divindade. Mat 28: 19: Ide batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ele apresentou a autoridade das três pessoas como um conjunto de poder.
As “pessoas da divindade” não podem ser comparadas com “pessoas humanas”. E muito menos a origem do seu parentesco. Devemos aceitar apenas as coisas reveladas.
O Espírito Santo foi a primeira pessoa mencionada no começo da bíblia. Em Gen:1:2 diz: A terra, porém, era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. Foi Ele quem vinha dando a assistência necessária ao mundo informe.
Após a entrada do pecado no mundo O Espírito Santo participa na grande obra da redenção como consolador dos homens, levando-os aos pés de Jesus.
Jesus após concluir a obra de sacrifício em favor dos homens arrependidos aqui na terra subiu ao céu e está junto com o Pai. Agora atua na função de Sumo-Sacerdote, intercedendo por nós perante a justiça divina.
Antes de Jesus ascender ao céu, Ele prometeu aos homens que não os deixaria sozinhos, mas enviaria um consolador que Ele da parte do Pai.
Em João 15: 26 diz: Mas quando vier o consolador que eu da parte do Pai vos hei de enviar. Aquele Espírito de verdade que procede do Pai, Ele testificará de mim.
Em João 14: 26 Jesus continua dizendo; Mas, aquele consolador o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome. Este vos ensinará todas as cousas, e vos fará lembrar de tudo que eu vos tenho dito.
Em João 16:7 diz: É preciso que eu vá, porque se eu não for o Espírito Santo não virá, porém se eu for vo-lo enviarei para vós outros.
Os três versos revezam a autoridade da divindade. O verso 15: 26 diz: O consolador que (eu) da parte do meu Pai vos hei de enviar. O segundo; no verso 14: 26 Jesus disse: O Espírito Santo que o (Pai) enviará em meu nome. O terceiro: 16: 7 Jesus disse: (Eu) vo-lo enviarei etc.
Os unitaristas interpretam o Espírito Santo como uma força ativa do Deus Jeová. O que é uma força ativa? É primeiramente um pensamento que se transforma em Ação e que realiza a vontade daquele que o planejou. O nosso mundo foi criado pelo poder que emana da palavra, Deus falou e tudo aconteceu. Esse poder da palavra não é o Espírito Santo. Em João 1:1 poderíamos traduzir da seguinte maneira.
No principio era o verbo, (palavra) e o verbo (palavra) estava com Deus, e o verbo (palavra) era Deus. O verbo (palavra) se fez carne (Jesus). No verso 3 diz: tudo que foi feito, foi feito por Ele (Jesus). As passagens que acabamos de ler nos apresentam um poder (verbo) que se fez carne “pessoa que é Jesus” e não o Espírito Santo. Isso prova que a teoria da força ativa ser o Espírito Santo, não existe.
A bíblia omite detalhes sobre a origem do Espírito Santo, mas diz que procede do Pai, se procede, traz as mesmas características do Pai, porém Ele é independente, é, outra pessoa.
A bíblia não relata nada sobre sua pré-existência. Sabemos que Ele é eterno. E tem poderes independentes dos outros componentes da divindade. O Espírito Santo atua por conta própria. Ele ensina, faz lembrar aos homens as promessas anteriormente proferidas por Jesus. I Tim. 4:1 diz: Mas o Espírito Santo expressamente diz; (fala) que nos últimos tempos apostatarão da fé etc. Quem falou foi uma pessoa, Não foi a força ativa, porque ela não fala, só executa. Em I Cor. 2: 13 Paulo diz: Disto também falamos não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas, ensinadas pelo Espírito, (ensina) conferindo cousas espirituais com espirituais.
Ele testifica. Rom. 8:16 Paulo escreve: O próprio Espírito Testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. (Intercede) Em Rom. 8:26 diz: Também o Espírito semelhantemente nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convêm, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E Aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus que ele (O Espírito) intercede pelos santos.
E da mesma maneira o Espírito Santo ajuda etc.. Imaginem! Como pode uma força ativa (vontade) que foi enviada para efetuar uma obra, se voltar para seu autor e interceder por alguém (algum favor) se ele não tem ação própria.
Os defensores dessa teoria não são sinceros em seus argumentos. Analisemos mais outra passagem que tira todas as dúvidas. I Cor. 2: 10 diz: Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito, porque o Espírito penetra todas as cousas, ainda as profundezas de Deus. Como pode uma força ativa que foi ordenada por Jeová, voltar ao seu Autor Jeová, e penetrar nos pensamentos íntimos de Jeová se essa força ativa também é um pensamento do próprio Jeová? São teorias inacreditáveis.

O ESPIRITO SANTO TAMBÉM É DEUS.

Em Atos 5; 1a4 Pedro fala de Deus. Diz; Entretanto certo homem chamado Ananias, com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade. Mas, em acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante, depositou-o aos pés dos apóstolos. Então disse Pedro: Ananias porque encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, não seria teu? E, vendido não estava em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentistes aos homens, mas á Deus.
Pedro confirmou á Ananias que o Espírito Santo também é Deus.
Muitos leitores encontram dificuldades para compreender a existência de o Espírito Santo ser uma pessoa.
Pessoa pode-se traduzir, como um “ser”, mesmo assim torna difícil conhecê-lo, porque a constituição física da divindade extrapola a nossa imaginação humana. Em João 4: 24 Jesus diz: Deus é espírito e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
Jamais devemos gastar nosso tempo em insinuações daquilo que nem na eternidade teremos condições de conhecer.
Em Rom. 1: 16 em diante Paulo diz: Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé. A ira de Deus se revela do céu contra toda a impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifestado entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis, assim o Seu eterno poder, como também a Sua própria divindade, claramente se reconhecem desde o principio do mundo; sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são por isso, indesculpáveis. Porquanto tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-lhes o coração insensato. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos.
Milhões de pretensos cristãos que só se preocupam com os mistérios que a nossa mente não consegue assimilar. Nós somos salvos pela fé.
Crer em Deus é aceitar somente aquilo que a bíblia nos revela. O que passa disso é de procedência maligna.
O Espírito Santo não vem quando precisamos dele, porque já está conosco todos os dias. Ele interliga a terra com o céu. Mat. 28: 20 Jesus diz: Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Em Apoc. 3:20 diz: eis que estou a porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. É Jesus ou o Espírito Santo que está conosco?
Quando permitimos que o Espírito Santo, que é invisível e fisicamente imperceptível atue em nosso coração, a presença de Jesus flui por Ele até nós, e nós somos abençoados. Em João 16: 13 diz; Mas, quando vier Aquele Espírito de verdade, Ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
O Espírito Santo não iniciou sua obra de intercessão após a ascensão de Jesus ao céu, Ele sempre existiu; trabalhou, e trabalha no coração daqueles que desejam ser consolados. No antigo testamento ele já atuava.
No livro de salmos 51:11 o salmista orou dizendo: Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu Espírito Santo.
O salmista pediu que a pessoa do Espírito Santo não lhe fosse tirado, mas que ficasse com ele. Em Luc.11:13 diz: Pois se vós sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais dará o vosso Pai celestial o Espírito Santo aqueles que lhe pedirem.
Podemos compreender melhor a trindade quando a comparamos a uma casa comercial cujos proprietários são três irmãos.
Um cliente entra e pergunta ao primeiro balconista; Quem é o dono? Sou eu, responde o balconista. Eu quero vender alguns sacos de cereais. Por favor, vá até o outro balcão ele lhe atenderá. O vendedor do cereal pergunta ao segundo; quem é o dono daqui? Sou eu. E o cliente realiza sua transação comercial.
Entra outro cliente, pergunta ao primeiro balconista; Quem é o dono? Sou eu. O cliente diz: Eu quero comprar alguns sacos de arroz. O balconista diz: por favor, dirija-se ao terceiro balcão. O cliente se aproxima do terceiro balcão e pergunta; Quem é o dono? Sou eu. Os dois realizam a transação comercial. Um outro cliente acompanhou a distância aos dois, depois se dirigiu ao terceiro balcão e pediu uma mercadoria, mas queria comprá-la a prazo.
O terceiro balconista que se apresentou como dono do estabelecimento o enviou até ao primeiro que também era dono, mas este era o responsável pelas finanças da firma. O comprador quis comprar, mas precisava de credito, e este, só o primeiro podia resolver.
Qual dos três balconistas era o verdadeiro proprietário? Os três são donos, mas cada um é responsável por sua área de trabalho. Há uma hierarquia entre os proprietários, aparentemente o primeiro era mais importante, porque lidava com as finanças.
Para os clientes, o mais importante é aquele que os atendeu. E que resolveu os seus problemas. O mesmo acontece com a trindade no céu. Certamente há uma hierarquia entre os três. Ninguém tira os méritos de Deus Jeová. Ele é superior. Mas, Para nós o mais importante é aquele com quem temos de tratar o nosso problema. Não podemos dizer ao Espírito Santo que ele é nosso Salvador, porque Ele é o Coordenador que nos leva aos pés do Salvador Jesus, mas sem a participação do Espírito Santo nós não iríamos até o Salvador, porque é Ele quem trabalha em nossos corações para nos converter. Aqueles que rejeitam o representante de Jesus e querem ir direto a Jeová se decepcionarão por que em Atos 4: 12 diz: E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.
Como alguém poderá ser salvo por Jesus se o não reconhece como Deus e Salvador? E como podem conhecê-lo se não derem ouvidos a voz do Espírito Santo, que os leva aos pés do Salvador, se não crerem que Ele existe? Deus não pode fazer mais nada por aqueles que voluntariamente rejeitam a presença do Espírito Santo. A salvação é boa demais para ser desprezada. Pensem bem! Quanto mais se afastarem de Jesus, mais difícil será o retorno. Jesus ama a todos, assim como nos ama o Pai e também o Espírito Santo.
CONCLUSÃO

