terça-feira, 16 de dezembro de 2008

SALVADOR SÓ HÁ UM: JESUS!

Alô Internautas; Tudo bem?
Estamos de volta para roubar mais um pouco do vosso precioso tempo. Mas trago outra mensagem importante para vossa meditação. Espero que tenham apreciado os temas anteriores. Sempre é bom separar um tempinho para meditar no dia do amanhã. Hoje queremos refletir sobre o único caminho pelo qual chegaremos á eterna felicidade.




Quando Deus terminou de criar este mundo, Ele olhou, e achou que era tudo muito bom.
Mas quem transtornou aquilo que Deus criou?
Deus não criou os homens como maquinas ou robôs para serem manipulados. Ele os criou dentro de um livre arbítrio. O plano foi que vivessem felizes, com plena liberdade de ação. Contudo, não impediu que eles conhecessem também a outra face da vida. Se quisessem conhecer o mal, a arvore da ciência do bem e do mal estava bem ali no meio do jardim. Era só comer do seu fruto.
Foi intencional da parte de Deus, que Adão e Eva participassem das conseqüências do mal? Não. Ele os advertiu sobre o sofrimento que adviria caso eles comessem do fruto da arvore. Porém; estavam livres para fazê-lo.
As primeiras conseqüências do pecado
Logo depois que eles comeram do fruto proibido; mudou toda a natureza dos animais, e também de Adão e Eva. A partir de então eles não mais se sentiram como uma só carne. Aquela vida inocente, na qual viviam antes, desapareceu. O pecado lhes abriu os olhos e viram que estavam nus. Deus fez vestimentas de peles para cobrir a nudez do casal. Gênesis 3:21. De quem era essa pele? Certamente de um cordeiro. Por que o cordeiro se tornou o símbolo da pessoa de Cristo. Jesus ofereceu a sua vida para resgatar o homem da conseqüência do pecado. A justiça de Cristo cobriu simbolicamente a nudez pecadora do casal.
Em apocalipse 13:8, diz sobre o cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. Antes de a divindade criar este mundo, já sabia que os homens iriam tropeçar na desobediência. Quando isso acontecesse, Jesus tomaria o lugar deles, e morreria para que os homens pudessem viver.
Novamente surge a pergunta:
Se Deus sabia que o pecado ia acontecer. Porque Ele não os criou fora da possibilidade de pecar?
Certamente Deus tem muitas razões para criá-los assim. Uma delas é que Ele queria que todas as suas criaturas não o servissem compulsoriamente.
Se Deus deixou um caminho livre para o pecado, também deixou outra avenida para evitá-lo. E, proveu também um meio de se livrarem da força do mal.
A justiça divina exigiu a morte do pecador. Mas foi o próprio Filho de Deus que se ofereceu em sacrifício, para libertar os homens do império da morte.
Não foi um sacrifício arbitrário da parte de Deus para com Jesus?
Não seria muito mais fácil dizer aos pecadores que Deus está disposto á perdoá-los, mas que não tornassem em outra?
A conseqüência do pecado vai muito além da nossa imaginação.
O primeiro pecado não aconteceu aqui na terra. Infelizmente, ele aconteceu no próprio céu.
Em mensagens anteriores já adentramos no livro de Ezequiel 28: 13ª19, nos relata a “soberba” do principal dos anjos que se revoltou contra o governo celestial. No capitulo 14:12-14 do livro de Isaias confirma a revolta deste anjo poderoso, e muitos dos anjos do céu se uniram á ele.
Deus podia tê-los destruído naquela ocasião, e teria exterminado a raiz do mal. Para nós humanos é fácil tomar uma atitude radical semelhante á essa. Mas não para Deus. Se todos os revoltados fossem mortos logo após a revolta; a justiça divina e seu governo cairiam em descrédito. Todos os seres viventes de outros planetas veriam a administração divina como impotente e arbitrária, e se sentiriam diretamente afetados pela idéia de serem também, escravos de Deus.
É bem verdade, que o mal não pode proliferar livremente. Os revoltados não podem ficar impunes, nem continuar no seu ato de rebeldia, isso levaria todo o universo a um estado ingovernável.
É necessário que Deus faça justiça. E, Ele fará, mas com a característica que lhe é peculiar; tudo á seu tempo, e com amor.
Há mais outro ponto a ponderar. Se Deus enviasse Seu filho logo após o primeiro pecado consumado, para pagar o preço da primeira transgressão, então o mal não pareceria tão mal assim, ela se tornaria banal e rotineira. Por que o perdão seria considerado fácil demais. Muitos tornariam a se revoltar contra a administração divina.
Foi uma das razões que Deus ( não ordenou) mas permitiu que o pecado se alastrasse entre as criaturas da terra, para que todos os habitantes de outros planetas pudessem acompanhar a distancia os horrores que o pecado acarreta. Agora pensarão muitas vezes antes de cometer alguma transgressão.
Alguém pode perguntar: Por que Deus permitiu que essa desgraça acontecesse exatamente aqui na terra? As razões de Deus, para nós são desconhecidas. Nós, como terráqueos e humanos, podemos chegar a várias conclusões: Se os anjos expulsos do céu fossem para um outro planeta e levassem até ali o espírito de revolta, em um mundo densamente povoado, um planeta cuja existência talvez remonte a milhões de anos e que nunca desobedeceram as ordens divinas, então seria uma injustiça da parte divina permitir que um exército de revoltados adentrassem em um local onde até então só reinava paz e harmonia, Seria uma guerra nas estrelas. Deus jamais poderia permitir que isso acontecesse.
No planeta terra foi diferente; Ali havia apenas um casal de humanos, e eles foram alertados ao que poderia acontecer. Portanto, não eram inocentes.
Outra pergunta: Os descendentes de Adão e Eva viram, e vêem as conseqüências do erro praticado por seus ancestrais. Porque eles continuam no pecado até hoje? O pecado é como droga que causa dependência. Quem profere uma mentira precisa criar muitas outras para justificar a primeira. Quem mata um individuo precisa matar outros para não deixar testemunhas do primeiro assassinato.
Milhões de bandidos choram nas penitenciarias por terem cometido o delito e desejam nunca ter praticado o mal. Logo que eles se vêem livres, a grande maioria volta a cometer os mesmos erros.
Após a transgressão da lei divina a natureza humana se corrompeu, e o livre arbítrio que é a balança entre o bem e o mal, pende sempre para o mal. O senso de justiça permanece em nós, mas os desejos da carne afetada pelo pecado falam mais alto.
Como podemos sair desse caos espiritual?
Por mais que a humanidade procurasse acumular riquezas para pagar o preço pelos pecados que cometemos, nunca conseguiríamos saldar a divida. Porque todo o pecado que praticamos é transgressão contra a lei de Deus. E o pecado consumado gera a morte. Tiago 1: 15.
Há somente um único meio de escapar da condenação. Recorrer á Jesus que, bem antes de nós existirmos, já se ofereceu para nos livrar da morte eterna.
Como podemos nos aproximar dele?
Romanos 1:16-17 diz: Pois não me envergonho do evangelho que prego, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito; o justo viverá por fé. Qual a conexão entre a obediência e a fé?
Quando Paulo ia pelo caminho á Damasco, Jesus lhe apareceu e Paulo caiu por terra. Depois Jesus lhe disse: Levanta-te e entra na cidade, lá te dirão o que convêm fazer.
Paulo era judeu e obedecia a lei conforme o ensinamento da igreja, mas não foi o suficiente.
Jesus falou a ele que precisava mais do que simplesmente obedecer. “Vai; lá te dirão o que deves fazer”.
A lei por si só não salva ninguém. Ela foi instituída como uma bússola para orientar o individuo na caminhada cristã. Os judeus obedeciam, mas foi segundo a vontade deles, faziam o que consideravam certo. Porém, o certo deles nem sempre expressava a justiça de Deus.
A salvação é unicamente por Cristo, mediante a fé que temos Nele. Essa fé em Jesus, nós devemos demonstrar pela obediência á Ele. Se crermos em Jesus; diremos: Senhor! Que queres que eu faça? Devemos fazer exatamente aquilo que Ele deixou escrito em Sua lei. e não o que nós achamos certo.
Os judeus dizem: Eu tenho a lei que me faz ser justo. Os cristãos dizem: Eu tenho Cristo, Ele me justifica, não preciso da lei para ser salvo.
Qual dos dois está certo? Os dois estão errados.
Os judeus querem se salvar por seus próprios méritos através da obediência da lei. É como se Cristo fosse um grande empresário e ajustasse alguém para realizar um serviço, depois do trabalho concluído fosse pagar o preço anteriormente ajustado. A salvação não tem preço, ela é concedida gratuitamente a todos que querem ser salvos.
Por outro lado, os cristãos dizem que tem Cristo e não precisam da lei.
Para sermos de Cristo precisamos amá-lo, e qual a maior demonstração de amor que podemos dar á Jesus?
Em João 14: 15 diz: Se me amais guardareis os meus mandamentos. E no verso 21 diz: Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai., e eu também o amarei e me manifestarei a ele.
O amor que temos por Ele nos faz obedecer com prazer, sem esperar recompensa pelo que nós fizermos. A recompensa da vida eterna é inteiramente gratuita.
Em Mateus 7: 19-23; Jesus adverte aos transgressores, que se consideram cristãos, mas não fazem exatamente aquilo que Jesus pede deles. “Toda a arvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus”.
Muitos naquele dia me dirão: Senhor, Senhor! Porventura não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi explicitamente; nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.
Os verdadeiros cristãos amam a Deus e provam seu amor com uma vida de obediência.
Concluímos que nós não devemos “obedecer” a lei de Deus para sermos salvos, mas, sim, obedecer-lhe, porque somos salvos por Cristo Jesus. Deus toma em conta os motivos e a sinceridade que nos leva á obediência.
Certa vez houve um fazendeiro, pai de um filho único. Os dois trabalhavam juntos na fazenda. O filho sempre obedeceu as “ordens” do pai. Certo dia o pai chamou o filho e disse: Filho; eu pretendo fazer uma viagem, enquanto estiver fora eu gostaria que me fizesses um favor. Eu sempre sonhei com uma casa nova, mas agora não tenho tempo de construí-la. Por que pretendo viajar. Eu desejo que você se encarregue da construção. Eu tenho a planta, faça tudo conforme o desenho, porque fiz a planta da casa conforme o meu sonho.
Depois que o pai partiu, o filho começou a construção. Quando olhou a planta ele achou varias coisas fora do lugar. A sala de visitas dava frente ao curral do gado. Ele disse consigo mesmo; Aqui o pai errou porque na sala sempre haverá o cheiro da sujeira do gado. O dormitório ficava de frente para a rua, o filho trocou também o dormitório para outro lado. Enfim; ele fez varias modificações na estrutura da casa.
Quando o pai voltou, o filho foi ao encontro dele e disse: Pai, a casa ficou ótima, do jeitinho que você vai gostar. Quando o pai se aproximou da casa logo viu as mudanças que o filho fizera. O filho viu pela fisionomia do pai que ele não gostou da mudança na planta. Ele disse: Eu mudei um pouco porque achei que a sala não ficava bem, perto do curral do gado, também os dormitórios eu passei para traz, porque com a frente para a rua não ficava bem, porque há muito movimento a noite.
O Pai disse: Agora me provastes que você nunca me amou; você só obedecia porque eu estava junto de ti. Na minha ausência você fez a tua vontade e não a minha.
Muitos acham que a lei de Deus deve ter algumas mudanças para atualizá-la para os nossos dias, e se atrevem modificá-la. Nós não temos o direito de mudar o que Deus determinou. Certo ou errado; nós só devemos obedecer. Isto é fé.
Assim caminha a humanidade; todos seguem seus próprios caminhos. E fazem deste planeta um caos. O resumo é: Jesus salva somente aos que Nele crêem. E os que Nele crêem, também O amam. E os que O amam; também O obedecem.
Lembre-se: Jesus te ama. Participe com opiniões bíblicas pelo e-mail:
esperanca2@hotmail.com; ou ernestomenslin@yahoo.com.br;

Envie a mensagem do blog á seus amigos.
“limeiratem.com/vamoscomdeus”

Obrigado E.K.M.

Nenhum comentário: