terça-feira, 16 de dezembro de 2008

QUAL A NOSSA NATUREZA?

Prezados Internautas:
Aqui estamos novamente para ter “aquele” contato mensal. Muito obrigado por participar da nossa hora da “reflexão”. Sempre é bom separar um tempo para refletir sobre: Quem somos e, como fomos criado, também para onde vamos. O tema é muito oportuno porque nos faz meditar sobre nosso começo e o fim de todas as coisas.



Nesta meditação, vamos conhecer melhor a nossa natureza. Quem é o homem? Existe uma antiga pergunta. Quem sou eu, donde vim, e para onde vou. Só saberei quem sou, se souber donde eu vim. E eu mesmo decidirei para onde ir.
Sabemos que não viemos por acaso, se existe relógio, é porque antes já existiu um relojoeiro. O que somos, e tudo o que vemos teve começo.
O grande arquiteto e construtor é Deus. Ele é também o nosso Criador. Há muitas opiniões a respeito da existência humana. Algumas, tão absurdas que procuram nivelar nossa natureza com descendentes de certos animais, usando como base a evolução.
Todo o homem reconhece que a natureza humana está em decadência, e não em evolução. Nossos ancestrais viveram em media oitocentos anos, hoje, com todo o aumento da ciência humana não passamos de cem, ou quando muito cento e vinte anos.
Temos por base a bíblia sagrada, que é a única fonte milenar de credito. Nela encontramos a origem do homem.
Em Gênesis 1:26 lemos: Também disse Deus: Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança.
É gratificante saber que temos um Criador poderoso e inteligente, que nos criou a Sua semelhança, que não descendemos de macacos ou algum molusco aquático. Temos origem. Saímos das mãos do Criador do universo. Fomos criados: (Semelhantes, mas, não iguais).
Qual a nossa estrutura? E qual a matéria que o Criador usou para nos criar? Gênesis 2:7 nos esclarece: “Então formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente”.
Deus não soprou uma alma vivente com vida própria e independente nas narinas do ( então) boneco de Barro. Soprou o fôlego de vida, (ar) (respiração). O corpo e o fôlego juntos tornaram-se, uma alma vivente.
Há muitas linhas de doutrinas que desvirtuam o verdadeiro sentido bíblico e conduz a grande maioria da humanidade á um beco sem saída. O emaranhado de certas interpretações deixa muitos estudiosos confusos, e abandonam o estudo da palavra de Deus.
A bíblia detalha com fidelidade toda doutrina por ela apresentada. E confirma: “O homem é mortal”. Quando Deus falou á Adão, foi para o homem vivo, completo, dizendo: “Tu és pó e em pó te tornarás”.
Na morte, o homem no todo, deixa de existir. Há quem crê que o corpo possui um ser que chamam de alma. Viva, com vida independente, e que pensa, raciocina, e maneja o corpo como e quando bem deseja, e que sai dele no momento que quiser.
Essa crença não é bíblica. Ezequiel 18: 20 diz: A alma que pecar essa morrerá.
A alma como já estudamos é o conjunto vivo de matéria e fôlego. Alma representa; Vida. Gênesis 9:4. Jô 9:11. Outras vezes é aplicada por pessoa. Tiago 5:20. Provérbios 6:32. Corpo, Criatura etc.
ALMA OU ESPIRITO?
Outra linha de pensamento ensina que possuímos um espírito dentro de nós. (Que não deixa de ser a mesma alma que os outros crêem).
A palavra “Espírito” tem muitos sentidos na bíblia. Em algumas traduções é definido como “fôlego”. Em outras, define como; ar em movimento, “Respiração”. Para mais outros: “Emoções de várias espécies”. Espírito alegre e espírito abatido. Á todos é aplicado o termo “espírito”.
O mesmo termo é aplicado aos seres celestes. Tais como: “Deus”,“Espírito Santo”, ‘anjos” e os “Espíritos imundos” os quais foram expulsos do céu. Etc.
Deus criou em nós um computador, que é o cérebro. Ele é acionado pelo oxigênio que é conduzido pelo sangue que circula por todo o corpo até chegar ao cérebro, onde se formam os pensamentos.
Nele há um espaço onde Deus colocou uma espécie de balança que chamamos de consciência, ali são pesados e analisados todos os pensamentos e intenções, para depois serem transmitidos através de correntes elétricas ao corpo, e por ele serem executados.
Há pensamentos em que o cérebro dá as ordens ao corpo sem o consentimento da consciência, então ficamos de espírito abatido porque fizemos algo contra a nossa vontade. Quando alguém repete várias vezes o mesmo delito então a consciência se cauteriza, e ela não acusa mais o erro praticado, então acontece a inversão de valores, o bem considera mal, e o mal considera bem. O bandido fica de espírito alegre quando pratica o mal.
Há o domínio próprio, que é a vontade, ou o animo que também é chamado de espírito.
O espírito humano não tem nada a ver com os seres espirituais que se locomovem no céu ou na terra, os quais, não têm corpos de matéria orgânica. Eles possuem corpos espirituais.
Muitos confundem alma com o espírito do homem. Como vimos; a alma é o homem vivo com todas as faculdades mentais e físicas.
Ao passo que o espírito é a força gerada pelo cérebro o qual forma os pensamentos. Quando o homem (alma) morre, o fôlego e os pensamentos (espírito) também deixam de existir.
A bíblia confirma em Eclesiastes 3: 19-20 diz: que o sistema de vida dos homens e o dos animais é igual. Porque, o que sucede aos homens, isso também sucede aos animais, como morre um, assim morre o outro. Ambos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma. Todos vão para um lugar, todos, são; pó, e todos ao pó tornarão. Quem adverte que o fôlego dos homens sobe para cima, e dos animais desce para baixo?
Continuando em Eclesiastes 12:7 diz: E o pó volta terra como o era, e o espírito (fôlego) volta á Deus que o deu. Em Eclesiastes 9: 5-6 lemos: Porque os vivos sabem que vão morrer, mas os mortos não sabem de coisa nenhuma. A sua memória ficou entregue ao esquecimento, o seu amor, o seu ódio, e sua inveja já pereceram, já não tem parte alguma neste século.
Todos os seres criados são mortais, inclusive os anjos, eles tem a imortalidade condicional, porque são dependentes da imortalidade divina. O termo “Imortal” só é atribuído á Deus. I Timoteo 1:17 diz: Ora, ao Rei dos séculos, Imortal, invisível, ao único Deus, seja honra e gloria para todo o sempre. Em I Timoteo 6:15-16 lemos: O bem aventurado e único poderoso Senhor, Rei dos reis, e Senhor dos senhores, aquele que tem Ele só a imortalidade.
Só Deus possui a imortalidade. O ser humano é dependente de Deus. I João 5:1 diz: Quem tem o filho tem a vida, quem não tem o filho não tem a vida. É uma questão de; ter e ser. Deus é Imortal, nós receberemos a Imortalidade emprestada através de Cristo.
Antes do pecado, Adão usufruiu a vida eterna (teve a imortalidade concedida) através da presença de Deus que o manteve espiritualmente vivo, e a parte física recebia a longevidade através do fruto da arvore da vida que Deus plantara no jardim do Éden. Gênesis 2: 8-9.
Pelo pecado de Adão herdamos dele a morte. Agora podemos ser vivificados ao aceitar o sacrifício de Jesus. Por enquanto, ainda somos mortais. O homem no todo só voltará a viver para sempre após a ressurreição. Filipenses 3:20-21. Porém, por toda a eternidade, seremos sempre dependentes de Deus.
Em João 14: 1-3. Jesus disse: Não se turbe o vosso coração crede em Deus, crede também em mim, Na casa de meu Pai há muitas moradas, se não fosse assim eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E se Eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver estejais vós também.
Hoje podemos viver uma vida espiritual em Cristo. Isto acontece quando permitimos que nosso pensamento estiver constantemente em contato com Deus. Mas fisicamente, a vida eterna ainda é só uma promessa. Romanos 2:7 diz: A vida eterna aos que com perseverança em fazer bem, procuram gloria, honra e incorrupção.
Para completar o pensamento leiamos em I Tessalonicenses 4: 14, diz. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará em Sua companhia, aos que dormem. O sono da morte é temporário, acordaremos quando formos ressuscitados.
Prezado Internauta: Este tema é complexo e de difícil interpretação. Se desejas te aprofundar neste estudo; lembre-se que os e-mails esperanca2@hotmail.com; ou ernestomenslin@yahoo.com.br; estão á sua disposição.

Ofereça este estudo aos seus amigos internautas.

Obrigado E.K.M.

Nenhum comentário: