terça-feira, 16 de dezembro de 2008

PORQUE OS ADVENTISTAS CREEM DIFERENTE?

Olá Internauta
Aqui estamos novamente para levar até você a segunda parte do estudo polemico da doutrina bíblica. Interrompemos o tema numero um, por falta de espaço. Hoje queremos continuar donde paramos. O tema é sobre a segunda vinda de Jesus e consequentemente, a Ressurreição., Espero que tenhas apreciado o primeiro, e que esteja ansioso conhecer o desfecho final deste grande acontecimento.



Já estudamos bastante sobre a segunda vinda de Jesus, mas convêm nos aprofundar mais sobre a ressurreição dos mortos.
Sempre ouvimos a desgastada pergunta: Quem sou eu, de onde eu vim, e para onde vou?
Tudo o que existe; algum dia teve um começo, e é certo que também haverá um fim. Hoje estamos vivos e amanhã o que será? Para muitos, a morte é o fim de tudo, mas, será?
A Ressurreição dos mortos é um mistério e poucos acreditam que ela possa acontecer. Ninguém viu alguém ressuscitar. Por isso as religiões cristãs evitam pregar sobre ela.
Mesmo que ignorem as mensagens bíblicas, ela é uma realidade. E será o acontecimento mais glorioso que já aconteceu entre os homens.
Em I Cor 15:19; Paulo aconselha á todos os cristãos que depositem toda a sua esperança na ressurreição dos mortos, porque a vida cristã não tem sentido se não houver uma ressurreição. Ele diz: Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.
Sem uma vida após a morte, a religião seria uma farsa. Infelizmente são poucos os cristãos que pensam assim. Nos púlpitos das grandes igrejas não se ouvem mais sermões sobre esse tão importante tema. Os seus templos ostentam grandes letreiros, ou luminosos que identificam o nome da igreja. Mas o tom das mensagens de hoje são promessas de riquezas, aqui e agora, como se Deus fosse um empresário de uma multinacional sempre pronto para, o toma lá e da cá.
Nós temos um Pai de amor, sempre pronto para ajudar, proteger e abençoar aos que o buscam. E não é por um caminho ilusório que Deus conduz a sua igreja. Não devemos colocar o coração nas riquezas terrenas, e sim, nas eternas que permanecem.

PARA PODERMOS ENTENDER A RESSURREIÇÃO É PRECISO ENTRAR PRIMEIRO NO MISTÉRIO DA MORTE.

Desde os nossos primeiros pais, quando o pecado aconteceu e gerou a morte, até hoje, todos morrem em Adão ( tu és pó e ao pó tornarás). Gênesis 3: 19. A doutrina dos mortos não é uma mensagem nova, é tão antigo quanto a própria humanidade, o problema é que ninguém se conforma com ela.
Satanás, ( o causador da morte) é conhecedor da estrutura humana e sabedor do pavor que todos sentem em relação a morte. Proveu uma serie de doutrinas falsas para confundir aos que esperam por uma vida após-morte.
Há milhares de religiões pagãs que ensinam a reencarnação. Também a maioria das igrejas que se dizem cristãs misturam a reencarnação com suas crenças, e não sabem distinguir a ressurreição.

O QUE É RESSURREIÇÃO?

A doutrina da ressurreição já era conhecida no antigo testamento, exemplo: Jô 19: 25-27 diz: Porque eu sei que o meu redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, ainda em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros, o verão etc.
O salmista Davi exclamou eufórico quando olhou para a sepultura dizendo: Quanto a mim contemplarei a tua face na justiça; satisfar-me-ei da tua semelhança quando acordar. Salmos 17:20. Davi estava certo de que iria dormir na sepultura até o dia da ressurreição.
Isaias 26:19, “inspirado exclamou” Os teus mortos viverão os teus mortos ressuscitarão; despertai e exultem os que habitais no pó, porque o teu orvalho será como o orvalho das ervas, e a terra lançará de si os mortos. Daniel 12: 2 diz: E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna e outros para vergonha e desprezo eterno. Daniel também apresenta os mortos em estado de “sono”. Quem dorme se acha inconsciente. Ele diz que todos irão a sepultura. Tanto os bons, assim como os maus, todos dormem no pó da terra.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE A REENCARNAÇÃO E A RESSURREIÇÃO?

Todas as doutrinas pagãs crêem e ensinam que dentro do homem há um ser espiritual, imortal, que convive, e atua no corpo até este se desgastar e não tenha mais condições de sobreviver. Então o espírito deixa esse corpo e vai a procura de outro ( ainda sem vida) para reencarnar e habitar nele. Isto (segundo eles) pode levar milhares de anos. Dizem que o espírito faz essa reencarnação muitas vezes até ele se aperfeiçoar e ter condições de viver em uma esfera de luz, que é a morada dos espíritos iluminados. ( Crença espírita) que não tem nada com a bíblia.
Se o espírito vivifica o corpo então a morte não existe. O corpo seria apenas uma vestimenta do espírito, e Deus estaria apenas ameaçando os homens com uma morte que não exite. E Jesus então morreu debalde, se é que os homens não morrem. Deus disse: Gênesis 3:19. Tu és pó e ao pó voltarás. Ele falou ao homem vivente, e não somente a uma parte do corpo.
Reencarnação é a crença espírita acima descrita.
Hoje há aproximadamente 7 bilhões de habitantes sobre a terra. Seriam 7 bilhões de espíritos. Como eles conseguiram se multiplicar se Deus criou apenas um casal de humanos? Esse milagre ninguém explica.
Muitas religiões cristãs seguem uma linha de pensamento semelhante. Também crêem que possuem o espírito ou alma, e quando o homem morre a alma vai imediatamente ao céu, ou ao inferno e ali permanece até o dia que Deus resolve transferi-los para a terra. Mas ninguém explica como será o corpo que a alma torna a receber e onde irão viver.
Em Gênesis 2:7 diz que Deus formou o homem do pó da terra e soprou nele o fôlego da vida. Deus não soprou um espírito, nem alma, mas o fôlego. (respiração) O fôlego e o corpo do pó da terra, os dois juntos formaram uma alma.
Quando Deus falou a Adão: Tu és pó e ao pó tornarás; ele disse ao corpo vivo, que voltaria ao pó. Ele não mencionou a continuidade da vida do espírito ou da alma, porque o espírito do homem (fôlego) não tem vida própria sem o corpo.
A reencarnação é mais fácil de a mente humana absorver. Para os homens ela aparenta ter mais lógica.
Deus realiza milagres, e milagres não tem lógica.
Vejamos o que a bíblia nos diz a respeito da vida terrena de Jesus.
Filipenses 2:6-8 diz: Pois Ele subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus, antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e reconhecido em figura humana, a Si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz.
Após Sua morte. Não foi um espírito que se apoderou do corpo morto de Jesus para vivificá-lo, mas o mesmo Jesus, com fôlego e corpo, ressuscitou, porém glorificado.
Vejamos o que o próprio Jesus falou de si mesmo a respeito de Sua ressurreição.
Como foi a de Jesus? Em carne ou em espírito?
Vejamos Lucas 24: 36- 43 diz: Falavam ainda essas coisas quando Jesus apareceu no meio deles e disse: Paz seja convosco. Eles, porém, surpresos e atemorizados, acreditavam estarem vendo algum espírito. Mas Ele lhes disse: Por que estais perturbados? Por que sobem duvidas ao vosso coração? Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e verificai, por que um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.
Dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés. E, por não acreditarem eles ainda por causa da alegria, e estando admirados, Jesus lhes disse: Tendes aqui alguma coisa que comer? Então lhes apresentaram um pedaço de peixe assado, e um favo de mel. E Ele comeu na presença deles.
Pode haver argumento mais forte do que Jesus com o corpo após a ressurreição? Há doutrinadores que ensinam uma ressurreição espiritual. E para anular as palavras de Jesus dizem que Ele apenas se materializou diante dos discípulos para poderem acreditar nele. E que o peixe e o favo de mel que Jesus comeu, Ele só fez de contas que comeu. Jesus não é mentiroso, Ele não precisa viver com enganos. Nós devemos acreditar no que está escrito.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE A RESSURREIÇÃO DE JESUS E A DOS HOMENS?

Em ICor.15 nos esclarece bem o mistério da salvação. O que nos chama a atenção são alguns versos do capitulo 15: 22-24 diz: Porque assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem; Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda. Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo império, e toda potestade e força.
Paulo nos diz que, todos em Cristo. Não haverá duas ou mais etapas para os santos serem salvos. Todos os remidos serão ressuscitados e transformados por ocasião da Sua vinda.
O verso 35-36 diz: Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpos virão? Insensato! O que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer?
38 diz: Mas Deus dá-lhe o corpo como quer e a cada semente o seu próprio corpo.
40 diz: E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a gloria dos celestes e a outra dos terrestres.
42 diz: Assim também a ressurreição dos mortos, semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção.
44 diz: Semeia-se corpo animal, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo animal, há também corpo espiritual.
Todas essas passagens apresentam os remidos com corpos. Em principio, com um corpo natural. Depois com corpo glorificado. Isto é; um corpo espiritual, e com mais poderes de ação. Através da mente faremos coisas que hoje não conseguimos fazer.
Os mortos serão vivificados pela ressurreição, mesmo que toda a matéria do falecido se tenha desintegrado. Onde ficou seu corpo na morte, ali ressuscitará em corpo glorificado, com a mesma personalidade do falecido. Deus criou Adão e Eva do pó da terra, e para a terra eles voltaram quando morreram. Assim Deus levantará todos os que morrerem em Cristo. Esta é a doutrina bíblica a respeito da ressurreição e segunda vinda de Jesus. E os adventistas crêem assim.

