terça-feira, 16 de dezembro de 2008

A IGREJA ADVENTISTA É UMA SEITA?

O assunto de religião ou seita é muito confuso porque em cada cabeça há uma definição sobre o complicado assunto.
Vejamos a opinião de alguns estudiosos.
Seita é um grupo de pessoas que se separa de outro maior, ou, de Igreja organizada por discordar de certas doutrinas, ou por discordâncias administrativas.
Este termo também é aplicado ao grupo que se organiza com doutrinas próprias. Sob a direção de um Líder, que impõe aos seus correligionários doutrinas ou pontos de vista religiosos contrarias a bíblia sagrada sem o direito de questionar.
Seita: Foi, é, e continua sendo um termo pejorativo muito usado pelas igrejas dominantes contra os grupos que se desincorporam de seu organismo, para criar outros grupos ou igrejas dissidentes.
As igrejas tradicionais, tais como:
Luterana: Martinho Lutero. 1524
Anglicana: Rei Henrique IV. 1534
Presbiteriana: John knox. 1560
Batista: John Smith. 1600
Metodista: John wesley. 1739
São algumas das igrejas hoje existentes que no passado se desligaram de um modo direto, ou indireto do seio da mãe. Que é a igreja Católica. Todas elas foram taxadas com o termo pejorativo de seitas heréticas. O pecado delas foi porque discordaram de doutrinas antibíblicas que eram praticadas pela igreja mãe.Hoje já existem as netas; Independentes. Conservadoras, Pentecostais, neo-pentecostais e outras. Também são taxadas de seitas e hereges.
Como vimos: O inicio de todas as igrejas foi por um líder, um único homem ou mulher que começou fazer oposição á sua congregação e convenceu parte da irmandade á participar de uma igreja renovada. Se todos os líderes que formaram outras igrejas, foram chamado para uma missão pelo Espírito Santo eu não sei, e não entro nos méritos dessa questão.
O que me preocupa é a injustiça que é praticada em nome de Deus, Quanto sangue inocente já foi derramado com torturas, fogueiras e calabouços, só porque não concordaram com certas doutrinas e tradições impostas por seus lideres religiosos. Mas as igrejas, filhas e netas que já sofreram muitas perseguições, se hoje tivessem a liberdade de agir, elas fariam o mesmo. Opor-se-iam aos que atravessam os seus caminhos.
Jesus deixou a sua igreja, mas não colocou nenhuma placa sobre os umbrais da porta de templo nenhum. A igreja de Deus é espiritual e em todas elas, encontramos quem deseja a salvação e que luta por ela. Muitos cristãos mudam de igreja por que na outra se sentem melhor, e, é um direito que eles tem. Jesus aconselhou: examinai as escrituras e cuidais terem nelas a vida eterna. Ele não deu o direito a nenhuma facção religiosa de agir arbitrariamente sobre seus adeptos. Todos são livres para escolher o caminho pelo qual eles querem servir á Deus, e cada um deverá escolher ao que lhe interessa.
Eu admiro a igreja evangélica chamada: “Exercito da Salvação”. Ela merece encher paginas e paginas de elogios pelo bem que realizam. Trabalham incansavelmente pelos menos favorecidos. Quantos indigentes eles já tiraram das valetas, devolvendo-os á sociedade. Viciados e prostitutas, são levantadas do lamaçal, amparam órfãos e viúvas. Enfim, é um trabalho maravilhoso que praticam em nome do amor á Deus e ao próximo.
Outra igreja que eu vejo cumprir com o seu dever de cristão é a igreja Adventista do sétimo dia. Ela é caluniada e criticada, somente por que ela obedece aos mandamentos de Deus e muitos não se conformam com isso.
Esta igreja, se preocupa com as crianças e jovens, para conduzi-los pelo caminho do bem. Através da rede de ensino que ela possui espalhado por mais de duzentos paises, com professores preparados para orientação pedagógica e cristã, fazem dos alunos mais do que vencedores na vida, e os conduzem para mais perto de Deus.
Há Lideres de outras denominações que denigrem a igreja, mas enviam seus filhos para estudarem e receberem uma educação cristã nas escolas Adventistas. Se as escolas são boas para educar, por que essa perseguição contra a igreja? A escola é apenas a extensão do que se ensina na igreja.
Já é conhecida a obra filantrópica que a organização realiza em favor dos necessitados. Quem não conhece o já tão conhecido programa. “Como deixar de fumar em cinco dias”? Milhares deixaram de fumar e, se livraram de cair nas malhas da droga. Por que o cigarro é a porta de entrada dos vícios. Primeiro vem um inocente cigarro, depois, a maconha, cocaína, crac, etc.
E os hospitais que eles possuem, estão espalhados em pontos estratégicos para alcançar o maior numero possível de pacientes que necessitam de ajuda medica.
As clinicas ambulatoriais com os famosos tratamentos naturais de saúde. O lema da igreja é: Mente sã num corpo são. Já foi comprovado pela estatística médica, que os Adventistas vivem em media, sete a oito anos mais do que os outros. Não porque sejam diferentes, é por que seguem um regime alimentar correto, orientado pela palavra de Deus. Esta é a ordem de Jesus, que diz: Ide por todo o mundo ensinando a guardar todas as coisas.
Raramente encontra-se um Adventista que usa drogas, e se isto acontece, é que o infeliz já era um drogado que foi buscado no submundo das drogas e não conseguiu superar a crise do vicio.
Quando acompanhamos um trabalho tão edificante assim, devemos reconhecer que é a mão de Deus que dirige esse trabalho. Jesus também se deleitava em ajudar o próximo, e ordenou que seus seguidores seguissem as suas pisadas.
Com todo esse trabalho cristão que realizam, ainda há muitos que, talvez por inveja, ou por desconhecer o verdadeiro poder que os inspira, ainda há os que procuram por todos os meios desqualificar esta obra tão importante por eles realizado.
A igreja é taxada de seita e, é caluniada, só por que ela não se identifica com as outras. Ela tem suas razões. Muitas igrejas das chamadas cristãs se afastaram do primeiro amor, deixaram a doutrina pura contida na Bíblia Sagrada para seguir tradições humanas. Jesus já os advertiu dizendo: Mateus 15: 6 Invalidastes a palavra de Deus para seguirdes a vossa tradição. O verso 8 diz: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.
Há tradições que são úteis e aconselháveis para por em pratica, mas quando elas entram em confronto com a Bíblia então devemos repudiá-las.
Os Adventistas são acusados por guardarem o sábado. Dizem que esse dia pertence aos judeus. E que o domingo deve ser guardado em homenagem á ressurreição de Cristo. Onde está escrito essa mudança? Isso é uma tradição humana e não um mandamento de Deus. Jesus guardou o sábado, e Ele disse que era o Senhor do sábado, e que criou esse dia para o homem. Marcos 2:27-28. Ele criou para o homem, não só para os judeus, mas para todos.
Maria, a mãe de Jesus guardou o sábado. Lucas 23:56. Se fosse da vontade de Jesus que o dia de Guarda fosse transferido de sábado para o domingo, ele mesmo o teria mudado. A mãe dele, assim como também todos seus discípulos continuaram reverenciando o sábado que é o verdadeiro dia do Senhor. Marcos 2: 27-28.
O próprio Jesus aconselhou os discípulos que deviam orar para que as suas fugas de Jerusalém não acontecessem no inverno nem no sábado. Isso aconteceu 39 anos após a ressurreição de Jesus. Eles ainda guardavam o sábado.
Todos sabem que o domingo é uma tradição, e sabemos também a quem pertence esse dia. Não queremos polemizar um tão surrado assunto..
Muitos apontam os Adventistas do sétimo dia como falsos marcadores de datas para a volta de Jesus. Isso é uma grande ofensa. A igreja Adventista do sétimo dia nunca marcou uma data. O precursor da mensagem da segunda vinda foi Guilherme Miller, que foi batista, e os batistas deviam se alegrar com um santo orgulho, de Deus ter escolhido um homem no meio deles para anunciar um acontecimento tão importante. Se não aconteceu a vinda tão anunciada, é por que Deus tinha um plano todo especial com essa frustração.
Experiência semelhante teve Jonas. Que foi chamado para anunciar a destruição da cidade de Ninive, e na data marcada nada aconteceu. Jonas ficou frustrado, e em certo sentido ficou revoltado. Deus apareceu á ele e disse que nesta cidade havia cento e vinte mil pecadores, que se arrependeram e mudaram o modo de vida deles. Deus preferiu não destruí-los.
O mesmo aconteceu com a pregação de Miller. A volta de Jesus não aconteceu, mas quantos poderão ter se arrependido e mudado de rumo em suas vidas. Parabéns ao Guilherme Miller.
Mas o acusar a igreja Adventista como autora dessa pregação é uma deslavada mentira. A igreja Adventista só foi organizada em 1863. Trinta anos após o inicio da pregação de Miller. E Miller nunca criou uma igreja, Continuou Batista até sua morte,
Se alguém quisesse apontar algumas igrejas como co-autoras do movimento poderiam ser mencionadas as: igreja Batista, Metodista, presbiteriana, Episcopal e muitas outras que abriram as suas portas para receber os pregadores dessa mensagem. Depois do desapontamento todas proibiram até de falar no assunto, e os que continuassem com esse pensamento eram excluídos de suas igrejas.
Outros acusadores vão mais longe com suas acusações. Dizem que Ellen White foi co-obreira de Miller para difundir a mensagem do Advento. Miller iniciou o seu trabalho em 1833, nesse tempo Ellen tinha apenas seis anos. Miller parou com a pregação em1844. Ela estava com 17 anos.
Muitos dos que aguardavam a volta de Jesus para 1844 continuaram firmes na esperança da Sua volta, mas sem marcar outras datas. Depois de serem expulsos de suas igrejas formaram vários grupos. Alguns destes, logo desapareceram. Outros voltaram humilhados á sua antiga igreja.
O grupo que se firmou foi os que mais tarde se organizou em igreja. Mas nunca se pensou em alguma outra data para a vinda.
A Igreja Adventista foi uma das poucas que não foi idealizada, ou organizada por um homem só. Se o termo; seita é aplicada a uma igreja que segue um homem ou mulher como líder, então ela esta fora dessa acusação.
O grupo que deu o toque inicial da igreja Adventista foi escolhido por Deus. Depois de muito jejum e oração foram abençoado e orientado pelo Espírito Santo. Prova disso está diante de todos, pelo trabalho que realizam em todo o mundo.
Se uma igreja que trabalha assim, recebe o nome de seita, então essa seita é abençoada por Deus.
Como seria bom se todas as igrejas aceitassem como regra de fé unicamente ao que está escrito. O mundo seria bem mais feliz.
Prezado internauta, se desejar dialogar sobre a mensagem que acabastes de ler, ou sobre outro qualquer assunto referente a palavra de Deus. Sirva-se do e-mail esperanca2@hotmail.com,

Obrigado
E.K.M.

Nenhum comentário: