terça-feira, 16 de dezembro de 2008

OS ADVENTISTAS CRÊEM NO ESPIRITO SANTO?

Olá internauta,
Novamente vez peço licença para levar até você mais um tema muito importante e bastante polemico. Mas a palavra de Deus não deixa duvidas, ela esclarece nos mínimos detalhes os pontos aparentemente complexos. Vejamos o que ela nos tem a dizer.



Satanás criou uma polemica em torno da divindade para confundir os cristãos.
Para alguns, ele diz que Jesus é apenas uma criatura. Para outros, ele quer provar que a pessoa do Espírito Santo não existe, e que é uma força ativa de Jeová. Ele procura convencer á muitos que o Espírito Santo se acha impregnado nas flores, nos animais, no homem, nas arvores ( Nova era) etc.
Neste estudo vamo-nos ater somente sobre o Espírito Santo.

O ESPIRITO SANTO

Deus é o titulo de um governo formado por três pessoas divinas. Cada qual administra dentro da sua área de ação. Juntos, forma um tripé. Unindo-os em um só governo. Sem sombra de dúvidas, O Deus Jeová, é Soberano.
Em Êxodo 6: 3 diz. Apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó como Deus poderoso; mas pelo meu nome, Jeová, não lhes foi conhecido. (Há algumas traduções em que lemos;) “O Senhor”. ( No original aparece Jeová).
A Bíblia não revela muito a respeito da trindade. Deus, também não tem obrigação de revelar ás Suas criaturas o mistério da Sua existência.
Sabemos que as três pessoas são eternas, mas como se multiplicaram ou se dividiram em três (pessoas); permanece em eterno segredo. Se alguém aparecer com a chave do enigma, será mera especulação.
A bíblia nos diz que o Espírito Santo procede do Pai. Se Ele procede, também é divino. Em João 3:8 Jesus fala á Nicodemos; que o Espírito Santo é como o vento, que sopra onde quer. Sentimos a sua presença, mas não sabemos donde vem, nem para onde vai.
A atmosfera envolve todo o universo. Nós humanos subdividimos os ventos, tais como: Vento sul, norte, noroeste etc. Ele, no entanto, é um único bloco que circunda o globo.
Assim é o Espírito Santo; que pode estar ao mesmo tempo em todos os lugares, sem se dividir ou multiplicar. Não é restrito ao espaço, nem ao tempo.
, Em João 4: 24. Jesus diz: Deus é espírito, e nós O devemos adorar em espírito e em verdade.
O Espírito Santo não é o vento. Jesus apenas o comparou porque em suas ações se assemelham.
Para alguns; O Espírito Santo se manifesta com maior freqüência e intensidade, depende da sinceridade e o interesse do individuo em buscá-lo.

Como Ele pode estar presente ao mesmo tempo, em qualquer lugar do mundo?

Isto esta além da nossa imaginação. Não devemos nos preocupar com esse mistério, nunca chegaremos á entender.
O importante é crer que ele existe e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6.
A primeira menção do Espírito Santo na bíblia encontramos em Gênesis 1: 2, Quando este planeta ainda se achava informe, o Espírito Santo pairava sobre a face das águas. Concluímos que ele fez parte da criação deste mundo.
A outra vez apareceu em Gênesis 1: 26, diz: Façamos o homem segundo á nossa imagem etc. Ali não menciona seu nome, mas a frase está no plural, prova que havia mais pessoas presente na Criação.
Depois do pecado, ele cumulou mais a função de conduzir os transviados até Jesus.
Em Gênesis 6: 3. Deus diz: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem. Por intermédio Dele, os antediluvianos foram exortados e advertidos para deixarem os seus maus caminhos e se converterem ao Senhor. A voz foi de Noé, mas a mensagem foi do Espírito Santo.
No antigo testamento há muitas passagens que indicam a presença do Espírito Santo. Em Salmos 51: 11, Davi diz: Não retires de mim o Espírito Santo etc.
No novo testamento ele se tornou mais conhecido por que veio representar a Cristo entre os homens.
I Pedro 1: 12, última parte, diz: Agora vos foram anunciadas, por aqueles, que, ( pelo Espírito Santo enviado do céu ) vos pregaram o evangelho, cousas essas que anjos anelam perscrutar.
Em João 14: 17. Jesus disse; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece. Mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
Após a Ascensão de Jesus ao céu, o Espírito Santo se tornou o agente ( invisível )que intermedeia entre Jesus e o homem.
Rom. 8: 26-27 diz: Também o Espírito, semelhantemente nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convêm, mas, o mesmo Espírito intercede por nós, sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque, segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.
João 14: 16, diz: Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro consolador, para que fique convosco para sempre.
Em João 14: 26, diz: Mas, aquele consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
Os Adventistas do sétimo dia crêem que o Espírito Santo nos faz lembrar as palavras que Jesus pregou, e que Ele não inspira ninguém com alguma mensagem diferente ou contraria as de Jesus.
Jesus se faz presente através do Espírito S. Mat, 28: 20. Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.
Apoc. 3: 20, diz: Eis que estou a porta e bato, se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
A obra do Espírito Santo é múltipla. Ele bate a porta do coração. A primeira função entre os homens, é convencê-los de sua pecaminosidade. Ele diz: Tu és um pecador, no estado em que estás, estarás perdido. Quando o pecador reconhece a sua fraqueza, o Espírito Santo aponta á Jesus e diz: Jesus te ama. O receba como teu Salvador.
Ele não é percebido porque nunca busca o mérito a Si próprio. Só aponta á Jesus.
Também inspirou os profetas á escreverem a palavra de Deus. II Pedro 1: 21 diz: Porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana, entretanto, homens (santos) falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.
É assim que os Adventistas crêem. O Espírito Santo atua no coração do homem através da palavra de Deus, então surge uma transformação sem que o pecador perceba. O desejo de fazer somente o bem cresce. Gálatas 5: 22-23 diz, O fruto do Espírito é; caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Como podemos separar o bom do ruim? Gal. 5: 16 diz, andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. O que é andar em Espírito? Não devemos fazer do Espírito Santo um amigo somente de fim de semana. Ele deve fazer parte do nosso dia a dia.

Conversão ou santificação.
Como os Adventistas interpretam a conversão?
A conversão não é santificação. A conversão pode ser em uma questão de segundos. Ela acontece no momento que decidimos aceitar a Cristo como nosso Salvador.
Santificação é colocar em pratica a decisão que tomamos. A mudança em nossa vida pode ser rápida ou pode demorar. Mas, ninguém se transforma sem a atuação do Espírito Santo.
Ele continua trabalhando. Contudo, não força a natureza de ninguém, porque respeita o livre arbítrio de cada um.
Mesmo ligado em Cristo, ainda pode acontecer de nós voltarmos ao pecado. (apostatar) Depende da firmeza com que abraçamos a verdade. Ainda que tenhamos nos distanciado de Deus, o Espírito Santo continua insistindo conosco, para voltarmos á Jesus.
Os dons de Deus.
Os Adventistas crêem que o pecador precisa colaborar com o Espírito Santo.
O primeiro dom que Ele nos concede é a fé.
A fé não nos salva, mas por ela o Espírito nos conduz aos pés de Jesus, nosso Salvador. Heb, 11:6 diz, Ora, sem fé é impossível o agradar porque é necessário que, aquele que se aproxima de Deus deve crer que Ele existe, e, é galardoador dos que o buscam.
Jesus disse que o Espírito Santo nos fará lembrar das coisas que Ele havia ensinado. Portanto, é unicamente pela bíblia que recebemos todo o conhecimento de vida, e precisamos aceitá-la pela fé.
O Espírito não traz nada diferente ou contrario das palavras bíblicas.
Hoje há muitos que se dizem iluminados, querem trazer algo estranho para causar impacto psicológico, com ensinamentos que não se enquadram nas escrituras. Cuidado com estes, porque não foram santificados pelo Espírito Santo, estão sendo levados por um outro espírito.
A única maneira de sentirmos que somos guiados pelo Espírito Santo, é quando produzimos os frutos do Espírito. Sempre devemos perguntar a Ele: Que queres que eu faça? Ele nos dirá através da palavra de Deus o que devemos fazer.
Quando nos entregamos nos braços de Deus, Então começa uma nova etapa cristã.
Quando Paulo caiu do cavalo no caminho á Damasco, ele perguntou á Jesus: Quem és Senhor? Jesus disse á ele: levanta-te e entra na cidade, lá te dirão o que deves fazer. Atos 9:5-6. Paulo obedeceu.
Quando o pecador decide aceitar o chamado, logo se torna um mensageiro da verdade que ele abraçou e tem pazer de partilhar essa verdade aos outros.
Ser um mensageiro de Deus é muito gratificante. Infelizmente,
Há igrejas de âmbito mundial, que arrebatam milhões de almas, prometem o reino de Deus, com vantagens aqui e agora. Que pregam somente o que os ouvintes gostam de ouvir, e deixam de ensinar muitas verdades que, aos ouvidos da grande maioria lhes são antipáticas. O mensageiro fiel precisa apresentar toda a verdade, quer, o povo goste ou não. Mesmo que a mensagem provoque preconceitos.
O Espírito Santo só pode ajudar a quem sente o desejo de salvação. A palavra de Deus, só é doce como mel para quem se entrega inteiramente a Ele, para o meio convertido ela se torna amarga.
Os Adventistas crêem na base que Deus estabeleceu, tanto no antigo, como no novo testamento: Jesus nosso Salvador. Cremos pela fé e demonstramos essa fé pela obediência. Não uma obediência forçada, ou mecânica, mas, por amor. Esse amor é imbuído no coração por obra do Espírito Santo. Só os sinceros de coração são beneficiados por esse amor. A pergunta é: Que queres que eu faça?
O Espírito Santo não traz doutrinas novas. Em I João 2: 7 diz. Amados, não vos escrevo mandamento novo, senão o mandamento antigo, o qual, desde o principio tivestes. Esse mandamento antigo é a palavra que ouvistes.
Quando estamos dispostos a fazer o que Deus manda, o mesmo Espírito nos concede Dons, com os quais nos tornamos aptos para a outra etapa da vida cristã. A obra missionária, e nos tornamos atalaias para levar a verdade aos outros, assim como outros fizeram por nós.
Quem recebe os dons de Deus?
Atos 5:32 diz, Ora, nós somos testemunha desses fatos, e bem assim o Espírito Santo, que Deus outorgou aos que lhe obedecem. Obedecer a quem, e o que? O próprio Jesus em Mat. 5: 18-20 diz, Porque em verdade vos digo: Até que o céu e a terra passem, nem um j ou um til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra.
Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus. Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus.
Deus é um Deus de amor, Ele faz tudo que é possível através do Espírito Santo aos seus filhos aqui na terra, mas nós precisamos cooperar com Ele. A obediência é um requisito primordial para sermos vitoriosos em nossa caminhada espiritual.
Segundo a doutrina Adventista; eles crêem no Espírito Santo bíblico. Se alguém apresentar algum outro, com mensagens que não se enquadrem com a bíblia, seja anátema.
Para qualquer contato: e-mail esperanca2@hotmail.com ou
ernestomenslin@yahoo.com.br,

Obrigado E.K.M.

Nenhum comentário: