terça-feira, 16 de dezembro de 2008

QUAL A DIFERENÇA DA DOLTRINA ADVENTISTA

Olá Internautas
Estamos de volta com outra mensagem muito importante.
Espero que aprecies. Com o tema de hoje iniciamos uma serie de estudos sobre a crença dos Adventistas. Leiam, analisem e tirem suas duvidas.

Todas as igrejas são boas, e todas elas têm alguns pontos positivos e outros negativos. A igreja de minha preferência, que eu acho a mais próxima da perfeição seria: A reverência da igreja católica (tradicional). Os cânticos com instrumentos de musica da Congregação cristã no Brasil. A perseverança no trabalho missionário das Testemunhas de Jeová. E as doutrinas bíblicas dos Adventistas do sétimo dia.
Talvez nem todos concordem comigo, mas darei as minhas razões.
Ponto um.
A reverência dos católicos, eu suponho que seja por que a missa é freqüentada por adultos. Normalmente a presença das crianças pequenas quebra o silencio do culto. Não é por isso que elas devam ser impedidas de participar, Jesus disse: Deixai vir a mim os pequeninos porque deles é o reino dos céus.
Acontece que muitos pais se distraem mais do que os filhos. e se esquecem que estão diante de Deus, e que devem ensinar aquela reverência aos filhos na igreja.
A igreja é o local onde todos devem entrar para meditação, e meditação se faz silenciosamente. Paulo diz aos Corintios: Faça-se tudo com decência e com ordem. Todos devem se preparar antes de entrar na nave da igreja. Se alguém estiver com sede ou outra necessidade, resolva tudo antes. Depois de se assentar, ele se acha diante de Deus. Deve fazer o possível de permanecer silencioso até o fim do culto. Quando é anunciado um cântico de louvor todos devem participar com o coração e não somente com os lábios. Assim é também com a oração. Diante de Deus todo joelho se dobre, por que Ele é Santo.
A confraternização e os abraços entre irmãos dentro da nave não é aconselhável, e muito menos durante o culto, por que quebra a reverência. A igreja não é um salão de eventos. Deus não divide a sua casa com programações sociais. A minha nota vai para a igreja católica tradicional.
Ponto dois
O cântico e louvores com instrumentos musicais na Congregação cristã no Brasil. Por quê? No salmo 149 nos aconselha louvar a Deus Dizendo: Aleluia! Cantai ao Senhor um novo cântico e o seu louvor, na assembléia dos santos.
Regozije-se Israel no seu Criador. Exultem no seu rei os filhos de Sião. Louvem-lhe o nome com flauta; cantem-lhe salmos com adufe e harpa. Porque o Senhor se agrada do seu povo e de salvação adorna os humildes. Exultem de glória os santos, no seu leito cantem de jubilo. Nos seus lábios estejam os altos louvores de Deus.
Deus criou os homens para viverem alegres e felizes. E a melhor maneira de expressar essa alegria e gratidão á Deus, é através da voz. Pelo cântico demonstramos o que sentimos e o que somos. O louvor há em todas as igrejas, mas muitas deixaram para traz aquele louvor do coração. Aderiram a modernidade e introduziram sons que não condiz com a ética cristã. A musica e cânticos com seus gestos e gingas tão em moda nas igrejas parecem mais com programas de TVs do que um encontro com Deus.
A Congregação Cristã louva a Deus com a voz e com vários tipos de instrumentos musicais, e os hinos são inspiradores, até aqui ( quanto eu saiba) não se contaminaram com essa musica agressiva tão em uso nas igrejas de hoje. Minha nota é para a congregação Cristã.
Ponto três
A perseverança no trabalho missionário das Testemunhas de Jeová é louvável. Em Mateus 28:19-20. Jesus disse: Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado etc.
Eu apresento apenas a perseverança que eles possuem, não entro nos méritos da questão doutrinária.
Eles saem para o trabalho de dois em dois, segundo a ordem de Jesus. O que talvez estejam precisando é uma boa dose de psicologia. Eles quase sempre fazem suas visitas nas manhãs de domingo, quando a dona de casa começa se ocupar com o almoço, e não percebem que são recebidos apenas por cortesia. Eles deviam oferecer o seu trabalho sem rodeios e quando desperta o interesse de alguém (sem forçá-los) deveriam marcar um horário mais adequado para o estudo com o interessado.
Hoje há métodos bem mais modernos para evangelizar as massas, mas o método de dois em dois que Jesus ordenou é uma grande benção para a igreja porque ela se mantém unida. Quando toda a igreja se empenha no trabalho missionário não resta tempo para o disque - disque entre irmãos.
No livro de Atos 16:12-15. Há um belo modelo do trabalho missionário do Apostolo Paulo, que viajou com seus companheiros e chegaram a cidade grega de Filipos. Ali não havia nenhum cristão.
Eles certamente se alojaram em uma pensão cujo proprietário, e seus hospedes eram gregos. Paulo procurou por todos os meios evitar o preconceito contra a nova doutrina que ele pregava.
Deixemos que a bíblia fale por si: O verso 13 diz: No sábado, saímos da cidade junto do rio, onde nos pareceu haver um lugar para a oração: e, assentando-nos falamos ás mulheres que ali se haviam ajuntado. Certa mulher chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender as cousas que Paulo dizia.
Paulo pregou o evangelho nesta cidade grega, mas quando chegou o sábado, ele, como de costume, (por que guardava o sábado) não queria criar problemas na pensão, ali, todos eram gregos e não guardavam o sábado. Ele procurou um lugar apropriado para realizar seu culto sabático. Ali por perto havia um rio, e acharam que a beira deste, seria um ótimo lugar para a adoração.
Certamente em seus cultos havia cânticos. Quando as mulheres ( não cristãs) que estavam por perto, talvez se banhando ou lavando roupas no rio abaixo ou acima, ouviram o cântico, foram espiar o movimento dos apóstolos. Paulo explicou a razão de estarem ali, e pregou á elas a palavra de Deus.
Paulo usou de tato, não provocou preconceito. Mas não deixou de cultuar ao seu Deus, para isso procurou um lugar apropriado. Os outros foram até ele. A minha nota é ao sistema de trabalho missionário de dois em dois.
O ponto quatro.
Os ensinamentos das doutrinas bíblicas dos Adventistas do sétimo dia.
A Igreja Adventista se destaca entre as outras por sua doutrina estritamente ao que está escrito na bíblia. Não que as outras estejam fora dela. Todas crêem na palavra de Deus, mas valorizam demais a tradição, que na maioria das vezes entra em conflito com o que está escrito.
Desde o primeiro século até ao quarto, a antiga igreja chamada cristã, passara por muitas perseguições, e, para sobreviver, abandonou grande parte das verdades bíblicas e aceitou tradições dos gentios (pagãos) romanos.
A igreja católica é uma igreja milenar. Ela herdou as tradições da antiga igreja cristã, e muitos ensinamentos adotados por ela não batem com a Bíblia Sagrada. Por isso em todos os tempos se levantam homens dentro da própria igreja que formam partidos, porque não concordam com as doutrinas que ela defende. Os dissidentes saem dela, e arrasta consigo muitos adeptos. Algumas se formaram no oriente. E outras, as igrejas evangélicas, mais conhecidas por protestantes, se fortaleceram no ocidente. (Europa e América). Todas são filhas da igreja católica.
Saem dela com um só objetivo: Pregar a bíblia, e a bíblia só. Infelizmente isso nunca aconteceu. Devido a cultura dos povos que nasceram e se criaram com as tradições existentes, não aceitam uma mudança radical no seu modo de vida. E, as igrejas vão se dividindo e multiplicando entre si, sempre com o mesmo argumento.
Mais outra agravante. Hoje vivemos na era das luzes. O mundo está se aproximando dos sete bilhões de habitantes, somente um terço se consideram cristãos. Destes, a grande maioria se acostumou com as praticas do mundo, e levaram o mundanismo para dentro de suas igrejas, e seus lideres; mesmo que não sejam coniventes, também não tem forças para coibir o pecado. Eles preferem achar um jeitinho dentro da tradição para justificar os transgressores. Por isso Jesus diz em Mateus 15:3: Por que vós transgredis o mandamento de Deus por causa da vossa tradição?
Continuando no verso 7-9 diz: Bem profetizou Isaias a vosso respeito, dizendo: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceito de homens.
Essas advertências são de Jesus. Em outras palavras; Ele diz: Os que aceitam os preceitos dos homens não são aceitos por Ele. Não é arriscado contrariar frontalmente a palavra de Deus? Por isso os Adventistas preferem seguir estritamente as ordens de Jesus.
A verdade está na bíblia, e contra ela não há argumento. Seria muito melhor se todos aceitassem a verdade como ela é, então haveria, não só a tão esperada paz entre as religiões, como também fluiriam as benção de Deus sobre os homens.