A CRENÇA DIFUNDIDA ENTRE OS EVANGELICOS

A crença muito difundida entre os evangélicos é o arrebatamento invisível. (ou secreto).
Nós já acentuamos bem esse assunto no primeiro estudo, mas é importante analisar por outros ângulos para não deixar nenhuma duvida. Jesus disse: Quando o filho do homem vier porventura achará fé na terra? É isso que estamos vendo em nossos dias.
Os homens acham impossível alguém que tenha morrido há milhares de anos, ainda possa sair da terra e viver novamente. Por isso inventaram uma maneira de substituir a ressurreição por um arrebatamento invisível. Assim, pelo menos não negam o fim do mundo há tanto anunciado, e acham que é mais razoável aceitar essa doutrina como verdade sem bater frontalmente contra a ressurreição.
Eles, porém não explicam se o arrebatamento será com o corpo ou somente o espírito.
Haverá o grande arrebatamento por ocasião da volta de Jesus, mas ele não será invisível. Porque a vinda de Jesus também será visível. Vamos confirmar com passagens da Bíblia: Apocalipse 1:7 diz, Eis que vem com as nuvens e todo o olho verá, até os mesmos que o traspassaram; E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele.
Há vários pontos que nos chama a atenção. Aqui há dois acontecimentos. Jesus vem em glória com todos os anjos e é visto por todos inclusive por aqueles que o condenaram. (Que estão mortos) Isto quer dizer que, a ressurreição e a vinda, acontecerão ao mesmo tempo. (Simultâneo) Também será visto pelos ímpios vivos, porque eles se lamentarão sobre a vinda. É um acontecimento glorioso e não secreto.
Em apocalipse 6: 14-17 confirma a passagem anterior. E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares. E os reis da terra e os grandes, e os ricos e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas; E diziam aos montes e aos rochedos: Cai sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; Porque é vindo o grande dia da Sua ira; E quem poderá subsistir?
Esta classe será dos ímpios, que não acreditam na volta de Jesus, mas eles o verão vir nas nuvens do céu.
Jesus, em Mateus 24: 30-31 Confirmou com todas as letras que a Sua vinda será gloriosa e visível. Dizendo: Então aparecerá no céu o sinal do filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o filho do homem vindo sobre as nuvens do céu com poder e grande glória. E Ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma á outra extremidade dos céus.
Há os que procuram fugir dessa grande verdade bíblica. Ensinam que esse evento será visto pelos olhos da fé.
Os ímpios também verão Jesus voltar e eles não possuem fé. Outros alegam que os anjos irão arrebatar somente os cristãos que se acharem vivos nessa ocasião.
Para não deixar duvidas, vamos repetir as palavras de Paulo comparando-as com as de Jesus. Em I Tessalonicenses 4:13-17 diz: Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os demais, que não tem esperança. Porque se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com Ele. Dizemo-vos, pois isto, pela palavra do Senhor; que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de Arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
Paulo diz: Todos, portanto, desde Abel até o ultimo ainda por morrer, todos os que morreram em Cristo, e todos os santos vivos ( que ainda não morreram) serão transformados num abrir e fechar de olhos, estarão neste arrebatamento visto por todos os ímpios. E não há no céu, nem em lugar nenhum espíritos humanos esperando por algum corpo.
Em II Timoteo 4:8, Paulo fala de si, que estará entre os que serão arrebatados na segunda vinda. Diz ele; Desde agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor justo Juiz me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos que amarem a Sua vinda.
Vamos repetir para ficar bem gravado na memória: Jesus disse que enviaria seus anjos á Sua frente para ressuscitar os que morreram em Cristo. Paulo confirmou: Os anjos viriam e levariam os vivos, juntamente com os mortos que serão ressuscitados nesta ocasião. E vão se encontrar com Jesus nos ares, para depois, toda a comitiva seguir rumo ao céu. João 14:1-3.
Se pensarmos como homens neste maravilhoso evento, achamos impossível acontecer. Mas, é a palavra. Devemos aceitá-la como nos foi legado. Se alguém não crer nas palavras de Jesus, então ele não é cristão, está perdendo seu tempo. Em Romanos 1: 17 diz: Mas o justo viverá da fé.

QUAL A BASE DO ARREBATAMENTO INVISIVEL?

Poucos cristãos aceitam um dialogo sobre o assunto do arrebatamento invisível, por que eles não tem base bíblica.
Até a década de 50 os pentecostais não possuíam uma posição definida a respeito da vinda de Jesus, cada um acreditava a sua própria maneira.
Somente após uma visão que alguém diz ter recebido em um país da Escandinávia, é que os pentecostais costuraram a sua crença sobre a volta de Jesus.
Já passados aproximadamente 40 anos eu adquiri de um irmão pentecostal um disco que falava sobre a visão do arrebatamento invisível. O titulo do disco era, A ULTIMA TROMBETA. Neste disco apresentou várias pessoas que foram arrebatadas. Um avião que transportava passageiros, de repente o piloto desapareceu, o avião ficou a deriva. Não diz o que aconteceu com os passageiros.
Outro desaparecimento aconteceu com um trabalhador de uma fabrica de cerveja, que simplesmente desapareceu. Outro bebê que se achava no carrinho conduzido por sua mãe quando ia ao supermercado, também desapareceu.
Houve vários desaparecimentos naquele dia. Isto iria acontecer por ocasião do fervor da guerra na Coréia, porque mencionou os movimentos da guerra, vários desapareceram diante dos companheiros na batalha. (Segundo o disco). Os habitantes das cidades procuraram os pastores de suas igrejas para que se manifestassem sobre o acontecimento desta visão.
Todos se reuniram em suas igrejas orando e chorando. O Pastor em desespero dizia; Tarde demais, o arrebatamento aconteceu e nós ficamos porque não éramos dignos de sermos levados.
Agora só nos espera a grande tribulação, se conseguirmos vencer esta, seremos salvos por nosso próprio sangue. Não há mais nada que fazer, os santos já foram arrebatados. Que Deus tenha piedade de nós.
Analisemos a veracidade dessa visão. Os arrebatados quase todos são pessoas suspeitas. O que trabalhou na cervejaria é desaprovado porque Deus não aconselha fabricar bebidas alcoólicas. O Bebê do carrinho não podia ser salvo sem que alguém dos seus pais o acompanhasse para o céu, porque a bíblia diz que o filho é a herança de seus pais. Estes quando ainda pequeno (sem ter entendimento) seguirão seus pais.
O arrebatamento iria acontecer por ocasião da guerra na Coréia, porque muitos dos soldados que na ocasião estariam no front das batalhas, seriam arrebatados. Já faz muitos anos que a guerra terminou e ninguém presenciou o arrebatamento de algum soldado na guerra, e nós ainda estamos aqui.
A maior ofensa á Deus é dizer que, os que ficaram aqui, poderão se salvar por seu próprio sangue, através da tribulação. Isto é um ultraje e uma ofensa á Jesus que deu sua vida por nós.
Em Atos 4:12 diz: E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.
Esta doutrina é diabólica e perversa porque engana os que ainda não buscaram a Jesus. Fazendo que eles deixem de se preparar, porque podem deixar para uma segunda oportunidade. Sem Jesus não há salvação. O arrebatamento invisível e secreto não tem respaldo bíblico.
Até o tempo que o disco e o livrinho foram divulgados os irmãos das igrejas neo-evangélicas e pentecostais não possuíam uma doutrina definida á respeito da ressurreição.
Depois da divulgação do disco e do livreto, (que traz o mesmo assunto), as igrejas incluíram essa doutrina em sua base de fé.
Os Adventistas são considerados diferentes por que não aceitam doutrinas antibíblicas.
Resumo: Os mortos serão vivificados pela ressurreição, mesmo que toda a matéria do falecido se tenha desintegrado. Onde ficou seu corpo na morte, ali ressuscitará em corpo glorificado, com a mesma personalidade do falecido. Deus criou Adão e Eva do pó da terra, assim Deus levantará todos os que morrerem em Cristo. Esta é a doutrina bíblica a respeito da ressurreição e segunda vinda de Jesus. E os adventistas crêem assim.
Aos internautas que desejarem dialogar, ou se aprofundar mais no mistério da ressurreição e A segunda vinda de Jesus.
Por favor, se comuniquem e-mail esperanca2@hotmail.com, ou ernestomenslin@hotmail.com

Obrigado
E.K.M.

Um comentário:

Unknown disse...

varias afirmações neste texto estão equivocadas