Amigo leitor, tu crês em um Deus que é formado por três pessoas divinas “trindade”? Então estás de parabéns, porque estás no caminho certo. Mas é o primeiro passo para a salvação. Heb. 11:1 diz: A fé é o firme fundamento das cousas que se esperam e a convicção de fatos que se não vêem. Em Fil. 1:6 diz: Estou certo que aquele que começou a boa obra em vós há de completá-la até ao dia de Cristo Jesus. A fé em Cristo Jesus é a base para nos aproximarmos de Deus. É o primeiro passo.
Não é só acreditar que Ele existe, é preciso ter a certeza que Ele está do nosso lado. Essa certeza recebemos quando o nosso relacionamento com Ele se torna uma constante. Diariamente devemos buscá-lo e assentar-nos a seus pés e perguntar; que queres que eu faça?
Não nos preocupemos com o que nos foi vedado saber. Lúcifer se preocupou com o mistério divino e foi tão longe que não teve mais retorno. Com muitos milhões de anjos ele foi expulso do céu para nunca mais retornar ao convívio divino.
Sabemos que a nossa estada neste mundo é uma oportunidade que temos para um aperfeiçoamento do nosso caráter “santificação” sem a qual não podemos adentrar nas mansões eternas. A mão de Jesus se estende até nós, é só nos firmar nela e a vitória da nossa batalha é certa.
O Apostolo Paulo descreveu sua luta que ele travava todos os dias, mas eufórico nos admoesta; escreveu aos Filipenses 3: 12 em diante dizendo; Não que eu o tenha já recebido, ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas, uma cousa faço; esquecendo-me das cousas que para traz ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o premio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
Prezado leitor: Nenhum humano é o dono da verdade, mas esta mensagem se aproxima mais da realidade. Se houver mais algum ponto obscuro, sem podermos entender, Deixemos isso nas mãos de Deus, e vivamos pela fé. Nós não seremos salvos por conhecer toda a verdade, mas a graça de Cristo nos orientará até alcançarmos a “perfeição”. O importante é fazer como Paulo. Deixar as coisas que para trás ficam e seguir para o alvo que nos está proposto por Cristo Jesus.
Qualquer sugestão, entre no e-mail ernestomenslin@hotmail.com.
Para mais estudos entrem no blog limeiratem.com/vamoscomdeus.

Obrigado
Ernesto K. Menslin

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