Alguém poderá perguntar. No que as igrejas estão em falta com a verdade? Para não deixar nenhuma duvida vamos analisar pelo menos alguns pontos.
No novo testamento há mais de 240 passagens referentes a segunda vinda de Jesus. Todas as igrejas cristãs enaltecem a bíblia, mas poucas pregam sobre a tão falada vinda de Jesus. E se pregam, não a ensinam tal e qual se acha escrito.
Alguns dizem que Cristo já iniciou o seu reino em 1914.
Neste ano começou a primeira guerra mundial, e desde então o mundo não vive mais em paz. É este o reino que Jesus prometeu ao seu povo? Certamente que não. Este é um falso cristo.
Outras igrejas ensinam que o fim do mundo acontecerá com um arrebatamento invisível e secreto dos santos. E os que não forem arrebatados continuarão vivendo aqui ainda por mil anos, durante esse tempo deverão enfrentar a besta, e todo aquele que sair vitorioso sobre ela, terá ainda uma segunda oportunidade. Estes se salvarão por seu próprio sangue.
Essa doutrina é diabólica, por que ela promete uma segunda oportunidade a todos que rejeitaram a graça de Cristo. Na bíblia não existe essa doutrina. Isso é uma afronta ao próprio sangue de Jesus.
Em Atos 4:12 diz: E não há salvação em nenhum outro, porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome dado entre os homens pelo qual sejamos salvos. Somos salvos unicamente pelo sangue de Jesus. Em Hebreus 9: 27 diz: E, assim como aos homens esta ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disso o juízo. Ninguém terá uma segunda oportunidade.
Também não haverá duas etapas de salvação. Haverá um arrebatamento sim, mas este não é secreto nem invisível. Este acontecerá quando Jesus voltar. E todos juntos, os santos vivos e os (santos) mortos ressuscitados, irão ao encontro com Jesus para fora deste planeta.
Outro ponto muito importante; Quando Jesus aparecer, todos os ímpios morrerão pelo resplendor da Glória de Jesus. Jeremias lançou um lamento em uma profecia dizendo: Jeremias 4: 23 diz: Olhei para a terra, e ei-la sem forma e vazia; para os céus, e não tinham luz. Olhei para os montes, e eis que tremiam, e todos os outeiros estremeciam. Olhei, e eis que não havia homem nenhum, e todas as aves dos céus haviam fugido. Olhei ainda, e a terra fértil era um deserto, e todas as cidades estavam derribadas diante do Senhor, diante do furor da sua ira. Por que, assim diz o Senhor: Toda a terra será assolada, porém, não a consumirei de todo. Por isso a terra pranteia, e os céus acima se enegrecerão, porque falei, resolvi e não me arrependo, nem me retrato.
Essa profecia se refere ao estado do planeta terra após a partida de Jesus com a sua igreja para o céu.
Quando Jesus vem ele se manifesta com poder e glória.
Em Lucas 21:27 diz: E então verão vir o filho do homem, com poder e grande glória. E em Apocalipse 1: 7 diz: Eis que vem com as nuvens e todo o olho O verá, até os que o transpassaram. E, todas as tribos da terra se lamentarão sobre Ele.
Vamos ainda ampliar esse pensamento com as palavras de Paulo Em: I Tess. 4:13 em diante. Diz: Não queremos, pois, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem (mortos) para não vos entristecerdes como os demais que não tem esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim, também Deus, mediante Jesus, trará, em Sua companhia, os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, pela palavra do Senhor, isto, nós, os vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto, o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatado juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.
Jesus não vem para estabelecer seu reino aqui na terra.
João 14:1-3 o próprio Jesus disse: Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas, se não fosse assim, eu vo-los teria dito. Pois, vou preparar-vos um lugar. E quando eu for, e vos preparar um lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo para que, onde eu estou estejais vós também.
Esta doutrina se encontra na bíblia, e é assim que os Adventistas crêem, e a ensinam, porque é bíblico.
Devido a extensão do assunto continuaremos no próximo tema. Não deixem de nos acompanhar na dissertação das verdades bíblicas.
Se desejarem se comunicar com perguntas ou com objeções, estamos a disposição com o e-mail >esperanca2@hotmail.com< ou ernestomenslin@hotmail.com.

Obrigado
E.K.M.

Nenhum comentário: